Com foco em aprimorar a gestão dos espaços públicos culturais do estado, Secult Ceará realizou o X Fórum Cultura em Rede
16 de abril de 2025 - 17:00
Iniciativa reuniu gestores da pasta, Organizações Sociais parceiras e profissionais que administram os equipamentos públicos estaduais de cultura
Atuação em rede marca o trabalho dos equipamentos culturais do Ceará Foto :Lucas Calisto
Planejar e alinhar ações conjuntas que fortalecem a cultura dos cearenses. Com este objetivo, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), realizou, nesta terça-feira (15), o X Fórum Cultura em Rede. A iniciativa reuniu gestores da Secult, dos espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) e das Organizações Sociais Instituto Dragão do Mar (IDM) e Instituto Mirante de Cultura e Arte.
O Fórum Cultura em Rede é a instância consultiva do Programa Cultura em Rede, instituído pela Lei Orgânica da Cultura do Ceará (Lei 18.012/2022), que tem por objetivo a análise, elaboração, execução e o acompanhamento das políticas culturais destinadas à gestão da Rece.
O Museu da Imagem e do Som (MIS CE) sediou o Fórum. Na oportunidade, a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, apresentou o planejamento da Rece para 2025 e os resultados obtidos pela rede de espaços públicos em 2024. O momento também foi marcado pelo diálogo acerca das diretrizes institucionais da Secult como ações de regionalização, comunicação, cessão de pauta, eventos estruturantes e contratos de gestão.
Ainda pela manhã, o secretário Executivo da Cultura do Ceará, Rafael Felismino e o coordenador da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Copec), Caio Feitosa, apresentaram os Grupos de Trabalho da Rece que atuam em ações como acervo, acessibilidade, políticas afirmativas, comunicação, inovação e formação.
“A ideia é nos encontrarmos, fortalecermos conexões, nos conhecemos e conversarmos. Materializar o trabalho em rede também exige fundamentalmente a capacidade de criar relações e afetos entre as pessoas que trabalham nestes espaços”, destacou a secretaria Luisa Cela.
Cultura no Ceará é ação em rede
Em seguida, o X Fórum Cultura em Rede foi marcado pelas apresentações institucionais dos espaços públicos mantidos pelo Governo do Ceará. Cada gestor e gestora compartilhou dados, ações realizadas, serviços prestados à população, dentre outras informações acerca do funcionamento destes equipamentos.
O Fórum permite o intercâmbio de demandas, desafios, agendas, estruturas físicas e potenciais atividades coletivas entre os espaços públicos de cultura mantidos pelo estado. O evento também contou com apresentação da Coordenadoria de Políticas para as Artes (Coarte), da Secult Ceará.
A importância do Fórum
O Fórum Cultura em Rede é a instância consultiva do Programa Cultura em Rede, instituído pela Lei Orgânica da Cultura do Ceará (Lei 18.012/2022), que tem por objetivo a análise, elaboração, execução e o acompanhamento das políticas culturais destinadas à gestão da Rece.
O Programa promove articulação e integração entre os objetivos do Sistema Estadual de Cultura (Siec), do Plano Estadual de Cultura (PEC), dos Sistemas Setoriais e dos equipamentos e espaços culturais que compõem a Rece, bem como os demais equipamentos, espaços, agentes, linguagens e ações culturais existentes e atuantes no território estadual