No feriado da Semana Santa, Pinacoteca do Ceará oferece exposições, oficinas e atividades para crianças
14 de abril de 2025 - 15:00 #Pinacoteca do Ceará #Rece #Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará
A programação conta, ainda, com Yoga ao pôr do sol na quarta-feira (16). Toda a programação é gratuita
Visita Temática – Delírio tropical (Foto: Marília Camelo)
No feriado da Semana Santa, a Pinacoteca do Ceará estará aberta ao público com uma programação que inclui, além de duas exposições, oficinas e atividades voltadas para crianças. Com acesso gratuito, o museu integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará.
A programação inicia já na quarta-feira (16), com o “Yoga ao pôr do sol”, das 17h30 às 18h30. A prática hatha yoga é conduzida por Keyvianne Costa no pátio da Pinacoteca e oferece 20 vagas. O museu disponibiliza os materiais, no entanto, se o participante preferir trazer seus próprios itens de casa, haverá espaços reservados para acomodá-los com conforto.
Na quinta-feira (17), das 16h às 17h, a visita temática “O que a imagem dá a dançar?” convida o público a explorar as exposições “Delírio tropical” e “Antônio Bandeira: Amar se aprende amando” e transformar suas percepções das imagens em movimento. A atividade dispõe de 20 vagas, com inscrições realizadas a partir de uma hora de antecedência na recepção do museu.
No sábado (19), das 16h às 18h, o Ateliê de Gravura em EVA oferece uma oportunidade para explorar a criatividade por meio de técnicas e materiais acessíveis. O ateliê permite a criação de gravuras inspiradas nas obras de Ana Matheus Abbadena em cartaz na exposição “Delírio tropical”. As inscrições para as 20 vagas disponíveis são realizadas na recepção, com uma hora de antecedência.
O Ateliê Criança Cria deste domingo (20) propõe a atividade “Memórias que ficam” para crianças, a partir de 4 anos, refletirem sobre como guardamos nossos momentos preferidos. Inspiradas na exposição “Que País é Este?”, a criançada será estimulada a criar e refletir sobre as mais diversas maneiras de mantermos nossas memórias guardadas, explorando o desenho como forma de manter vivas as lembranças. A atividade acontece no período da manhã e da tarde, oferecendo 15 vagas para crianças acompanhadas de pelo menos um responsável.
Além das atividades da programação, o público pode visitar livremente as exposições em cartaz “Amar se aprende amando”, de Antonio Bandeira, e a coletiva “Delírio Tropical”, além da Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com obras de Chico da Silva.
SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ
Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 213 mil visitantes.
SERVIÇO
O que: Programação da Pinacoteca do Ceará 16 a 20 de abril
16/04/2025 | quarta-feira | 17h30 às 18h30
Yoga ao Pôr do Sol
Com Keyvianne Costa
Local: Pátio da Pinacoteca
Classificação Indicativa: Livre
20 vagas. Inscrições na recepção com 1h de antecedência.
17/04/2025 | quinta-feira | 16h às 17h
O que a imagem dá a dançar?
Com Janaína Bento
Local: Exposições “Delírio tropical” e “Amar se aprende amando”
Classificação Indicativa: Livre
20 vagas. Inscrições na recepção com 1h de antecedência.
19/04/2025 | sábado | 16h às 18h
Ateliê de Gravura em EVA
Com Beatriz Gurgel e Ligia Bessa
Local: Ateliê 1
Para pessoas a partir de 14 anos
20 vagas. Inscrições na recepção com 1h de antecedência.
Acessível em Libras
20/04/2025 | domingo | manhã 10h às 11h | tarde 15h às 16h
Ateliê Criança Cria: Memórias que ficam
Com Ligia Bessa
Local: Ateliê 1
Para crianças a partir de 4 anos
15 vagas para crianças acompanhadas
> Todas as atividades são gratuitas.
> As obras em exposição têm diferentes classificações indicativas. Atente para a sinalização daquelas não recomendadas para crianças ou adolescentes.
> A programação infantil requer sempre o acompanhamento de um adulto responsável por cada criança.
> A Pinacoteca do Ceará dispõe dos seguintes recursos de acessibilidade: audiodescrição, abafadores de ruídos, videoguias em Libras, cadeira de rodas, intérpretes de Libras e peças táteis.
Em cartaz:
“Delírio Tropical” – até 29 de junho de 2025
“Antônio Bandeira: Amar se Aprende Amando”
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
Visitas de quarta a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 12h às 20h. Aos domingos, das 10h às 17h.