Obra referência no Brasil sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal é relançada na XV Bienal Internacional do Livro
13 de abril de 2025 - 16:01
Trabalho assinado pelo economista e secretário do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará, Alexandre Cialdini, traça um panorama das normas fiscais e celebra os 25 anos de atividade desta legislação
Foto: Lucas Calisto
Com uma rica e diversa programação cultural até 13 de abril, a XV Bienal Internacional do Livro do Ceará se consolida como um dos mais importantes territórios do mercado editorial no Brasil. Nesta sexta-feira (11), o evento sediou o relançamento de importante obra acerca do surgimento e consolidação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
De autoria do economista e secretário do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag), Alexandre Cialdini, o livro “A Trajetória da Lei de Responsabilidade Fiscal: Da Gestação à Pandemia – Os Efeitos nos Estados Brasileiros” apresenta um panorama das normas fiscais no Brasil e no mundo.
Fruto do trabalho de doutorado do autor, a obra contempla a construção das leis fiscais e o impacto desta legislação na gestão pública. O relançamento editorial celebra os 25 anos de criação da LRF no Brasil.
Foto: Nilo Rocha
A Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) participou da noite de relançamento da obra que é referência ao tema. Na oportunidade, a pasta foi representada pela secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, e pelo secretário Executivo da Cultura do Ceará, Rafael Felismino.
A atividade foi mediada pelo auditor da Receita Federal e diretor do Instituto Justiça Fiscal, Marcelo Lettieri. A conversa com o autor também enumerou os atuais desafios da LRF e o futuro das finanças públicas no País.
“O trabalho traça uma trajetória e peço a todos e todas que tiverem a oportunidade de ler, vejam a importância da construção de uma regra fiscal e sua complexidade”, compartilhou o autor Alexandre Cialdini.
XV Bienal Internacional do Livro do Ceará
A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.
Serviço:
Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares
Gratuito e aberto ao público