Museu do Ceará e Arquivo Público levam importantes publicações acadêmicas para a XV Bienal Internacional do Livro

12 de abril de 2025 - 16:27

Estande organizado coletivamente pelos espaços públicos culturais do Governo do Ceará disponibiliza obras que marcam as pesquisas acadêmicas ligadas às instituições

A diversidade cultural e literária promovida pela XV Bienal Internacional do Livro do Ceará permite o encontro do público com inúmeras obras do mercado editorial. O contato direto com autores, autoras, editoras e atrações convidadas é um diferencial do evento realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

Dois importantes espaços da cultura cearense participam da Bienal. O Museu do Ceará e o Arquivo Público do Ceará (APEC) contam com um estande conjunto para receber o público. O acervo disponibilizado inclui obras que marcam as pesquisas acadêmicas ligadas às instituições.

O Museu e o Arquivo Público integram a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece). Para esta Bienal do Livro, as inscrições organizaram uma série de títulos raros ligados à pesquisa científica e até produções voltadas para o público infantil.

“É muito importante que o Arquivo Público do Estado do Ceará participe de um evento do porte da Bienal do Livro do Ceará que recebe um grande público e pode conhecer um pouco do APEC e dos livros resultantes de pesquisas realizadas a partir do nosso acervo”, observa a diretora do Arquivo Público do Estado do Ceará, Janaína Ilara.

Para a diretora do Museu do Ceará, Raquel Caminha, o trabalho na Bienal é fundamental para destacar a pesquisa histórica desenvolvida no âmbito desse equipamento museal. “Nosso Museu é o mais antigo do Ceará. Essa instituição não é apenas uma área para exposição do patrimônio cultural cearense, mas também é um lugar de muita produção acadêmica, detalha.

O estande coletivo apresenta e comercializa trabalhos acadêmicos e até edições fac símiles de documentos históricos que compõem o acervo do Museu do Ceará. “É uma oportunidade para democratizar o acesso a esse equipamento cultural e ampliar muito mais a potencialidade desse espaço público cearense que completa 93 anos de história e que, muito em breve, retornará a sua sede oficial, que é o Palácio Senador Alencar”, concluiu Raquel Caminha.

XV Bienal Internacional do Livro do Ceará

A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.

Serviço:
Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares
Gratuito e aberto ao público