Ancestralidade na literatura de ficção é tema de debate na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará

11 de abril de 2025 - 09:49 # # #

Bate papo realizado na quinta-feira (10) reuniu Txai Surui, Barbara Kariri e Kinaya Blac

(Foto: Chico Gadelha)

A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará abre espaço para o debate sobre as novas tendências do fazer literário. Até 13 de abril, o evento realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), reúne uma série de mesas redondas, palestras e rodas de conversa com convidados de várias regiões do Ceará e do Brasil.

Nesta quinta-feira (10), às 19h, a atividade “Literatura e Juventudes” adentrou as conexões entre passado e presente no mercado editorial. A partir do bate papo “Pensar nós juntos: ancestralidade e futuro na literatura de ficção”, o público conferiu as atuais reflexões de quem produz no campo cultural.

A ação contou com a participação de Txai Surui, Barbara Kariri (Crato/CE) e Kinaya Black. O trabalho de mediação foi conduzido por Eduarda Porfírio. Cada participante contribuiu com percepções sobre inúmeros desdobramentos sociais, culturais e históricos que a literatura é capaz de carregar. 

“Não faz sentido só exportarmos conceitos, teorias e inspirações se podemos trabalhar aqui também. Na minha literatura trago a forma como falamos, pois não quero perder nossa oralidade”, destacou a convidada Kinaya Black.

Barbara Kariri pontuou a urgência de “desficcionalizar” histórias que reproduzem violências e preconceitos por meio de obras literárias. “Para falar de ficção, falamos de muitas histórias que foram abafadas”, refletiu.

Txai Suru ponderou sobre a necessidade de recontar palavras e histórias. “É importante escrever essas histórias hoje não tanto para nós, mas para os outros mesmo”, compartilhou.

XV Bienal Internacional do Livro do Ceará

A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.

Serviço:

Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares
Gratuito e aberto ao público