Últimos dias para visitar a exposição “Que país é este?”, de Jorge Bodanzky, na Pinacoteca do Ceará

10 de abril de 2025 - 12:31 # # #

Em cartaz até este domingo (13), a mostra reúne obras produzidas pelo cineasta e fotógrafo no período da ditadura militar no Brasil 
Jorge Bodanzky filmando o Mito do Divino com Hermano Penna, São Luiz do Paraitinga, SP. 1968. Acervo Instituto Moreira Salles

A Pinacoteca do Ceará entra na última semana de visitação da exposição “Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985”. O público tem até o próximo domingo, 13 de abril, para conferir a mostra dedicada às obras do fotógrafo, repórter e cineasta Jorge Bodanzky, produzidas durante a ditadura militar no Brasil.

Reunindo trechos de filmes, fotografias, reportagens audiovisuais feitas para a TV alemã e os experimentais filmes em super-8 do cineasta, que funcionavam como um diário visual de suas viagens e observações, a mostra foi organizada e exposta originalmente no Instituto Moreira Salles (IMS) em São Paulo. Por meio de uma parceria no âmbito do FotoFestival Solar, em dezembro de 2024 a exposição chegou a Pinacoteca, integrante da Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT-CE) e gerida em parceria com o Instituto Mirante.

Com curadoria de Thyago Nogueira (Coordenador de Arte Contemporânea do IMS), assistência de Horrana de Kássia Santoz e pesquisa de Ângelo Manjabosco e Mariana Baumgaertner, “Que País É Este?” traz mais de uma centena de obras distribuídas em eixos temáticos, compondo um retrato do Brasil sob a ditadura, revelando tanto a violência e as contradições do regime quanto a força da cultura popular e das resistências.

Entre os destaques estão cenas de longa-metragens como ”Iracema: uma transa amazônica” (1974), obra que desafiou e sofreu com a censura da época ao retratar a exploração na Amazônia, “Gitirana” (1975), filme que teve parte de suas filmagens realizadas no Ceará, oferecendo um registro histórico e sensível do estado naquele contexto. Essas e outras produções, que retratam a complexa realidade brasileira na época, foram recuperadas para a exposição pelo IMS com apoio da Cinemateca Brasileira.

SOBRE JORGE BODANZKY

Jorge Bodanzky (São Paulo, 1942), fotógrafo, repórter e cineasta, investigou a cultura popular e os conflitos sociais do país, viajando extensivamente pelo Norte e Nordeste, incluindo o Ceará. Sua obra documentou a violência no campo e a devastação ambiental promovidas pelas políticas desenvolvimentistas da ditadura, buscando dar visibilidade à realidade que o discurso oficial tentava esconder e questionando a própria ideia de progresso propagandeada pelo regime.

SOBRE A PINACOTECA DO CEARÁ 

Inaugurada em dezembro de 2022, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 213 mil visitantes.

SERVIÇO 

O que: “Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985”

Em cartaz até domingo, 13 de abril

Visitas de quarta a sexta, das 10h às 18h, e sábados, das 12h às 20h. Aos domingos, das 10h às 17h

Onde: Pinacoteca do Ceará (Rua 24 de maio, s/n, Centro – Fortaleza)

Classificação Indicativa: Livre