Obra do cearense Davi Moura é destaque entre os lançamentos literários da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará

9 de abril de 2025 - 08:25 # # # #

Autor de 11 anos lançou o livro “Conexões” e aborda temas como meio ambiente e educação. No Espaço Natércia Campos, a Bienal lançou os títulos “A Literatura Brasileira (de autoria feminina) através dos tempos”, “Estrangeira na casa que habito” e “Eu conto e canto com Santa Teresinha”

Praça Cordel recebeu lançamento da obra “Conexões”, de Davi Moura Foto: Te Pinheiro

Os lançamentos literários da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará incluem diversos gêneros textuais que promovem a diversidade e o acesso à literatura. O universo das letras abraça o público que visita a vasta programação gratuita que acontece de 4 a 13 de abril, no Centro de Eventos do Ceará. 

O encontro e a troca entre leitores e escritores acontece em diferentes locais espalhados pelo evento como a Praça Emília Freitas e Espaço Natércia Campos. Nesta terça-feira (8), a Praça do Cordel sediou o lançamento da obra “Conexões” (editora IMEPH), de autoria do cearense Davi Moura.  

Dedicada a celebrar a literatura de cordel, que une a tradição oral e o formato impresso numa das maiores representações da cultura nordestina, a Praça do Cordel foi tomada por um emocionante momento. Aos 11 anos, Davi Moura celebra a entrega da obra que reúne 10 cordéis sobre temas como meio ambiente, educação e nomes importantes de nossa história. 

Além da rica participação da mãe do autor, Meire Moura, a atividade contou com a especial mediação da Presidente do Comitê Chico Mendes, Angela Mendes. Filha mais velha do importante líder seringueiro Chico Mendes (1944-1988), a convidada se destaca na luta pela preservação da Amazônia e pelos direitos das comunidades tradicionais.

Após a cerimônia de lançamento, Davi Moura participou de sessão de autógrafos no estande da editora. Entre uma dedicatória e pedido de fotos, o talento cearense destacou a participação da amiga Clarisse Paixão, também criança, na concepção das ilustrações do livro. 

Davi Moura fala sobre Conexões

Com poesia e textos únicos, “Conexões” passeia por temas e vultos brasileiros como “Fauna e Flora”, “ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável)”, Rachel de Queiroz (1910-2003), Patativa do Assaré (1909-2002), Paulo Freire (1921-1997) e o já citado ativista Chico Mendes. 

Do Norte ao Nordeste brasileiro, a escrita do jovem cearense conecta natureza, educação, generosidade e a construção de um futuro mais sustentável e justo para as novas gerações. Davi Moura explica que foram dois anos de trabalho até o especial lançamento na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará.

Meire Moura, Davi Moura e Angela Mendes  Foto: Te Pinheiro

“‘É uma obra que demorou, mas que fala de toda uma conexão. Tudo se conecta com Chico Mendes, por exemplo. Ele aprendeu a ler aos 19 anos e Paulo Freire fala da importância da educação de crianças, jovens e adultos. Sem fauna, não existe flora. Os animais, as plantas, Chico Mendes defende tudo isso. Ele fala sobre sustentabilidade, que é base de tudo”, contextualiza o escritor. 

“O Davi Moura é uma grande felicidade e uma novidade de ver como a história e legado do meu pai ainda reverberam de forma tão significativa e tão linda. Essa é uma história que encanta e inspira”, destaca Angela Mendes. 

Mãe do autor, Meire Moura, detalha que o filho construiu todo o processo da obra para lançar na Bienal Internacional do Livro do Ceará. É um dia de conquista e celebração. “Ele caminhou durante dois anos, pesquisando. Ele queria os alunos da rede pública no lançamento e foi nas escolas. Fez o convite. Ele preparou a vida de Angela Mendes. Preparou o passo a passo. É a realização de um sonho”, situa a responsável pelo jovem talento.  

Lançamentos no Espaço Natércia Campos

A terça-feira marcou a chegada de outros três títulos que marcam as letras do Ceará. O Espaço Natércia Campos permite durante a Bienal um território de trocas e aprofundamento dos processos de escrita. No palco, cada autor e autora descreve etapas de trabalho e as conquistas que afirmaram a construção de cada obra. 

Um momento singular entre leitores e escritores. Às 15h, aconteceu o lançamento do livro: “A Literatura Brasileira (de autoria feminina) através dos tempos”, de Francisco Vicente de Paula Jr. 

Às 17h, a autora Íris Cavalcante compartilhou o trabalho em torno de sua nova obra, “Estrangeira na casa que habito”. Fechando a lista de lançamentos da terça-feira no Espaço Natércia Campos, o público conferiu o título “Eu conto e canto com Santa Teresinha”, com participação de Luciano Dídimo.

XV Bienal Internacional do Livro do Ceará

A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.

Serviço:

Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares
Gratuito e aberto ao público