Praça Emília Freitas: encontros, lançamentos e diversidade literária
5 de abril de 2025 - 20:05 #Eventos Estruturantes #XV Bienal Internacional do Livro do Ceará
Foto: Te Pinheiro
Um dos espaços mais movimentados da XV Bienal do Livro do Ceará até o momento é a praça Emília Freitas, onde ao longo dos dias do evento, de 9h às 20h30, vários escritores lançam suas novas obras. O espaço tem recebido diariamente cerca de 1.200 visitantes da Bienal e reforça a valorização da produção literária.
Em um ambiente convidativo e confortável, a praça reúne pessoas de todas as idades. Os lançamentos ocorrem de hora em hora, seguindo um formato dinâmico: o autor tem 10 minutos para apresentar sua obra, seguido de 20 minutos destinado à venda e sessão de autógrafo. De acordo com as coordenadoras do espaço, Micheline Magalhães e Luciana Tavares, pelo menos 120 pessoas se reúnem a cada lançamento. Ao todo serão 260 obras apresentadas ao público no período da Bienal.
Os lançamentos incluem diversos gêneros textuais, que promovem a diversidade e o acesso à literatura. Consolidada como um dos principais destaques da XV Bienal do Livro do Ceará, a Praça Emília Freitas representa o encontro e a troca entre leitores e escritores.
Isabel Bezerra de Oliveira, bibliotecária, que, a convite de sua sobrinha de 5 anos, participou do momento para apresentar o universo do livro a ela, disse que a pequena ficou encantada com a iluminação e as almofadas aconchegantes do espaço – e logo chamou ela para se deitar para acompanharem juntas os autores falando de seus livros. Este exemplo reforça o ambiente intergeracional que a Praça Emília Freitas oferece aos visitantes.
A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.
Serviço:
Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares
Gratuito e aberto ao público