MinC discute política do livro e anuncia selo para bibliotecas na Bienal Internacional do Livro
5 de abril de 2025 - 19:00 #Eventos Estruturantes #XV Bienal Internacional do Livro do Ceará
Foto: Beto Skeff
Abrindo o ciclo de debates da XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, estiveram reunidos, na manhã deste sábado (5), representantes do Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura do Ceará e do setor do livro e da leitura. Em pauta, estava a atualização do Plano Nacional de Livro e da Leitura (PNLL) para os próximos dez anos.
A iniciativa é uma das primeiras de um ciclo de conversas sobre o novo PNLL, que já passou por cidades como São Paulo, Porto Alegre e Recife. A mesa redonda “O Plano Nacional de Livro e Leitura – PNLL 2025-2035” compõe a Programação MinC, que acontece neste sábado (5) e domingo (6), de 9h às 12h, na Sala Beatriz Nascimento, no 2º Mezanino – Oeste (Sala 02).
Participaram da mesa os representantes do Ministério da Cultura, Fabiano dos Santos, secretário de Formação, Livro e Leitura, e Jéferson Assumção, diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, além da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela. A mediação ficou a cargo da jornalista Ivna Girão, coordenadora de Comunicação e Cultura do MinC.
Debate
A ideia da mesa, segundo Fabiano Piúba, é fomentar o debate e ouvir a comunidade sobre novas demandas, desafios e caminhos para o fortalecimento e a democratização do livro e da leitura. Para o secretário, os princípios norteadores do Plano Nacional de Livro e Leitura, elaborado em 2006, seguem bastante atuais, mas precisam ser “ressignificados e reinventados” para que possam responder aos novos desafios do setor.
Na ocasião, o representante do MinC anunciou o lançamento de um selo de qualidade para as bibliotecas públicas e comunitárias, que deve ser lançado ainda este ano. O objetivo, explica, é incentivar um modelo de biblioteca que seja mais que apenas um local de acesso aos livros. “A centralidade de uma política de livro é a formação. São importantes a casa e a escola, mas as bibliotecas também”, pontuou.
Jéferson Assumção destacou os cinco eixos estruturantes do PNLL: promover o livro a um lugar de destaque no imaginário coletivo; incentivar a formação de leitores nas escolas; incentivar a prática da leitura no meio familiar; facilitar o acesso ao livro por meio de políticas como a criação de biblioteca; e incentivar a economia do livro. Para ele, o plano é imprescindível para que as ações tenham continuidade e sigam um planejamento, com objetivo bem definido. “Um plano não é uma coisa abstrata. É um conjunto muito concreto de políticas, programas e ações ligadas ao livro e à leitura”, reforçou o diretor.
A estruturação do plano, para a secretária Luisa Cela, foi e continua sendo fundamental para que o campo cultural não se restrinja apenas a projetos isolados. “Projetos são fundamentais, mas eles precisam estar inseridos em uma articulação maior. É necessário criarmos engrenagens que não se interrompam com o ciclo de um projeto. O projeto por si, não estrutura uma área, se ele não estiver conectado dentro de um desenho estratégico, de maior duração”, afirmou. A secretária destacou ainda a importância do diálogo com o setor para se perceber a necessidade de quem vive e trabalha com o livro e a leitura, assim como a articulação do setor cultural com outras áreas, como a educação.
A Programação MinC segue no domingo (06), com discussão sobre a promoção da escrita a partir do PNLL. A programação é realizada de 9h às 12h no 2º Mezanino – OESTE (Sala 02).
XV Bienal Internacional do Livro do Ceará
A XV Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento conta com o patrocínio do Banco do Nordeste, Rede Itaú, Cagece e Cegás.
Serviço:
Bienal Internacional do Livro do Ceará
Quando: 4 a 13 de abril, das 9h às 22h
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares
Gratuito e aberto ao público