Secult Ceará, em parceria com o Instituto Dragão do Mar, encomenda pesquisa de impacto do setor audiovisual

28 de março de 2025 - 10:10

Iniciativa busca fornecer dados sobre a contribuição do setor audiovisual na economia cearense

Pesquisa é estratégica para o setor audiovisual cearense / Foto: Lucas Calisto

Nesta quarta-feira (26), durante encontro realizado na sede da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), foi assinado acordo para a realização da “Pesquisa de Impacto Socioeconômico do Setor Audiovisual Cearense”. O estudo será conduzido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), de São Paulo, e conta com recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo (LPG).

“O estudo faz parte dos esforços empreendidos para mapear dados socioeconômicos do setor no estado e embasar o plano de negócios da futura empresa cearense de audiovisual”, ressalta o secretário Executivo da Secult, Rafael Felismino.

Além do titular executivo da pasta, a assinatura contou com a presença da presidenta do Instituto Dragão do Mar (IDM), Raquel Gadelha, do diretor do Cineteatro São Luiz, José Alves Netto, da diretora de Formação do IDM e diretora da Escola Porto Iracema, Bete Jaguaribe, da coordenadora de Cinema e Audiovisual da Secult, Camila Vieira, além de importantes representantes nacionais e locais do setor do audiovisual, como o diretor da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Paulo Alcoforado, o presidente da Ceará Audiovisual Independente (CEAVI), Roger Pires, e o cineasta e Diretor Executivo do Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, Wolney Oliveira.

Durante o encontro, foram apresentadas a metodologia e o escopo da pesquisa, que integra as ações da Secult no âmbito da Lei Paulo Gustavo. A pesquisa objetiva fornecer um panorama detalhado sobre os impactos do setor audiovisual na economia cearense.

O diretor da Ancine, Paulo Alcoforado, participou ainda de reuniões com a Secult Ceará, a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz) para discutir estratégias para a implementação da Empresa Cearense de Audiovisual.