Mercado AlimentaCE celebra 3 anos de valorização da cultura alimentar cearense com roda de samba de Gabi Nunes
26 de março de 2025 - 15:54 #Cultura Alimentar #Mercado AlimentaCE #Programação
Festividade ocorre em 30 de março, das 10h às 15h, com cozinha-show de receita quilombola e atividades do Mercado Miudinho
O sabor do tempo, a memória no prato e a celebração do Ceará de Comer. O Mercado AlimentaCE comemora três anos de reconhecimento e valorização da gastronomia cearense neste domingo (30). Cozinha-show, feiras gastronômicas e agroecológicas, atividades infantis com o Mercado Miudinho, degustações e roda de samba compõem a programação. A partir das 12h, a cantora Gabi Nunes reúne as convidadas Theresa Rachel, Marilene Sales e Sâmya Kássia para o espetáculo “O Samba é de Moça”. O espaço é um equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante.
“Em três anos de atuação do Mercado, entendemos o quanto o Ceará precisava dessa política pública de valorização da memória e do patrimônio alimentar do nosso estado”, explica Marina Araujo, diretora do Mercado AlimentaCE. No último ano, foram 130 mil pessoas alcançadas. “São pesquisas que atravessaram os territórios, hortas cultivadas, encontros com quilombolas, indígenas e agricultores, histórias contadas e, acima de tudo, muito compromisso com a comida que nutre e que preserva a nossa identidade”, afirma.
A diretora destaca ações como o Festival do Pratinho, o Ajeumbó e a Mostra Gastronômica Café e Queijo. “Além disso, chamo a atenção para a publicação do nosso primeiro livro, o Mistura Quilombola, um relicário de receitas e sabedorias ancestrais que exibe, com riqueza de detalhes, a força do Ceará negro que habita nosso solo”.
Programação
Voltada para o público infantil, a Oficina de Impressão Botânica – Pintando com a Natureza integra as atividades do Mercado Miudinho e ocorre das 10h às 11h30. Com foco no estímulo à criatividade, a ação apresenta espécies nativas e não nativas por meio da arte, aliada a diálogos ecopedagógicos lúdicos sobre alimentação. A atividade também reflete as políticas do equipamento, abordando temas como agroecologia, segurança alimentar e consumo consciente, promovendo uma conexão prática e educativa com a natureza.
Também a partir das 10h, a Mestra Maria Verônica e as mulheres produtoras da Comunidade Quilombola de Porteiras, localizada na Serra do Juá (Caucaia), estarão à frente da Feira Agroecológica deste domingo. A comunidade, que se dedica à agricultura familiar, cultiva e vende frutas, verduras, legumes e hortaliças, além de coletar ervas e raízes para a produção artesanal de banhos, garrafadas, lambedores e defumações, mantendo vivos saberes tradicionais.
Durante a programação, haverá uma degustação de produtos da Loja do Mercado AlimentaCE. Os participantes poderão experimentar café, queijo coalho, doce de leite, geleias, antepastos, chocolates e pão de queijo – todos produzidos no Ceará.
As lideranças comunitárias e pescadoras artesanais Cleomar Ribeiro e Luciana dos Santos, do Quilombo do Cumbe, no município de Aracati, conduzem, das 10h30 às 11h30, a cozinha-show Mistura Quilombola, ensinando o preparo da “grevista”, uma espécie de bruaca que pode ter receita doce ou salgada. A ação formativa aborda a cultura alimentar quilombola e o processo de criação do livro Mistura Quilombola, lançado pelo Mercado AlimentaCE em 2024. Na ocasião, haverá a distribuição de 10 exemplares para o público participante.
As atividades se encerram com o show O Samba é de Moça, com Gabi Nunes e convidadas, que ocupam o palco na Gare, das 12h às 15h. Neste novo projeto, a cantora faz uma exaltação ao samba feito por mulheres brasileiras, como Jovelina Pérola Negra, Dona Ivone Lara, Leci Brandão, Beth Carvalho e cearenses como Dona Mocinha e Marilene Sales. Na estreia do projeto, Gabi recebe três nomes do samba cearense: Theresa Rachel, Sâmya Kássia e Marilene Sales, conhecida como a madrinha do samba no estado.
Além das diversas atrações, a Loja do Mercado estará funcionando das 10h às 15h. Com um mix diversificado de quase 200 produtos de 50 produtores de diferentes macrorregiões do estado, a loja conta com itens selecionados, abrangendo desde alimentos artesanais até produtos não perecíveis.
Sobre o Mercado AlimentaCE
O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de Comer. Um dos equipamentos públicos que integram o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e valorizar a gastronomia e a cultura alimentar.
Serviço
Aniversário do Mercado AlimentaCE
30/3/2025 | DOM| 10h às 15h
Local: Mercado AlimentaCE (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Classificação indicativa: Livre.
Horário de de funcionamento do espaço: 10h às 15h
10h às 13h – Oficina de Pintura Infantil – “Desenhos Animados”, com Fleuri Cardoso e Talita Késsia 10h às 15h – Feira Agroecológica e de Empórios
10h às 15h – Chef convidada – Cafeteria da Nana
10h às 11h30 – Oficina De Impressão Botânica – “Pintando com a Natureza”, com Suel Silva e Matheus Henrique no Mercado Miudinho (Vagas: 10 crianças com acompanhante)
10h30 às 11h30 – Cozinha-show “Mistura Quilombola”, com Cleomar Ribeiro e Luciana dos Santos
12h às 15h – “O Samba é de Moça”, com Gabi Nunes e convidadas
Acesso: Ingresso Solidário (1 kg de alimento não perecível, exceto sal)
Entrada por ordem de chegada e sujeita à capacidade do espaço
Classificação indicativa: Livre