Secretaria da Cultura do Ceará inicia ciclo de formações sobre gestão e prestação de contas para projetos culturais

18 de março de 2025 - 13:55

O primeiro encontro formativo sobre o tema acontece entre os dias 18 e 26 de março e será voltado para integrantes da Rede Pacra – Rede de Arte e Cultura na Reforma Agrária

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), dá início a um ciclo de formações voltado para a capacitação de agentes culturais na execução, gestão e prestação de contas de projetos financiados por políticas públicas. A iniciativa busca fortalecer a organização e transparência dos projetos culturais em diferentes territórios e redes do estado, garantindo maior eficiência na administração dos recursos e na continuidade das ações.

“O compromisso da Secult Ceará vai além do fomento. Queremos garantir que os agentes culturais tenham todo o suporte necessário para gerir seus projetos de forma eficiente e transparente. Este ciclo de formações é uma ferramenta importante para fortalecer a cadeia produtiva da cultura e ampliar o impacto das políticas públicas no setor”, destaca a secretária Luisa Cela.

Esta ação é uma realização do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc, e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac.

O primeiro encontro formativo acontece entre os dias 18 e 26 de março e será voltado para integrantes da Rede Pacra – Rede de Arte e Cultura na Reforma Agrária, com a condução da produtora cultural Paula Silveira. As duas formações seguintes também são voltadas para públicos direcionados e articulados junto às lideranças de Redes de Culturas e Movimentos Sociais, como integrantes do MST e da Rede Cearense de Pontos de Cultura.

Já os três últimos encontros serão destinados aos agentes culturais das macrorregiões do estado, com inscrições abertas nas redes sociais antes do início das atividades. A seleção dos participantes será realizada pela Secult Ceará. As formações serão conduzidas pelo Caldeirão das Artes, em parceria com as produtoras culturais Paula Silveira, Nádia Sousa e Cristiane Pires, e acontecerão em formato online, via Google Meet, com 15h de duração. As vagas são limitadas conforme o público-alvo de cada turma.

Com essa ação, a secretaria reforça seu compromisso com a capacitação dos agentes culturais e a qualificação da gestão dos projetos apoiados por políticas públicas, promovendo maior organização e transparência para as iniciativas culturais no estado.

Confira o cronograma das formações:

Encontro 1 – Rede Pacra
18, 20, 22, 24 e 26/03 | 25 vagas
Facilitadora: Paula Silveira

Encontro 2 – MST
24 a 28/03 | 25 vagas
Facilitadora: Nádia Sousa

Encontro 3 – Rede Cearense de Pontos de Cultura
31/03 a 04/04 | 25 vagas
Facilitadora: Cristiane Pires

Encontro 4 – Macrorregiões Centro Sul, Cariri, Sertão dos Inhamuns, Sertão de Crateús e
Serra da Ibiapaba
31/03 a 04/04 | 100 vagas
Facilitadora: Nádia Sousa
Inscrições: 17 a 23 de março. Link na bio do instagram @secultceara

Encontro 5 – Macrorregiões Sertão Central, Vale do Jaguaribe, Litoral Leste, Maciço de
Baturité e Sertão de Canindé
07 a 11/04 | 100 vagas
Facilitadora: Nádia Sousa
Inscrições: 24 a 30 de março. Link na bio do instagram @secultceara

Encontro 6 – Macrorregiões Sertão de Sobral, Litoral Norte, Litoral Oeste/Vale do Curu,
Metropolitana 1 e Metropolitana 2
14 a 18/04 | 100 vagas
Facilitadora: Nádia Sousa
Inscrições: 31 de março a 06 de abril. Link na bio do instagram @secultceara