Laboratório de Criação e Produção Audiovisual (LABSOL) anuncia projetos selecionados para mentorias especializadas
11 de março de 2025 - 11:45
O Festival Tá Roxeda, um dos principais eventos do audiovisual periférico no Ceará, anunciou os quatro projetos selecionados para participar do LABSOL – Laboratório de Criação e Produção Audiovisual. O programa, que tem apoio da Secretaria da Cultura do Ceará, será realizado de 24 a 26 de março de 2025, no Cine Falb Rangel, em Sobral, oferecendo uma oportunidade única de capacitação para jovens realizadores do interior do estado.
O LABSOL selecionou quatro projetos de curta-metragem de cineastas moradores do interior do Ceará, priorizando jovens entre 18 e 29 anos. O processo seletivo foi conduzido por uma comissão da coordenação de produção e programação do festival, com o objetivo de atender a uma diversidade de regiões do estado.
Durante a semana de atividades, os participantes receberão mentorias especializadas em Produção Executiva, Roteiro, Construção de Personagem e Pitching, ministradas por realizadores de cinema do Ceará. Nesta edição inaugural do LABSOL, os tutores serão Lívia de Paiva e Pedro Diógenes.
Todos os selecionados contarão com suporte para que um representante de cada equipe participe presencialmente das atividades em Sobral. Ao fim do programa, os participantes apresentarão seus projetos a uma banca de avaliação do LABSOL, que premiará um dos projetos com um aporte financeiro de R$10.000,00 para sua realização. “O LABSOL faz parte de um processo de ampliação do festival, tanto em termos orçamentários quanto na perspectiva de torná-lo maior em quantidade de pessoas envolvidas na produção. Nesta terceira edição, estamos circulando por três diferentes municípios da região e, pela primeira vez, teremos uma mostra de longas-metragens”, destaca Felipe dos Santos, assistente de Coordenação de Programação e Curadoria do Festival. “O festival, originalmente, era voltado à difusão da produção curta-metragista autoral, independente e periférica. Agora, o LABSOL transforma o festival em um fomentador também da produção. E isso é um ponto-chave”, comemora.
O programa contou com 12 inscritos. A maioria dos participantes tem entre 18 e 29 anos, com grande presença de pessoas LGBTQIAPN+. Metade dos inscritos são de Sobral, e muitos deles já acompanhavam o festival como público nas edições anteriores. “Podemos dizer que estamos acompanhando a trajetória desses artistas locais,” finaliza Felipe dos Santos.
Projetos Selecionados
– Boi Brinquedo – Martonio Holanda (Sobral)
– Jeans, Montila & Coca – Eve Costa (Sobral)
– Verde é a cor da liberdade – Sol (Sobral)
– Véu de Estrelas – Adeciany Castro (Crato)
Conheça os Tutores
Lívia de Paiva, realizadora audiovisual, montadora e fotógrafa, é graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense. Com uma carreira diversificada, já roteirizou, dirigiu e montou curtas-metragens e o longa Tremor Iê. Também foi montadora de projetos como a série Identidade #transvive e o longa Represa, da Tardo Filmes. Além disso, coordenou o programa de audiovisual do Centro Cultural Bom Jardim e colaborou com o Instituto Terramar na produção de conteúdos socioambientais, como a animação Maré Braba.
Pedro Diógenes, cineasta cearense, é um dos nomes mais reconhecidos do cinema independente no Brasil. Formado na primeira turma da Escola de Audiovisual de Fortaleza, dirigiu nove longas-metragens, incluindo Centro Ilusão (2024), A Filha do Palhaço (2022) e Inferninho (2018). Como técnico de som, trabalhou em mais de 60 filmes. Suas obras já foram exibidas e premiadas em festivais nacionais e internacionais, consolidando-o como uma referência no audiovisual brasileiro.
Mais sobre o Festival Tá Roxeda
A 3a edição do Festival Tá Roxeda ocorrerá de 21 a 30 de maio de 2025, em Sobral, Forquilha e Santana do Acaraú. Além do LABSOL, o festival contará com uma programação diversificada, incluindo mostras de curtas e longas-metragens, workshops, palestras e debates sobre o audiovisual periférico. O evento, que terá tanto atividades presenciais quanto online, também lançará um podcast exclusivo, oferecendo uma plataforma de discussão sobre temas da cultura periférica e audiovisual. O festival apresentará 40 produções independentes nas seguintes mostras temáticas:
– Sobral em Cores – Curtas produzidos em Sobral e cidades vizinhas
– Ceará – Curtas de diversas regiões do estado
– Sertões – Produções do interior do Nordeste
– Periferias do Brasil – Curtas de diferentes periferias do Brasil
– Experimenta – filmes experimentais, videoarte, videodança, videoclipe e novas mídias de todo o Brasil
Além disso, a programação contará com a exibição de longas-metragens convidados pela curadoria do festival.
Sobre o Estúdio Entre Olhos
O Estúdio Entre Olhos, coletivo cultural responsável pela realização do Festival Tá Roxeda, tem como missão promover ações culturais com impacto social, com foco na produção audiovisual periférica. Desde sua fundação em 2014, a produtora tem se dedicado a fortalecer a cultura local e periférica, criando espaços de fomento para novos talentos no Nordeste.
Apoio e Realização
O Festival Tá Roxeda conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Ceará e é financiado pela Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar n. 195/2022). A produção é realizada pelo Estúdio Entre Olhos, com produção executiva da Risque e Rabisque, em parceria com a Sobreiro e com as Secretarias de Cultura de Forquilha, Santana do Acaraú e Sobral