1ª Corrida do Conselheiro acontece neste domingo em Quixeramobim

6 de março de 2025 - 15:44

A 21ª Edição do evento acontece de 07 a 13 de março, em Quixeramobim-CE, com o tema “Cultura e novas mídias pelo fortalecimento da democracia” e conta com programação cultural de múltiplas linguagens artísticas

No próximo domingo, 9 de março, Quixeramobim será palco da 1ª Corrida do Conselheiro, um evento esportivo que homenageia a memória de Antônio Conselheiro, figura histórica e símbolo de resistência do sertão nordestino. A largada será às 5h, na Casa de Antônio Conselheiro, um dos principais espaços de preservação da história do líder de Canudos.

A corrida busca incentivar a prática esportiva, promover o bem-estar e fortalecer a conexão da comunidade com seu patrimônio cultural. Atletas, corredores amadores e entusiastas do esporte estão convidados a participar do evento, que promete unir história, saúde e integração social.

As inscrições estarão abertas, exclusivamente pela plataforma Sympla. O valor da inscrição é de R$ 66,00, incluindo kit com numeração de peito e camisa. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações voltadas para valorizar a cultura e o legado de Antônio Conselheiro em Quixeramobim, cidade onde ele nasceu. A organização espera que a corrida se torne uma tradição anual, mobilizando cada vez mais pessoas em torno da memória e dos ideais do Conselheiro.

Percurso 5km

A largada será em frente à Casa de Antônio Conselheiro, na Rua Cônego Aureliano Mota. Os participantes seguirão em frente e virarão à esquerda na Rua Dr. Álvaro Fernandes, conhecida como rua da Prefeitura Municipal de Quixeramobim. Em seguida, entrarão à esquerda na Rua Monsenhor Salviano Pinto, mantendo o sentido até a Rua Teixeira de Freitas. Continuando pelo mesmo trajeto, chegarão à Rua Dom Hélio Campos. No cruzamento com a Rua Coronel Teófilo Lessa, virarão à direita e seguirão por essa via até a Avenida Dr. Joaquim Fernandes.

Ao chegar na avenida, os corredores entrarão à direita, passando em frente à Autarquia Municipal de Trânsito, e seguirão até o semáforo próximo à Praça da Matriz. Nesse ponto, entrarão à direita na Rua Monsenhor Salviano Pinto, seguindo até a Rua Dr. Álvaro Fernandes, onde virarão à esquerda. Por fim, retornarão à Rua Cônego Aureliano Mota, finalizando o percurso no mesmo local da largada, em frente à Casa de Antônio Conselheiro.

Percurso 10km

A largada ocorrerá em frente à Casa de Antônio Conselheiro, na Rua Cônego Aureliano Mota. Os participantes seguirão em frente e virarão à esquerda na Rua Dr. Álvaro Fernandes, conhecida como rua da Prefeitura Municipal de Quixeramobim. Em seguida, entrarão à esquerda na Rua Monsenhor Salviano Pinto, mantendo o sentido até a Rua Teixeira de Freitas. Continuando pelo mesmo trajeto, chegarão à Rua Dom Hélio Campos. No cruzamento com a Rua Coronel Teófilo Lessa, virarão à direita e seguirão por essa via até a Avenida Dr. Joaquim Fernandes.

Na avenida, os corredores entrarão à esquerda, seguindo pela Avenida Geraldo Bizarria de Carvalho. Permanecerão nessa via até passar pelo “galpão da fábrica”, localizado após o CENTEC, onde farão o retorno. Em seguida, seguirão de volta pela Avenida Geraldo Bizarria de Carvalho até a “rotatória da Autarquia”.

A partir daí, retornarão pela Avenida Dr. Joaquim Fernandes até o semáforo próximo à Praça da Matriz. Nesse ponto, entrarão à direita na Rua Monsenhor Salviano Pinto, seguindo até a Rua Dr. Álvaro Fernandes, onde virarão à esquerda. Por fim, retornarão à Rua Cônego Aureliano Mota, finalizando o percurso no mesmo local da largada, em frente à Casa de Antônio Conselheiro.

Uma ação de diversas instituições

O evento é uma ação coletiva, com uma edição anual, organizada por diversas instituições que juntas fortalecem a cultural local e região:

A Casa de Antônio Conselheiro, ; ONG Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (IPHANAQ); Prefeitura Municipal de Quixeramobim, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Secretária de Educação; SESC Ler Quixeramobim e Academia Quixeramobiense de Letras, Ciências e Artes (AQUILETRAS).

O evento tem apoio institucional da Casa de Saberes Cego Aderaldo; do SEBRAE; da Câmara Municipal de Quixeramobim; do Prodeter (Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste), por meio do Centro Cultural Banco do Nordeste; e do Governo Federal.

Sobres os equipamentos culturais

A Casa de Antônio Conselheiro e Casa de Saberes Cego Aderaldo, são espaços do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), que integram a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), localizados no Sertão Central do Ceará.

Antônio Conselheiro

Antônio Vicente Mendes Maciel parte da cidade onde nasceu, Quixeramobim, para se “repartir” com os “desaventurados” sociais, experimentando com eles os lugares de pobreza e miséria, juntando-se na busca de transformar suas vidas com trabalho e orações. Torna-se um peregrino, exercendo a escuta e realizando pregações, construindo igrejas e cemitérios, desencadeando por muitos lugares o que passa a ser o Projeto comunitário de Belo Monte.

Depois de muitas andanças, Conselheiro e seu já numeroso grupo se assentam em Canudos, na Bahia, em 1893. A comunidade cresce rapidamente, pessoas chegando de vários lugares, se tornando a segunda maior cidade da Bahia, com 25 mil habitantes. Cresce ao ponto de incomodar os latifundiários, sofre com ataques de grande parte da imprensa, da Igreja católica e do Governo Federal, desencadeando o massacre que tem à frente o Exército Brasileiro.

O episódio e sua comunidade ganham fama na imprensa da época, também na peculiaridade de se tratar de uma guerra fotografada. A consolidação se dá na escrita monumental de Euclides da Cunha, que cobre a Guerra e em 1902 lança Os sertões, grandiosidade literária também impulsionada como livro-reportagem demarcado no Brasil e no mundo. De lá pra cá, muitas escritas surgem sobre o episódio, na literatura e nas diversas linguagens artísticas, como o cinema, o teatro e a fotografia.

Serviço

Conselheiro Vivo 2025 – 21 anos de resistência e memória.
Data: 07 a 13 de março de 2025
Local: Quixeramobim/CE

09 de março – Domingo
5h – Corrida do Conselheiro.
Local: Casa de Antônio Conselheiro