Alunos da Escola de Artes e Ofícios atuam no restauro de esculturas sacras do Ceará

24 de fevereiro de 2025 - 13:22

Peças pertencem às Igrejas Nossa Senhora dos Remédios e Nossa Senhora dos Navegantes

Turma do curso “Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais Móveis – Esculturas” / Foto: Paulo Marcelo

Cultura educa e gera transformação social. 15 alunos da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) atuam no restauro de esculturas sacras das Igrejas Nossa Senhora dos Remédios e Nossa Senhora dos Navegantes, localizadas nos bairros Benfica e Jacarecanga, em Fortaleza. É o Governo do Ceará investindo na preservação do patrimônio cultural e imaterial de nossa gente.

>> Governo do Ceará segue nas ações de restauração do Cineteatro São Luiz com início da intervenção da Escola de Artes e Ofícios nesta semana

Cinco esculturas feitas originalmente com gesso e/ou madeira estão sendo trabalhadas pela turma durante esta atividade. As peças representam Santa Teresinha, Santa Catarina Labouré, São Francisco de Assis, Jesus no Horto com o anjo e São João Batista (esta com cerca de 100 anos). As demais unidades possuem aproximadamente 50 anos, segundo pesquisas preliminares das paróquias.

Espaço público da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), a Escola de Artes e Ofícios atende a população cearense com atividades formativas nas áreas de restauração e conservação. Também oferta uma série de cursos, oficinas e minicursos livres de gravura e artesanato.

Como funciona o restauro

Com supervisão de profissionais de conservação e restauração, esta ação integra o módulo prático do curso “Conservação e Restauração de Bens Patrimoniais Móveis – Esculturas”. As aulas iniciaram no dia 03 de fevereiro último e o trabalho será concluído em meados de março.

Algumas das esculturas possuem mais de um metro de altura e a formação visa ensinar métodos e procedimentos básicos da área. Gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho atua ativamente em iniciativas ligadas à conservação da memória arquitetônica e artística do Ceará.

Conservação da memória é um dos destaques da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho / Foto: Paulo Marcelo

Escola também atua no restauro do Cineteatro São Luiz

Atualmente, além do restauro das esculturas sacras, outra turma da EAOTPS participa da conservação e restauração do Cineteatro São Luiz. 10 alunos da Escola, coordenados pela restauradora e professora Carolina Alves e supervisionado pelo restaurador Merlin Alves, atuam nas ações voltadas à importante sala de cinema e espetáculos.

Este trabalho no Cineteatro é coordenado pela restauradora e professora Carolina Alves e supervisionado pelo restaurador Merlin Alves.

A importância da Escola de Artes e Ofícios

Inaugurada em 2002, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) realiza atividades de capacitação em restauração e conservação do patrimônio cultural material, bem como valoriza e recupera o patrimônio imaterial, ressaltando sua importância e relevo histórico.

Ação da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho / Foto: Paulo Marcelo

Além dos cursos de conservação e restauro, a Escola oferta cursos, oficinas e minicursos livres de gravura e artesanato. Ao final de cada curso, o aluno está apto a criar e comercializar produtos exclusivos, nas diversas tipologias da nossa terra.

Anualmente, são ofertadas vagas nos diversos cursos promovidos pela instituição. Os cursos são gratuitos e o aluno recebe todo o material didático. O público-alvo é formado, preferencialmente, por jovens estudantes de escolas públicas e/ou em situação de vulnerabilidade social. A Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Rece).

Serviço:

Conservação e restauração de esculturas sacras das Igrejas Senhora dos Remédios e Nossa Senhora dos Navegantes

Período: até 12 de março, de segunda a sexta, das 13h30 às 17h15

Local: sede da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (Av. Francisco Sá, 1801, Jacarecanga – Fortaleza/CE).