Mercado AlimentaCE inaugura loja colaborativa com produtos cearenses em Fortaleza
20 de fevereiro de 2025 - 17:42
Com funcionamento de quinta a domingo, espaço terá cerca de 200 itens selecionados de 50 produtores locais
Loja atende às quintas-feiras (12h às 18h), sexta e sábado (12h às 19h) e domingo (10h às 15h) / Foto: Lucas Calisto
Em um novo passo para fortalecimento da política cultural e gastronômica do Ceará, o Mercado AlimentaCE reúne os sabores e produtos do estado em sua nova loja de produtos alimentares cearenses. Com sede no Complexo Cultural Estação das Artes, a Loja do Mercado AlimentaCE abre suas portas no dia 20 de fevereiro.
O espaço é mais que um ponto de vendas, é um convite para conhecer, experimentar e vivenciar os sabores e saberes do Ceará. O Mercado AlimentaCE é um espaço público do Governo do Ceará, mantido pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.
Com um mix diversificado de quase 200 produtos de 50 produtores de diferentes macrorregiões do estado, a loja contará com itens selecionados, abrangendo desde alimentos artesanais até itens não perecíveis. O espaço é uma promoção da diversidade e potencial socioeconômico do Ceará de Comer. Cafés, cajuínas, produtos da doçaria cearense, grãos e sementes, laticínios de fazendas locais e pequenos produtores, bem como bebidas e antepastos são exemplos de produtos que serão comercializados.
“O lançamento da Loja do Mercado AlimentaCE representa um passo significativo no fortalecimento da nossa política de Cultura Alimentar e Gastronomia. Este espaço se torna uma vitrine das riquezas do nosso Ceará, em um momento especial de celebração da diversidade, da tradição e do potencial socioeconômico da nossa terra”, pontuou a secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela.
Luisa Cela fala ao público durante lançamento da loja do Mercado AlimentaCE / Foto: Lucas Calisto
Além disso, o espaço contará, em breve, com a função expositiva de sementes crioulas, ou seja, sementes de plantas que foram selecionadas e cultivadas por gerações de agricultores, oportunizando o visitante a conhecer um pouco mais da diversidade socioambiental da nossa terra. Outro diferencial será um box dedicado à literatura da gastronomia nacional, disponível para consulta dos visitantes. A iniciativa conta com parceria da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, Central de Artesanato do Ceará (CeArt) e Senac Ceará.
“A Loja do Mercado AlimentaCE pretende ser fomento da economia da cultura, se tornando um hub da cultura alimentar cearense, concentrando em suas prateleiras e gôndolas, uma seleção especialíssima de produtos que entrega, além de sabores inigualáveis, aromas únicos e tradições importantíssimas para o registro das nossas práticas alimentares enquanto povo”, compartilha a diretora do Mercado AlimentaCE, Marina Araujo.
Curadoria dos produtos
A metodologia para curadoria dos produtos é orientada por uma cadeia de valores que abrange pesquisa, mapeamento, categorização e comercialização. O processo valoriza a regionalização e amplia a abrangência territorial para representar o Ceará em sua totalidade.
Além disso, a Matriz de Adequação e Relevância guia a seleção de itens, alinhando critérios técnicos e regulamentares aos objetivos e valores do mercado, em consonância com a Lei da Gastronomia e Cultura Alimentar do Ceará (Lei nº 17.608/2021). Essa abordagem assegura a conexão entre qualidade, pertencimento, sustentabilidade e a riqueza cultural do Ceará de Comer.
Produtos de várias regiões do Ceará podem ser adquiridos na loja / Foto: Lucas Calisto
Segundo a secretária da Cultura, ao promover um ambiente que aproxima produtores locais e consumidores, a economia circular também é impulsionada, bem como o reconhecimento da nossa cultura alimentar no cenário nacional.
“A Loja do Mercado AlimentaCE será um espaço vivo, onde se pode experimentar e vivenciar o Ceará de comer. Essa iniciativa integra o Programa Ceará Gastronomia, consolidando a Política Estadual da Gastronomia – a primeira política criada no Estado para o desenvolvimento da gastronomia, da cultura alimentar e de toda a sua cadeia produtiva. O Ceará segue avançando com o compromisso de fortalecer seus saberes, valorizar seus produtores e expandir, cada vez mais, o alcance e a identidade da sua cultura alimentar”, conclui Luisa Cela.
Thiago Santana (Instituto Mirante), Luisa Cela (Secult Ceará), Selene Penaforte (Escola de Gastronomia Social), Henrique Plutarco (AráGin) e Marina Araújo (Mercado AlimentaCE) Foto: Lucas Calisto
O modelo de gestão é colaborativo, com consignação dos produtos, o que elimina a necessidade de investimento inicial em estoque e reduz riscos logísticos. Em uma proposta que celebra a riqueza da gastronomia local, a precificação busca impacto social, com margens de contribuição que favorecem os produtores, fortalecendo a rede de economia solidária e contribuindo para o desenvolvimento da economia da cultura.
“A ideia é atuar na nossa premissa de promover um comércio justo e solidário, alinhado com as diretrizes do Mercado AlimentaCE”, completa Marina Araújo.
Parcerias estratégicas
Parcerias estratégicas com a Central de Artesanato do Ceará (Ceart), Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco e Senac Ceará reforçam o caráter educativo e econômico da iniciativa.
“A loja será um marco aqui no Ceará e a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco é parceira nesse fortalecimento das políticas de cultura alimentar” afirma a superintendente da Escola, Selene Penaforte.
Loja representa o contínuo trabalho de pesquisa do Mercado AlimentaCE / Foto Lucas Calisto
A gestora reforça a atuação do equipamento no desenvolvimento de produtos e resultados de pesquisas com pessoas no território, nas comunidades indígenas e nas comunidades quilombolas. “A loja será mais uma oportunidade de apresentar esse trabalho”, arremata a gestora.
O soverte de farinhada é um dos produtos que podem ser adquiridos na loja do Mercado AlimentaCE. Criada por Joélho Caetano, a iguaria foi desenvolvida durante a 6ª edição do Laboratório de Criação em Cultura Alimentar e Gastronomia, da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.
“É um sentimento de muita alegria e realização ver o sorvete na loja. Vemos um projeto, um produto que desenvolvemos para valorizar as práticas alimentares do meu território. Querendo ou não, quando o público ver o sorvete, entrará a questão da descentralização da gastronomia. Uma gastronomia voltada à afroperspectiva, criada por um quilombola de um território com mais de seis casas de farinha e todo um recorte cultural muito rico que precisa ser visibilizado”, detalha Joélho Caetano.
Isabel Silvino, Selene Penaforte, Joélho Caetano e Vitória Peres / Foto Lucas Calisto
Sobre o Mercado AlimentaCE
O Mercado AlimentaCE é um espaço para vivenciar o Ceará de Comer. Equipamento público que integra o Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, é um lugar para experimentar, aprender sobre e adquirir alimentos cearenses de qualidade, que contam histórias e trajetórias de toda a cadeia produtiva local. Tem como diretriz ser um polo de referência gastronômica no país e valorizar a gastronomia e a cultura alimentar.
Serviço:
O quê: Loja do Mercado AlimentaCE
Funcionamento: quinta, de 12h às 18h, sexta e sábado, de 12h às 19h, e domingo, de 10h às 15h.
Onde: Mercado AlimentaCE (Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro)
Entrada: Gratuita