Secult Ceará realiza Encontro Regional da PNAB em Jaguaruana com debates sobre cultura e turismo

17 de fevereiro de 2025 - 11:49

O evento contou com a participação de representantes e secretários dos municípios da região, entre eles, Aracati, Itaiçaba, Fortim, Beberibe e Icapuí.

Após passar pela cidade de Alto Santo, o Encontro Regional da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) chegou ao município de Jaguaruana, no Litoral Leste, nesta quinta-feira (13). O evento, promovido pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), realizado na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Francisca Rocha Silva, reuniu gestores e representantes da cultura para debater o fortalecimento do setor e a conexão com o turismo. Além das discussões, também foram entregues os certificados do curso “Práticas de Gestão dos Sistemas Municipais de Cultura” aos concludentes da região.

Entre os participantes estavam representantes de diversos municípios, incluindo Gracielis Regina (Aracati), Maxsuel Barros (Icapuí), Evandro Vieira (Fortim), Anderson Iago e Eduarda Paula (Itaiçaba), além dos anfitriões de Jaguaruana, Renê Oliveira, Sergiana Almeida e Gilderlan da Rocha. Beberibe também esteve representado por Alison Freitas e Ravena Lima.

Coletivos de arte e cultura de Jaguaruana, como o Grupo Belas Artes, Maracatu Unidos Pelo Batuque e Inzó de Preto, também estiveram no Encontro. A participação dos grupos foi uma forma de celebrar e fortalecer as expressões culturais de Jaguaruana e região, destacando a diversidade e a importância da cena artística no Estado.

Os Encontros Regionais da PNAB seguem percorrendo diferentes regiões do Ceará, incluindo Sertão de Canindé, Litoral Oeste/Vale do Curu, Região Metropolitana, Sertão de Sobral, Sertão dos Crateús, Sertão Central, Sertão dos Inhamuns, Serra da Ibiapaba, Maciço de Baturité,  Litoral Norte, Região do Cariri e Centro-Sul.

Cultura e turismo: desafios e oportunidades

Durante o encontro, os participantes destacaram a importância da PNAB para o fortalecimento das políticas culturais no Ceará e a necessidade de integrar a cultura ao turismo. Para o secretário de Cultura e Turismo de Jaguaruana, Renê Oliveira, essa conexão entre os municípios litorâneos precisa ser fortalecida. “Estamos aqui de braços abertos e conectados para que o nosso litoral se fortaleça. O Vale do Jaguaribe já tem uma aproximação maior entre si, e nós, que estamos mais próximos, muitas vezes acabamos distantes. Precisamos nos unir para fazer acontecer, afirmou.

O secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico de Beberibe, Alison Freitas, enfatizou a importância da troca de experiências e da interlocução entre as cidades para o fortalecimento do setor. Segundo ele, a participação nesses eventos possibilita a identificação de boas práticas que podem ser aplicadas localmente.

“Estamos promovendo uma reformulação na área cultural de Beberibe e buscando integrar cultura e turismo”, destacou o secretário. Ele ressaltou que, além do potencial turístico amplamente reconhecido, o município também possui uma forte identidade cultural que pode contribuir para a promoção do destino.

Alison Freitas reforçou ainda a disposição de Beberibe em participar ativamente dessas iniciativas, trocando experiências e adotando estratégias bem-sucedidas observadas em outras cidades. “Nos colocamos à disposição para contribuir no que for preciso e viver esses momentos junto com vocês”, complementou.

O assessor cultural de Fortim, Evandro Vieira, reforçou essa visão, destacando que o turismo precisa ir além das tradicionais atrações litorâneas. “O pensamento turístico mudou. Antes, era só praia e peixe. Hoje, o turista busca experiências, quer conhecer a cultura, as histórias do lugar e as tradições locais. Estamos trabalhando para que, todo final de semana, haja atrações culturais dentro dos hotéis, como apresentações como rodas de capoeira e grupos folclóricos. O turismo sem cultura não se sustenta”, explicou.

Steven Primeiro, representante da Secretaria de Cultura e Turismo de Icapuí, também abordou a necessidade de inserir a cultura no roteiro turístico. “Icapuí é muito conhecida pelas suas praias, mas queremos que os turistas também frequentem nossos circuitos culturais, nossos espaços de apresentações. Acreditamos no potencial do turismo sustentável que valoriza e fortalece a identidade local”, declarou.

Além dos debates, o encontro também trouxe boas notícias para a cultura de Jaguaruana. Segundo Gilderlan da Rocha, representante do município, a Banda Municipal Maestro Raimundo Corrêa conseguiu realizar a manutenção dos seus instrumentos graças a investimentos do Programa de Fortalecimento do Sistema Estadual da Cultura (ProSiec).

Sobre a PNAB

A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), instituída pela Lei n.º 14.399, de 8 de julho de 2022, é a maior e mais estruturante política cultural da história do Brasil. Trata-se de uma oportunidade histórica para consolidar o sistema federativo de financiamento à cultura, garantindo repasses contínuos da União aos demais entes federativos. 


A PNAB assegura, até 2027, por meio da execução da Secult Ceará, investimentos anuais superiores a R$70 milhões, em projetos e programas voltados ao fortalecimento da cultura local. Lançado em outubro deste ano, o primeiro bloco conta com sete editais que irão selecionar 142 projetos e conceder 118 prêmios, totalizando R$15 milhões de investimento.