III Festival Dá Teu Nome leva Carnaval no Inferno e Baile Preto a Estação das Artes no sábado (15)
12 de fevereiro de 2025 - 15:45
Programação é promovida pelo Núcleo de Políticas Afirmativas (NUPA) do Instituto Mirante e encerra celebrações de visibilidade a travestis e pessoas trans
O III Festival Dá Teu Nome chega ao fim neste sábado (15) com uma programação especial no Complexo Cultural Estação das Artes. A terceira edição do evento, integrante do programa Dá Teu Nome, vinculado ao Núcleo de Políticas Afirmativas (NUPA) do Instituto Mirante de Cultura e Arte, teve início no final de janeiro com o lançamento da revista “Memória Transmasculina: Rastros de Permanência” e encerra as atividades com apresentações do Carnaval no Inferno e Baile Preto com Luiza Nobel.
Ao longo desta edição, o Festival promoveu debates, oficinas, lançamentos e encontros voltados à valorização das expressões artísticas LGBTQIAPN+, com foco em iniciativas transmasculinas, travestis e não-binárias. No próximo sábado (15), a programação da NUPA encerra um ciclo de ações do Instituto Mirante em alusão ao mês de visibilidade a travestis e pessoas trans, comemorado em janeiro. e aposta na força da música e da ocupação dos espaços públicos como forma de resistência.
“Esse momento é muito mais de celebração das diversidades, dos modos de fazer cultura, do se reinventar, já que o Instituto vem realizando ao longo do ano um conjunto de estratégias que vem se desdobrando em ações de permanência, de garantia da diversidade desses corpos no fazer cultural cearense”, avalia a coordenadora da NUPA, Dediane Souza. “Será um momento de celebrar a cultura e a diversidade de forma alegre, que é o modo da gente fazer cultura enquanto pessoas travestis, homens e mulheres transexuais e não binárias”, acrescenta.
No sábado (15), a programação tem início às 16h30 com DJs do Carnaval no Inferno, coletivo artístico de Fortaleza que nasceu como bloco de rua voltado para pessoas no espectro radical das desobediências de gênero, das dissidências sexuais e dos corpos racializados. Mais do que uma celebração carnavalesca, o coletivo se estabelece como um espaço de resistência e expressão política, promovendo visibilidade e fortalecendo narrativas de grupos historicamente marginalizados por meio da arte e da festa.
Em seguida, é a vez do Baile Preto com Luiza Nobel celebrar a ancestralidade e a cultura afro-brasileira por meio da música, no projeto que promove alegria e diversão junto a um forte discurso de resistência, equidade e valorização das narrativas negras no Brasil. Explorando as sonoridades do black music, soul, funk, pagodão, afoxé e maracatu, a cantora é acompanhada por Zeis na guitarra, Daniel Rebouças na bateria, Thais Costa na percussão, Jocasta no backing vocal e Glauber Alves no baixo,
Além dos shows, a Kuya – Centro de Design do Ceará realiza a Feira KUYA de Design Autoral especial Festival Dá Teu Nome, de 17h às 22h. A entrada é gratuita e sujeita à capacidade do espaço. Os equipamentos do Complexo Cultural Estação das Artes integram a Rede de Equipamentos da Secult Ceará e são geridos em parceria com o Instituto Mirante.
NUPA
O Núcleo de Políticas Afirmativas (NUPA) é um setor da Assessoria de Políticas Afirmativas e Articulação Comunitária do Instituto Mirante, dedicado à promoção da diversidade, inclusão e equidade. Seu trabalho envolve a articulação de coletivos e iniciativas, incentivando o acesso à cultura e a difusão de direitos, especialmente para populações historicamente marginalizadas. Por meio de programas e projetos, o NUPA busca fortalecer políticas afirmativas no território, ampliando espaços de acolhimento, escuta e participação social.
Instituto Mirante
O Instituto Mirante é uma organização social sem fins lucrativos criada em 2021 para contribuir com a gestão das políticas culturais do Ceará. Sua atuação está voltada para a proteção, valorização e incentivo às iniciativas artístico-culturais, além do fomento ao patrimônio histórico e cultural do Estado. Por meio da administração de diversos equipamentos culturais e do desenvolvimento de projetos, o instituto busca fortalecer a cena cultural cearense e ampliar o acesso à arte e à cultura.
Serviço
Encerramento do III Festival Dá Teu Nome
Com Carnaval no Inferno e Baile Preto com Luiza Nobel
Dia 15 de fevereiro (sábado) | 16h30 às 22h
Complexo Cultural Estação das Artes (R. Dr. João Moreira, 540 – Centro, Fortaleza)
Entrada gratuita mediante a capacidade do local
Classificação indicativa: 18 anos
Programação
16h às 20h – DJs Carnaval no Inferno
20h às 22h – Baile Preto, com Luiza Nobel (acessível em Libras)
Palco da Estação das Artes
17h às 22h – Feira KUYA de Design Autoral: Festival Dá Teu Nome
Kuya – Centro de Design do Ceará
17h às 22h – Hora Boa no Mercado
*Horário promocional: 17h às 18h
Mercado AlimentaCE