Com foco no planejamento e gestão, Secult Ceará realiza o seminário ‘Cultura para Resultados’ 

12 de fevereiro de 2025 - 16:44

Objetivo da ação é aprimorar o trabalho em torno das políticas públicas destinadas à cultura em nosso estado

Ação visa aprimorar metas, indicadores, metodologias e instrumentais de monitoramento / Foto: Jeny Sousa

Nesta terça-feira (11), a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) realizou o seminário “Cultura para Resultados”. Em sua quarta edição, o evento, que já integra o calendário de planejamento interno da Secult, objetiva promover o alinhamento, o aprimoramento contínuo e a efetividade na gestão das políticas culturais.

A atividade aconteceu no auditório da Pinacoteca do Ceará e também visa os processos e a qualidade dos dados de monitoramento. É uma ação que envolve o trabalho da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), por meio da Célula de Planejamento (Ceplan).

Durante o seminário, foram anunciados os resultados de 2024, referentes ao primeiro ano do Plano Plurianual (PPA 24-27). Também foram apresentados a estrutura do planejamento do Estado do Ceará e Gestão para Resultados (GpR), e a nova versão da planilha de coleta de dados para 2025.

O seminário “Cultura para Resultados” é voltado aos profissionais de referência nos processos de planejamento, gestão e monitoramento da cultura cearense: coordenadores da Secult, diretores de Organizações Sociais (OS), gestores de equipamentos e pontos focais dos espaços públicos de cultura mantidos pelo Governo do Ceará.

Aprimorar a gestão da cultura no Ceará

Pela manhã, o seminário iniciou-se com fala da secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secult Ceará, Gecíola Fonseca. Em seguida, foi momento para a palestra da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) sobre Gestão para resultados/Orçamento para Cultura.

Pela tarde, a atividade contou com a apresentação dos resultados das metas dos indicadores do PPA – 2024 e as melhorias implementadas na coleta de dados para 2025 . Além de rico território de trocas e planejamento, o seminário é uma oportunidade para avaliação e projeção de novas conquistas. “Precisamos acompanhar as nossas metas e prestar contas à sociedade sobre o que alcançamos, mas esse momento também serve justamente para aprimorar o nosso fazer”, destaca Gecíola Fonseca.

Secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secult Ceará, Gecíola Fonseca / Foto: Jeny Sousa

A partir de atividades como o seminário “Cultura para Resultados”, adianta a gestora, é possível avançar em demandas como garantia de orçamento e valorização do tema Cultura pela sociedade. Um contínuo trabalho que envolve a Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional e Planejamento (Codip), a Coordenadoria da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Copec) e a Coordenadoria de Políticas para as Artes (Coarte) da Secult Ceará.

“É para isso que serve o monitoramento e a avaliação. Para conseguirmos afirmar o impacto daquilo que a gente faz e aprimorar o nosso trabalho. As coordenadorias da Secult estão todas empenhadas nas melhorias das metas, indicadores, metodologias e instrumentais de monitoramento, a partir do diálogo com os espaços públicos de cultura do estado”, completou a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secult Ceará, Gecíola Fonseca.