Governo do Ceará lança “Cinelândia Cearense – 100 anos de resistência” e presta homenagens a cearenses importantes para a promoção do audiovisual no estado

17 de dezembro de 2024 - 16:48

A exibição do documentário realizado pela Casa Civil acontece nesta terça-feira (17), às 19 horas, no Cineteatro São Luiz. A programação é gratuita e sem retirada de ingressos

Cena do documentário que ilumina a produção audiovisual cearense / Foto: Divulgação

O Governo do Ceará lança, nesta terça-feira (17), às 19h, o filme “Cinelândia Cearense – 100 anos de resistência”, documentário realizado pelo Núcleo Audiovisual da Casa Civil. O lançamento acontece no Cineteatro São Luiz, equipamento da Rede Pública de Espaços Públicos Culturais da Secult, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. O evento é aberto ao público, sem retirada de ingressos. Na oportunidade, o Cineteatro São Luiz prestará homenagens a dois personagens importantes para a promoção e celebração do Centenário do Cinema Cearense, Ary Bezerra Leite e Artur Bruno.

>> Secult Ceará avança nas estratégias de implantação da Ceará Filmes
>>Espaços públicos da Secult Ceará celebram 100 anos do Cinema Cearense

A celebração do centenário do cinema cearense é marcada por desafios e conquistas. A tradição cinematográfica no estado começou com o cearense Adhemar Bezerra de Albuquerque, em 1924, com o filme “Temporada de Futebol Maranhense no Ceará”. Hoje, 100 anos depois, o cinema cearense ganha cada vez mais destaque nacional e internacional. O enredo da película estimula alguns questionamentos como “Como iniciou o cinema cearense?”, “Quais eram as primeiras salas de cinema?” e “Quem fez parte dessa história?”.

Além da exibição e conversa com realizadores, o Cineteatro São Luiz presta homenagem ao historiador Ary Bezerra Leite, por sua dedicação à pesquisa e à preservação da história do cinema brasileiro, e ao Sr. Artur Bruno, ex-Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Ceará, por sua autoria da Lei Nº 14.166, que oficializou o dia 15 de outubro como a data comemorativa do Dia do Audiovisual.

Estruturação da política pública do Audiovisual cearense

O setor do audiovisual do Ceará tem ganhado destaque no cenário nacional. Somente entre os anos de 2014 a 2024, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, investiu o montante de R$ 129.727.381,77 (fomento direto) em políticas estruturantes do setor audiovisual.

Nesse período, foram publicados 10 editais que beneficiaram 574 agentes culturais, contemplando 727 projetos distribuídos por 69 municípios das 14 macrorregiões. Nesta perspectiva, a Secult tem articulado várias iniciativas e frentes de trabalho que credenciam o audiovisual como importante vetor da economia criativa, gerando postos de trabalho e aquecendo o mercado da produção cinematográfica.

Neste ano, sete longas-metragens realizados por profissionais cearenses e gravados em território cearense ocuparam, simultaneamente, as salas de cinema do país. A cada ano, diversas produções audiovisuais com sotaque local conquistam reconhecimento nacional e internacional. A promoção do audiovisual cearense passa pela formatação de importantes políticas públicas que visam a organização e estruturação do setor.

“O cinema cearense é um importante ativo que ajuda a impulsionar a economia cearense, responsável pela empregabilidade e arranjos criativos dessa nova indústria. Nossas produções audiovisuais carregam a alma de nosso povo e projetam nossas narrativas para o mundo. Este centenário reafirma o compromisso com o fortalecimento da produção audiovisual no Ceará, um patrimônio cultural vivo”, pontuou a secretária da Cultura, Luisa Cela

100 anos do Cinema Cearense 

Em 2024, o estado do Ceará comemora 100 anos desde a exibição do primeiro filme creditado a um cearense, Adhemar Bezerra de Albuquerque, que ocorreu em 15 de outubro de 1924, no extinto Cine Moderno, em Fortaleza. O dia 15 de outubro foi instituído como o Dia do Audiovisual Cearense, conforme a Lei n.º 14.166, de autoria do então deputado estadual Artur Bruno.

Adhemar Bezerra de Albuquerque, fundador da ABA Film, marcou o início de uma rica tradição cinematográfica no estado com o seu filme “Temporada de futebol maranhense no Ceará”. Seu legado permanece vivo até os dias de hoje, influenciando gerações de cineastas e profissionais do audiovisual.

Serviço:

Lançamento de “Cinelândia Cearense – 100 anos de resistência” e homenagem a Ary Bezerra Leite e Artur Bruno
Horário: 19h | Entrada: Gratuita
Local: Cineteatro São Luiz – R. Major Facundo, 500, Centro