Memória, ficção e liberdade entre arte e deficiência: Céu Vasconcelos compartilha debates sobre corpo e acessibilidade em exposição inédita
5 de dezembro de 2024 - 09:16
Com curadoria de Bárbara Banida, Manopla chega em dezembro na cidade de Quixadá para agregar debates essenciais na comemoração de aniversário da Casa de Saberes Cego Aderaldo
Manopla, aprovada no Edital Retomada Cultural da FUNARTE, apresenta experimentos de Céu Vasconcelos, artista com deficiência, que instigam debates em torno da relação prótese e capitalismo, desafio à corponormatividade e experiência estética com protagonismo DEF, levantando também pautas de acessibilidade, direito à ficção e liberdade de existência.
A exposição, mediada pela Banida Plataforma, tem abertura dia 13 de dezembro, às 19 horas, na Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá/CE. Como uma coincidência potente ou um bom encontro, a abertura da exposição também marca a celebração de aniversário do espaço, que é um dos únicos centros culturais públicos no Ceará nomeados a partir de uma pessoa com deficiência.
A Exposição Manopla é resultado de uma pesquisa realizada por Céu Vasconcelos, artista com deficiência que tem como intuito compartilhar o seu processo de investigação em artes visuais por meio da figura da prótese e debater sobre o percurso histórico destas no capitalismo pós-guerra. A exposição tem curadoria de Bárbara Banida, que potencializa as obras a partir de instigações de acessibilidade, expografia.
Ao longo do espaço expositivo, imergimos nos tensionamentos da corponormatividade que Céu articula por meio de fotoperformances, esculturas de técnicas variadas, impressões em múltiplos suportes, audiovisuais, pinturas com velas e experimentos híbridos, que questionam a linguagem ao questionar o corpo. Manopla é um compartilhamento de acúmulos: de demandas, de debates, de experiências e de criações. Entendendo aqui a experiência de um artista DEF não apenas a partir dos percalços que o atravessam, mas das invenções que este engendra para constituir um corpo-espaço efêmero e que goza a liberdade.
Esse projeto compõe a programação da Segunda Mostra Proibida, é apoiado pela Secretaria de Cultura de Fortaleza, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, FUNARTE, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura do Brasil e Governo Federal.
Serviço
Data de abertura da Exposição Manopla: 13/12 (Sexta feira), 19 horas
Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo, R. Pascoal Crispino, 167 – Centro, Quixadá – CE