Com apoio da Secult, projeto “Ciclos de Formação em Audiovisual” trazem lançamento de curta-metragem

26 de novembro de 2024 - 13:51

O projeto “Ciclos de Formação em Audiovisual”, projeto gratuito de formação em audiovisual, apresenta produtos de processos formativos nas redes sociais de integrantes do projeto.  

Nos meses de outubro e novembro de 2024, o projeto Ciclos de Formação em Audiovisual realizou a inclusão e universalização do acesso aos conhecimentos sobre tecnologias e o campo das áreas técnicas do audiovisual através de duas formações. Outras três formações do projeto estão previstas para o início de janeiro de 2025.

Em dois meses, o projeto realizou as oficinas de Produção de Curta-metragem para criação de storytelling, com Virna Paz e Operação de câmera (princípios básicos), com Luis Carlos Moreira, as edições, também de caráter formativo, foram feitas por Carlos Rocco e “por meio de diálogos e trabalho de gestão coletiva, uma equipe pedagógica e formativa comprometida, o projeto pode, em poucas semanas, trazer às pessoas participantes fundamentos teóricos e práticos do campo do audiovisual através do contato com profissionais importantes do campo. Propor estas formações e ver os produtos que surgiram destas vivências, como as narrativas individuais vão se materializando nestes curtas, é extremamente emocionante para todos nós que elaboramos e realizamos este projeto. Já estamos ansiosos para lançar as formações integrantes do próximo ano!”, finaliza Thyago Ribeiro, gestor do projeto.

Como produto destas formações, foram produzidos 10 curta-metragens, apresentados na BrutaFlor Arte e Invenção, na Av. da Universidade 2355, no bairro Benfica, no dia 31 de outubro, para as pessoas que participaram da formação e as equipes integrantes do projeto.

Na sequência, o projeto propõe o lançamento no instagram da BrutaFlor Arte e Invenção (@brtflor) e das produtoras parceiras deste projeto, a Casa das POC (@casadaspocprodutora) e da Mercúrio Produções (@mercurioproducao), bem como no instagram de cada participante, sempre às terças e quintas, à partir do dia 26 de novembro.

As inscrições para as próximas oficinas poderão ser realizadas no link da bio da BrutaFlor Arte e Invenção (@brtflor) e na bio das produtoras parceiras deste projeto, a Casa das POC (@casadaspocprodutora) e da Mercúrio Produções (@mercurioproducao) a partir do mês de dezembro de 2024.

O projeto garante, ainda, que todas as ações formativas, direcionadas para pessoas interessadas com idade igual ou superior a 18 anos, serão gratuitas, sem nenhum pré-requisito, podendo atender inclusive pessoas não alfabetizadas. As inscrições serão preenchidas a partir dos critérios de cota, sendo 50% para pessoas periféricas, 20% para pessoas negras, 10% para indígenas, 10% para quilombolas e 10% para pessoas com deficiência.

Além disso, as formações garantem intérprete de Libras para todos(as) as pessoas surdas e o espaço BrutaFlor Arte e Invenção possui acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

O projeto ‘Ciclos de Formação em Audiovisual’ conta com a produção da Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas e da Casa das POC Produções Criativas. É uma realização do Ministério da Cultura/Governo Federal, através do Edital Audiovisual 2023, da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza e conta com o Apoio do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, via Edital de Apoio ao Audiovisual Cearense – Difusão, Formação e Pesquisa, com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195/2022).

Sobre o projeto:

O Ciclos de Formação em Audiovisual pretende, através de 05 formações em áreas técnicas do audiovisual, construir uma dinâmica, que gere valor a partir do compartilhamento de conhecimento, funcionando de forma horizontal e com o máximo de liberdade de expressão. Entre as prioridades deste projeto de formação está a garantia ao acesso universal à cultura e a arte, por meio do estímulo à criação artística, e a democratização das condições de realização em ambientes educacionais e mediados pelo acesso à tecnologia.

A proposta fundamenta-se em uma formação que oferece subsídios a ações culturais comprometidas em olhar criticamente a cidade e o mundo, tendo como resultado a experimentação de ações culturais diversas e práticas para o cotidiano, ampliando a função social do uso de conteúdos audiovisuais, para além dos lugares que se tornaram tradicionais, como os equipamentos culturais consolidados na cena local.

Sobre os curta-metragens

Miguel Albuquerque

Título: OVNI

Duração: 2 minutos e 30 segundos

Sinopse: Moradores da cidade de Fortaleza ficam desnorteados ao receberem vídeos amadores de um suposto cadáver voando pelas ruas, registrando seu medo em depoimentos acompanhados pelas filmagens de baixa qualidade.

Lançamento em 26 de novembro de 2024

Angela Falcão

Título: História sobre si: Um Percurso de Campo pelo Ceará

Duração: 5 minutos e 2 segundos

Sinopse: Angela pesquisa a implantação da ferrovia no Ceará. Ela inicia suas atividades em 2018, até que a pandemia de Covid-19 altera drasticamente seus planos. Mesmo com os desafios da pandemia, ela decide continuar o trabalho. Para realizar esta difícil tarefa, ela conta com a ajuda de dois colaboradores: Clenilton e Francisco. A equipe desbrava os trilhos, até que uma descoberta fascina a todos. Despertando sentimentos diversos, o desfecho da investigação é emocionante, revelando lições de vida e muita emoção.

Lançamento em 28 de novembro de 2024

Isabela Romão

Título: O que ficou de você

Duração: 5 min

Sinopse: O que ficou de você em mim é uma carta aberta para minha mãe. É sobre a saudade que me atravessa todos os dias e tudo o que dela permanece em mim. Cada lembrança é uma conexão, um pedaço do seu amor que continua vivo dentro de mim.

Lançamento em 03 de dezembro de 2024

Patrick Sousa

Título: Ahh Pode Crer

Duração: 1 minuto e 17 segundos

Sinopse: Conversa casual entre dois amigos sobre as dificuldades em desenvolver seus projetos quando as pessoas em volta deles não acreditam em seu potencial. Brincam com a música “Pode crer”, de Emiciomar, utilizando os versos como frases para os personagens. O curta evidencia a originalidade do modo de falar de jovens de Fortaleza, em meio a conversas cotidianas.

Lançamento em 05 de dezembro de 2024

Fabiana Lima

Título: Ainda Dançamos

Duração: 5 minutos e 54 segundos

Sinopse: Um encontro. Duas pessoas artistas da Dança em suas diferentes linguagens, que dividiram o mesmo espaço artístico-formativo na cidade Fortaleza, no início dos anos 2000. Uma professora de ballet clássico de uma das mais tradicionais escolas e um jovem dançarino de hip hop da periferia. Um recorte histórico sobre artistas que estiveram trabalhando e desenvolvendo sua arte no mesmo período e continuam atuantes no Ceará e na Dança.

Lançamento em 10 de dezembro de 2024

Paulo Severo

Título: ENSAIOS, Limpeza, Afeto e Cuidado

Duração: 6 minutos

Sinopse: ENSAIOS é uma relação íntima não exposta aqui. Nem fragmentos ou fantasias. Este curta é apenas um ensaio sobre as 5h da manhã, sobre a louça da vó, sobre o que chega cedo no posto de saúde, talvez sobre aquele que limpa sua rua, até mesmo sobre o viado mal amado que faz tudo.

Lançamento em 12 de dezembro de 2024

Marcos Parente

Título: Amanhã Vai Ser Melhor

Duração: 4 minutos e 9 segundos

Sinopse: YORGE, venezuelano, artista de rua, atua como uma estátua humana no personagem de um pescador, acompanhado de uma cadela, sua fiel companheira, JASPE. YORGE escolheu o Brasil para fazer morada e atualmente mora na cidade de Fortaleza.  Pela manhã, YORGE trabalha no centro da cidade, no bairro em que reside. Ao pôr do sol, ele se desloca para um ponto turístico bastante visitado: a Ponte dos Ingleses. YORGE impressiona quem passa por lá.

Lançamento em 17 de dezembro de 2024

Renan Lutiane

Título: Manual Prático de Ir à Praia

Duração: 3 minutos e 50 segundos

Sinopse: O hábito de ir à praia é algo compartilhado pela maioria dos brasileiros. Em cidades litorâneas, a praia se torna ponto de encontro para os mais diversos fins. E Fortaleza, capital do Ceará, não é diferente. Mas afinal, tem manual para ir à praia?

Lançamento em 19 de dezembro de 2024

Ynara Wendy

Título: É Sobre Cuidado

Duração: 1 minuto e 49 segundos

Sinopse: Filme sobre a relação de cuidado com o cabelo, sobre o tempo passado com a mãe no quintal de casa e sobre as horas que passavam juntas no processo de passar óleo, mecha a mecha. Durante as várias fases da vida da diretora, desde a infância à juventude, o cuidado permeia a construção de afeto com seus fios.

Lançamento em 24 de dezembro de 2024

Mirlla Albuquerque

Título: BARRUADA

Duração: 5min42

Sinopse: BARRUADA é a tentativa de esmiuçar os próprios medos para encontrar nas entrelinhas nebulosas o que realmente importa. É a ansiedade de forma mais camuflada e um sintoma invisível dos tempos de agora: a precipitação constante sobre o futuro iminente que se ergue sob nossas cabeças como uma arranha céu sem fim. É, depois de tudo, a vontade de ir de encontro a essas inquietações e derrubá-las uma a uma, invocando a soberania da presença.

Lançamento em 26 de dezembro de 2024

Sobre as Produtoras

A Casa das POC Produções Criativas é uma produtora colaborativa multilinguagens que atua no Ceará desde 2019, realizando projetos de pesquisa, criação/montagem, formação e circulação de ações artísticas e culturais com foco na democratização do acesso aos bens e serviços culturais, integrando a acessibilidade em seus projetos e incentivando a mulheres, comunidade LGBTQIA+, negres, perifériques e povos e comunidades tradicionais.

A Mercúrio é um Ponto de Cultura e produtora cultural voltada para o desenvolvimento de projetos no campo da arte e das culturas. Cria e participa de ações em diversas linguagens e lugares do país. Atua na produção e formação de ações no campo da Música, Literatura, Audiovisual, Artes Visuais, Moda, dentre outras linguagens e expressões artísticas.

Nos últimos anos, as produtoras realizaram mais de 500 ações artísticas e culturais, beneficiando um público de mais de 40 mil pessoas, tanto em suas dependências, como em projetos realizados em outros equipamentos culturais, escolas e espaços alternativos, gerando quase dois mil postos de trabalho diretos.

Serviço:

Lançamento de curta-metragens integrantes do projeto Ciclos de Formação em Audiovisual

Quando: a partir de 26 de novembro, no instagram da BrutaFlor Arte e Invenção (@brtflor) e das produtoras parceiras deste projeto, a Casa das POC (@casadaspocprodutora) e da Mercúrio Produções (@mercurioproducao), bem como no instagram de cada participante.

Mais informações:  https://www.instagram.com/brtflor/https://www.instagram.com/casadaspocprodutora/ ou https://www.instagram.com/mercurioproducao/.