Museu da Imagem e do Som realiza fala aberta, discotecagem, roda de capoeira e projeção de video mapping

19 de novembro de 2024 - 14:59

Fala aberta e discotecagem acontecem no sábado; no domingo haverá a roda de capoeira mensal e projeção de video mapping

O Museu da Imagem e do Som realiza uma programação diversificada neste fim de semana. No sábado (23) acontece uma fala aberta sobre performatividade e arte sonora com Gil Porto Pyrata e discotecagem com o DJ Rapha Anacé. No domingo (24), haverá a roda de capoeira realizada mensalmente e logo em seguida uma projeção de video mapping. Todos os eventos são gratuitos. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

Conversas experimentais: “Performatividade e arte sonora: SOAR – DO CORPO AO EQUIPAMENTO”, com Gil Porto Pyrata

Gil Porto Pyrata participa da programação Conversas Experimentais com o tema  “Performatividade e arte sonora: SOAR – DO CORPO AO EQUIPAMENTO”. A fala aberta acontece no sábado (23), das 18h às 19h30, no auditório do MIS (Casarão). Gil propõe empregar a palavra som enquanto ação, SOAR enquanto programa performativo. Em exercício de escuta e uma narrativa sonora será construída coletivamente. Partindo de um diálogo: uma colagem, uma experiência. Um exercício de composição enquanto sistema de registro poético do processo compartilhado no Ateliê de Criação de Tecnologias Transvestigêneres, ação do programa Trair o CIStema realizado pelo Museu da Imagem e do Som. O programa vem desenvolvendo ações educativas e de difusão tendo como premissa a valorização e o protagonismo de pessoas trans, travestis e não-binárias.

Gil Porto Pyrata é artista do som, da performance e da palavra. De Porto Alegre (RS), lá desenvolveu trabalho com diversas linguagens e coletivos artísticos. Com formação em Sonoplastia na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, 2023/01, pesquisa corpo enquanto território, e agregando tecnologias nessa relação. Assim, microfones e pequenos circuitos eletrônicos artesanais são experimentados. Atualmente, Gil é Articulador Territorial no Programa Vocacional, na Prefeitura de São Paulo; integra ações de redução de danos com o Respire, um projeto que faz parte do Núcleo de Práticas de Redução de Danos do É de Lei. Enquanto técnico artista, está em projetos com a Coletiva Tranzborde, a coletiva Travas da Sul, Núcleo Geometrias Incongruentes – SP e o Coletivo Corpo Aberto.

Discotecagem com DJ Rapha Anacé

DJ Rapha Anacé se apresentará em uma discotecagem, buscando uma experiência única de conexão com o público. Seu set incluirá uma fusão de gravações feitas nas aldeias e comunidades com músicas populares brasileiras, resultando em uma atmosfera envolvente e diversificada. Além de proporcionar entretenimento e diversão, a apresentação de Rapha busca conscientizar e estabelecer uma conexão especial com todos os presentes, fundindo ritmos ancestrais com batidas contemporâneas. Esta experiência não apenas convida à dança e à celebração, mas também convida a uma reflexão sobre a riqueza cultural e a importância de preservar e promover a diversidade musical brasileira. É uma oportunidade imperdível de se conectar com a música e a mensagem de Rapha Anacé. A apresentação acontece no sábado (23), das 18h30 às 19h30, na Praça do MIS.

Vem Vadiar No Museu 

A já tradicional roda de capoeira do MIS ganha mais uma edição neste domingo (24), das 17h às 19h. A roda acontece mensalmente, sempre no último domingo, e é aberta a qualquer pessoa que deseje participar. A condução é de Mestre Urso Preto, da comunidade do Campo do América.

José Maria Pereira da Silva, que no mundo da capoeira é conhecido como Mestre Urso Preto, faz parte do Centro Cultural de Capoeira: Raízes Brasileiras. Há vários anos trabalha realizando trabalho social com capoeira em alguns bairros de Fortaleza. O grupo está situado na comunidade do Campo do América, na escola José Dias de Macedo, no bairro Meireles. O trabalho é realizado principalmente com crianças e adolescentes. Um dos principais objetivos da iniciativa é transmitir através da capoeira, os valores da cultura e do esporte, tendo o respeito como principal base para todo o trabalho.

Logo após o término da roda, será projetado na fachada do Anexo o video mapping “Roda de Força”, do duo VJ Suave. A obra, uma animação de aproximadamente 6 minutos, faz uma homenagem ao Mestre Môa do Katendê, um dos maiores mestres capoeiristas da Bahia, assassinado em 2018. A projeção será exibida das 19h às 19h30.

SERVIÇO

Conversas Experimentais: “Performatividade e arte sonora: Soar – do corpo ao equipamento”, com Gil Porto Pyrata

Data: 23 de novembro, sábado

Horário: 18h às 19h30

Local: Auditório

Classificação indicativa: Livre

Acessível em Libras.

Discotecagem com DJ Rapha Anacé

Data: 23 de novembro, sábado

Horário: 18h30 às 19h30

Local: Praça

Classificação indicativa: Livre

Vem Vadiar no Museu

Data: 24 de novembro, domingo

Horário: 17h às 19h

Local: Praça

Classificação indicativa: Livre

Projeção de video mapping: “Roda de Força”, de VJ Suave

Data: 24 de novembro, domingo

Horário: 19h às 19h30

Local: Fachada do Anexo

Classificação indicativa: Livre