“Cultura e Semiárido – As Artes como Modo de Vida do Nordeste Brasileiro” é tema de Seminário Regional, dia 16, em Fortaleza 

15 de novembro de 2024 - 17:47 # # # # # # #

Evento vai proporcionar discussões de dimensões relevantes para uma agenda política que perpassa a cultura e o clima

 

Fortaleza recebe, neste sábado (16/11), às 8h30, o Seminário “Cultura e Semiárido – As Artes como Modo de Vida do Nordeste Brasileiro”, no auditório da Pinacoteca do Ceará – evento integra a programação do Festival Cena Nordeste, etapa Ceará. Com uma programação gratuita e aberta ao público, a iniciativa vai reunir experiências regionais da cultura nordestina em prol de uma agenda climática positiva.

O seminário propõe um espaço de reflexão afetiva para debater a relação entre Cultura e Natureza, partindo do semiárido brasileiro como cenário de potências artísticas e culturais. O objetivo é destacar a cultura como tecnologia ancestral de convivência e pertencimento, posicionando-a como elemento estratégico no fortalecimento das economias renováveis, criativas e comunitárias do Nordeste.

Além disso, o evento reforça o papel da cultura nas discussões globais sobre justiça climática e práticas sustentáveis, alinhando-se às agendas estratégicas do bloco Nordeste para a COP30, que ocorrerá em Belém do Pará em 2025.

O Nordeste, com sua diversidade cultural e riqueza ancestral, é um território onde vida e arte se entrelaçam, manifestando sistemas filosóficos, saberes e fazeres únicos que ressignificam a relação entre seres humanos e natureza. Como destacado pela perspectiva de Ailton Krenak, “o futuro é ancestral”, e a cultura desempenha um papel central na superação dos desafios climáticos e no fortalecimento do vínculo humano com o bioma semiárido.

Entre os convidados confirmados estão nomes reconhecidos regionalmente pela atuação na pauta da cultura e mudança do clima, tais como: Luisa Cela, secretária da Cultura do Ceará; Mateus Tremembé, agricultor agroecológico indígena, agrônomo, produtor cultural e pesquisador da cultura alimentar Tremembé; Andréa Sousa, educadora popular, feminista, atua desde 2005 em territórios rurais com ações voltadas à convivência com o semiárido; Rayana Burgos – cientista política e ativista climática especialista em Políticas Públicas e Justiça de Gênero (FLACSO) e da Umbanda Juremeira. Atualmente, é gestora técnica de Sustentabilidade na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Fernando de Noronha. O debate será mediado pelo chefe de Gabinete da Secult Ceará, Zé Viana Júnior.

O Cena Nordeste Festival, ação do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) em parceria com os Governos dos nove Estados da região, chega ao Ceará no mês da Cultura. Dos dias 11 a 17 de novembro, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e o Consórcio Nordeste realizam uma programação diversificada, gratuita ou a preços populares, nos espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).

Entrada gratuita.

Serviço:
Seminário: “Cultura e Semiárido – As Artes como Modo de Vida do Nordeste Brasileiro”
📅 Data: 16 de novembro
⏰ Horário: 8h30
📍 Local: Auditório da Pinacoteca do Ceará, Fortaleza