Marechal Casimiro Montenegro Filho, cearense que fundou o ITA, recebe homenagem no Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE)
29 de outubro de 2024 - 12:25
A obra, que conta a trajetória de inovação e de pioneirismo, será exibida em 28 de outubro e marca os 120 anos da personalidade biografada por Fernando Morais.
O autor fará uma fala aberta no MIS-CE sobre o Marechal
O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE), exibe a obra “Montenegro – o Marechal do ar que sonhou o futuro”. A exibição será na sala imersiva do MIS-CE nesta segunda-feira (28), às 19h, para homenagear o Marechal Casimiro Montenegro Filho (1904-2000), que prestou contribuição fundamental ao desenvolvimento tecnológico e educacional no Brasil. O evento que celebra os 120 anos do cearense fundador do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Correio Aéreo Nacional será aberto ao público. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.
O momento contará com representantes do Ministério da Educação, como o ministro da Educação, Camilo Santana, e a presidenta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Fernanda Pacobahyba; do ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho; do Comandante da Aeronáutica, Brigadeiro Marcelo Damasceno; do governador do Ceará, Elmano de Freitas; da secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela, e de representantes da Aeronáutica e do Instituto de Tecnologia da Aeronáutica. A iniciativa terá, ainda, a participação do biógrafo Fernando Morais (autor de “Montenegro – As aventuras do marechal que fez uma revolução nos céus do Brasil”) e do produtor audiovisual Cláudio Kahns (que está à frente de um projeto de filme sobre Montenegro). Na ocasião, haverá uma fala aberta de Fernando Morais sobre Montenegro, personagem da biografia que ele publicou em 2023.
O legado do Marechal Casimiro Montenegro Filho ganha especial destaque pelo anúncio da instalação do campus do ITA no Ceará, que teve pedra fundamental lançada em janeiro de 2024. No novo campus serão formados profissionais nas áreas de Engenharia de Energia e Engenharia de Sistemas.
O ITA no Ceará
A presidenta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC), Fernanda Pacobahyba, explica que o projeto do ITA no Ceará casa com a vocação natural do Ceará, que é a das energias renováveis e da inovação. “Então, à semelhança do que foi empreendido na região de São José dos Campos (SP), quando, com a implantação do ITA, houve uma revolução. O impacto desse campus do ITA no Ceará vai ser termos um centro de excelência com as melhores cabeças pensando nessa tecnologia e em como desenvolvê-la no Ceará”.
Para Fernanda Pacobahyba, o Marechal Casimiro Montenegro é um cearense extremamente importante não só para o Ceará, mas para todo o Brasil. “De fato, ainda, no Ceará, a gente está no esforço de tentar mostrar aos cearenses a importância dele, a existência dele, porque as pessoas no estado natal do Marechal não o conhecem. Ele é um cara extremamente visionário e que revolucionou a Força Aérea Brasileira. Não só foi o idealizador e o estruturador do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, como era um cara extremamente visionário e que batalhou contra tudo e todos para poder trazer o ITA para o Brasil”, ressalta a presidenta do FNDE.
O MIS-CE destaca a relevância de contribuir, por meio da obra que será exibida e do evento a ser realizado no dia 28 de outubro, para que esse legado do conhecimento seja consolidado no Ceará. A trajetória do cearense Marechal Casimiro Montenegro Filho representa um alicerce importante para o que está para ser construído na educação do Ceará.
Sobre o ITA
O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição de educação superior pública do Comando da Aeronáutica, localizada na cidade de São José dos Campos (SP). O Instituto é um centro de excelência, com cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins da engenharia. O setor aeroespacial, por exemplo, é o de maior destaque. O ITA é reconhecido nacional e internacionalmente, além de ter um dos processos seletivos mais difíceis do Brasil.
O ITA Ceará será a primeira unidade do Instituto no Nordeste e a segunda do país. O estado foi escolhido para receber a instituição por diversos motivos, entre eles o alto desempenho no desenvolvimento da educação básica, a vocação da região para a produção de energias renováveis e o destaque de estudantes oriundos do Nordeste nos resultados obtidos no vestibular do ITA, sendo o Ceará a unidade federativa com mais aprovados no concurso. Hoje, cerca de 40% dos estudantes aprovados para as graduações do ITA vêm de instituições de educação cearenses.
Fundado em 1950, o ITA foi concebido sob a visão de Montenegro Filho como um centro de excelência em educação e pesquisa para formar engenheiros altamente qualificados em áreas relacionadas à aviação e tecnologia aeroespacial. Sua visão era desenvolver uma instituição que impulsionasse o progresso científico e tecnológico do Brasil, especialmente no campo da aviação, fornecendo uma base sólida de conhecimento e habilidades técnicas.
Montenegro Filho também desempenhou um papel fundamental na criação da Embraer. Em 1969, ele foi nomeado presidente da empresa estatal de aviação brasileira, a Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), onde liderou uma série de iniciativas para fortalecer e expandir a indústria aeroespacial brasileira. Sob sua liderança, a Embraer desenvolveu uma ampla gama de aeronaves inovadoras e se estabeleceu como um player global no mercado de aviação comercial e executiva.
SERVIÇO:
MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ
Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles
Data: 28 de outubro (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Praça e sala imersiva do MIS
Evento gratuito e aberto ao público.
Acompanhe também no Instagram: @mis_ceara.