Secult Ceará e Ibram realizam Programa (re)Conexões Ceará
20 de setembro de 2024 - 16:15 #(re)Conexões #(re)Conexões Ceará #Fórum Nacional de Museus #Ibram #Patrimônio Cultural
Encontro visa coletar contribuições para a construção do Plano Nacional Setorial de Museus, cujo conteúdo será votado no 8º Fórum Nacional de Museus
Museu do Ceará integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece). Foto: Lucas Calisto
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), promove o Programa (re)Conexões Ceará. O encontro acontece no dia 1º de outubro, das 9h às 18h, na Pinacoteca do Ceará, e vai coletar contribuições para a elaboração do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM), documento de planejamento global e de longo prazo voltado ao setor museológico no Brasil.
O programa (re)Conexões Ceará tem como objetivo realizar uma consulta ampla, democrática e potente. Todas as contribuições resultantes das discussões serão sistematizadas e encaminhadas para votação e aprovação no 8º Fórum Nacional de Museus (FNM), que será realizado em novembro, em Fortaleza.
O evento é voltado para profissionais de museus, coletivos, pontos de memória e grupos sociais interessados. Para participar do evento, é necessário realizar a inscrição no dia e local do encontro. É possível também fazer a inscrição antecipadamente, por meio do link (https://forum.museus.gov.br/inscricao-individual/). Atenção: ao realizar a inscrição prévia, após inserir os dados de cadastro, você será direcionado para outra página, onde deverá escolher em qual região deseja participar do evento (re)Conexões.
Para a presidenta do Ibram, Fernanda Castro, “o Programa (re)CONEXÕES é central para restabelecer os laços entre os entes federativos e, principalmente, para discutir coletivamente a revisão da PNSM. É uma ação estruturante do Instituto, de fortalecimento do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) e, especialmente, do setor museal, que se encontrará em novembro no 8º Fórum Nacional de Museus, em Fortaleza”.
A coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória (Copam) da Secult Ceará, Jéssica Ohara, reforça a importância da participação da sociedade civil ligada ao campo museal nesse encontro. “O reconexões é a chance de discutir as diretrizes para o PNSM. Se queremos pautar como será o futuro nos próximos anos do campo, é essencial que todos os interessados, estudantes, profissionais, professores etc, participem desse momento. O Ibram abre as portas para planejarmos juntos e de forma democrática a política museal”, explica a coordenadora.
O que é?
Lançado em janeiro de 2024, o Programa (re)Conexões é uma retomada do Programa Conexões, lançado pelo Ibram ainda em 2012. Nesta edição de 2024, o Programa tem como objetivo realizar uma consulta ampla, democrática e potente, visando coletar contribuições para a construção do Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035, documento de planejamento global e de longo prazo voltado ao setor museológico no Brasil.
Outras edições do Programa (re)Conexões foram realizadas nas demais regiões do país, em parceria com os sistemas estaduais de museus e secretarias de cultura. Todas as contribuições, resultantes das discussões, serão sistematizadas e encaminhadas para votação e aprovação no 8º Fórum Nacional de Museus, que será realizado em novembro deste ano, no Ceará.
(re)Conexões Ceará
O (re)Conexões Ceará é uma realização do Ministério da Cultura (MinC), por meio do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com o Governo do do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), via Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Memória (Copam), Sistema Estadual de Museus do Ceará (SEM-CE) e Pinacoteca do Ceará. Conta com o apoio do Instituto Mirante de Cultura e Arte e Instituto Dragão do Mar.
O Sistema Estadual de Museus (SEM-CE) foi criado pela Lei 13.602/2005 e é vinculado à Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará). O SEM-CE tem como principal objetivo sistematizar e implementar políticas de integração e incentivo aos museus de todo o Estado, com diretrizes estabelecidas de forma democrática e participativa por essas instituições.
// Serviço: Programa (re)Conexões Ceará
Dia 1º de outubro de 2024, na Pinacoteca do Ceará
9h – Credenciamento
10h – Abertura institucional
14h – Debate (constituição dos GTs)