Ceará debate diretrizes e políticas do setor audiovisual para os próximos 10 anos em evento do Ministério da Cultura

18 de setembro de 2024 - 17:02 # # # # # # # #

Plano se propõe a orientar as políticas públicas do setor audiovisual pelos próximos 10 anos

A Secretaria da Cultura do Ceará recebeu, entre quarta e sexta-feira (11 e 13 de setembro), um dos encontros da caravana Circula MinC – Audiovisual, que tem como objetivo a construção colaborativa do Plano de Diretrizes e Metas do Audiovisual Brasileiro (PDM) para o período de 2025-2034. O evento, organizado pelo Ministério da Cultura, integra a agenda de encontros regionais com foco na escuta qualificada da sociedade civil e dos profissionais do setor sobre as demandas locais. A ideia é mapear as necessidades de cada região e como o plano pode atender essas especificidades com soluções estratégicas.

Em Fortaleza, o Circula MinC aconteceu no auditório da Escola Porto Iracema das Artes, espaço da Secretaria da Cultura, que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), e contou com a participação de importantes representantes do setor cultural. A reunião ocorreu em formato híbrido, com transmissão ao vivo e interação tanto presencial quanto online, garantindo ampla participação.

Gecíola Fonseca, secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Secult, representou a pasta no evento e comentou sobre o entusiasmo do estado ser escolhido para sediar o encontro regional Nordeste. “O Ceará tem se consolidado nacionalmente como um importante polo produtor audiovisual, fruto de uma política continuada de investimentos e programas que o credenciam a competir com mercados internacionais em termos de qualidade. É uma alegria receber um evento que nos estimula a refletir e formular estratégias criativas, que visam fortalecer o audiovisual no Brasil”, destacou.

Entre outros  representantes de instituições que também participaram do encontro estão a diretora de Formação do IDM e da Escola Porto Iracema das Artes,  Bete Jaguaribe; a representante do Escritório Estadual do MinC no Ceará, Andrea Vasconcelos; a conselheira de Audiovisual no Conselho Estadual de Políticas Culturais, Marilena Lima; além de técnicos da Secult, do Minc e da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

 

Com discussões produtivas e contribuições valiosas, durante três dias foram formados grupos de trabalho para debater temas centrais em eixos temáticos como o desenvolvimento regional, pactos federativos no audiovisual e o fortalecimento da estrutura institucional do setor no Brasil. financiamento do audiovisual, gestão pública, formação técnica e a coexistência de telas.

O encontro reuniu diversas lideranças culturais cearenses, representantes de instituições públicas e privadas, e especialistas do setor audiovisual que, na oportunidade, contribuíram com suas perspectivas e experiências para a construção do novo Plano de Diretrizes e Metas (PDM) do Audiovisual Brasileiro.

O PDM Audiovisual é um plano de dez anos que tem como objetivo traçar estratégias e metas para o setor audiovisual no Brasil, em consonância com outras políticas culturais em andamento. Esse formato participativo promove o fortalecimento do diálogo entre o governo e a sociedade, assegurando que o plano atue como um guia para as estratégias táticas, operacionais e políticas que serão desenvolvidas a longo prazo.