[Nota de Pesar] Maestro Sidney
17 de setembro de 2024 - 09:00
Maestro Sidney
1964 – 2024
É com pesar que a Secretaria da Cultura do Ceará recebe a notícia do falecimento de Maestro Sidney.
Natural de São Miguel (RN), José Sidney Rufino Carvalho é reconhecido pela trajetória de educar e aproximar inúmeros jovens nordestinos da arte musical. O potiguar foi um dos primeiros maestros de bandas de músicas de Jaguaribe, consolidando um trabalho responsável pela formação de artistas neste município e cidades vizinhas do Vale do Jaguaribe.
A devoção pela música iniciou com os ensinamentos do pai, o maestro Pedro Rufino (1919-2003). Dentre seus trabalhos em sala de aula, Sidney foi regente da banda marcial Avelino Pinheiro, fundador da banda marcial da escola Carlos Alberto, músico diretor da banda de música Hesíquio Fernandes de Sá. Sua caminhada educativa também inclui a criação do coral João Batista, a banda de música São José da Sobeje (Pereiro-CE), a banda de música Jaime Tomaz de Aquino e a banda de música juvenil Pedro Augusto Neto (Orós-CE).
Em 2019, fundou o Instituto Musical Maestro Pedro Rufino da Silva. A entidade social atua com o ensino gratuito em seis modalidades musicais: violino, violão, teclado, flauta doce, coral infantil e banda marcial. Durante os 60 anos de vida, deixou um legado cultural marcado pela educação e transformação social por meio da música.
A Secult Ceará se solidariza com amigos e familiares de Maestro Sidney.