Cultura Ceará integra ações de inovação com foco no combate à fome

9 de agosto de 2024 - 14:33 # # # # # # #

Atualmente o Ceará lidera um conjunto de iniciativas de cultura e inovação com foco no combate à fome e na construção de um futuro mais justo e sustentável.

A meta é que até 2030 nenhum cearense esteja inserido nos indicadores de insegurança alimentar.

 

 

Nesta quinta-feira (8), membros do Instituto Pacto Contra a Fome visitaram alguns equipamentos culturais da Secretaria da Cultura do Ceará, em Fortaleza, e conheceram diversas ações inovadoras para o combate à fome. A entidade tem sido uma parceira importante do Governo do Estado na formulação e implementação de iniciativas voltadas à superação da fome e segurança alimentar. A comitiva visitou os espaços da Estação das Artes, da Pinacoteca do Ceará, do Mercado AlimentaCE e da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. As visitas foram conduzidas pelo secretário executivo da Cultura do Ceará, Rafael Felismino, e contaram com as presenças das gestoras dos equipamentos, além da presidenta do Conselho do Pacto Contra a Fome, Geyze Marchesi Diniz.

Na oportunidade, foram apresentados projetos e programas que abordam as tradições e práticas culturais do Ceará, com destaque para suas estratégias e implementação de ações inovadoras no combate à fome, seja via Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), por meio da Escola de Gastronomia e do Mercado AlimentaCE, ou pela Campanha Ingresso Solidário, promovida pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura em parceria com o Programa Ceará Sem Fome.

A parceria firmada nesta quarta-feira (7) entre o Governo do Ceará, o Instituto Pacto Contra a Fome e o Grupo M. Dias Branco irá catalisar ações e articular iniciativas, conectando o terceiro setor, setor privado, mídia e academia. Essa ação tem como objetivo central contribuir com a gestão estadual do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), considerando eixos importantes como a agricultura familiar e a pesca artesanal, a inclusão produtiva e o acesso à renda, e a reversão de desperdício de excedentes de alimentos.

 

Com a pactuação firmada, será realizada, ainda, a doação de insumos pelo Grupo M.Dias Branco ao Programa Ceará Sem Fome, para a utilização nas ações de qualificação do Programa, os quais serão entregues à Escola de Gastronomia Social.

“Juntos, fortalecemos a cultura e promovemos mudanças para um futuro mais justo, sustentável, que possibilite a transformação social e o combate à fome”, ressaltou Rafael Felismino, secretário executivo da Cultura do Ceará.

O Pacto Contra a Fome busca contribuir para o fim da fome, com a redução do desperdício de alimentos no Brasil, comer melhor e adotar um estilo de vida sustentável, atraindo outros atores da sociedade no combate à fome.

Campanha Ingresso Solidário

A campanha promove a arrecadação de alimentos não perecíveis na programação cultural da Rece. Os insumos arrecadados são destinados a entidades credenciadas pelo Programa Ceará Sem Fome, que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.