Arquivo Público do Ceará realiza terceira edição do Círculo de Palestras
2 de agosto de 2024 - 10:01
Evento acontece nos dias 8 e 9 de agosto e debate o tema “A violência contra mulheres na história do Ceará: do passado ao presente”
Nos dias 8 e 9 de agosto, o Arquivo Público do Estado do Ceará (Apec) recebe o terceiro Círculo de Palestras do Arquivo Público do Estado do Ceará (III Cipapec). Esta edição aborda o tema “A violência contra mulheres na história do Ceará: do passado ao presente”. A inscrição é gratuita e pode ser realizada por meio de plataforma online.
A iniciativa do espaço cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), nasce de parceria com Grupo de Pesquisa Práticas de Edição de Textos do Estado do Ceará (Prataece), Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em História e Letras (PPGIHL) e coletivo Mulherio das Letras.
O evento reúne mesas redondas, ação cultural com performance poética e exposição de livros produzidos por autoras do Mulherio das Letras Ceará. Envolve a participação de representantes de diferentes instituições como Apece, Prataece, Uece e Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE).
Em sua terceira edição, o Cipapec busca fortalecer as parcerias com pesquisadores sobre o tema, ampliando a função social do Arquivo Público e da Universidade. Um trabalho que estabelece reflexões e conexões com as realidades do passado e do presente.
“Promover a discussão sobre as práticas de violência contra as mulheres no estado do Ceará, tanto no passado, registradas em documentos que compõem acervo do Arquivo Público, como no presente, em que tais práticas, são repetidas abusivamente”, destaca texto de apresentação do III Cipapec.
Vozes em debate
Na quinta-feira (8), às 9h15, a mesa redonda “Mulheres de Ciência – Pesquisando Questões da Violência Contra Mulheres” reúne as convidadas Grecianny Cordeiro (Promotora de Justiça do MPCE), Angélica Sampaio (Prataece- PPGS – Uece), Roberta Manuela Barros (PPGS-Uece) e Janaína Ilara (Diretora do Apec). A mediação é de Thayane Bezerra (Apec).
Na sexta-feira (9), às 14h15, acontece a mesa redonda “Mulheres das Letras – Tecendo a vida em prol da Cultura da Paz e da Não Violência de Gênero por meio da Literatura”. O encontro conta com as participações de Patrícia Cacau, Lucirene Façanha, Rosalina Morais (Mulherio das Letras) e conta com mediação de Angélica Sampaio (Prataece- PPGS – Uece).
Com 92 anos de existência, o Arquivo Público do Estado do Ceará (Apec), espaço cultural da Secult Ceará, garante o acesso aos documentos sob sua guarda, além de estimular a pesquisa e o conhecimento da história. Dentro desse compromisso, acontecem atividades como o III Cipapec.
Programação
Dia 08 de agosto (quinta-feira)
Local: Auditório do Apec
9h: Abertura do evento (APEC, PRAETECE, PPGHIL, MULHERIO)
9h15: Mesa-Redonda 1: “Mulheres de Ciência – Pesquisando Questões da Violência Contra Mulheres”
Participantes: Janaína Ilara (diretora do APEC), Angélica Sampaio (PRAETECE-PPGS-UECE), Grecianny Cordeiro (Promotora de Justiça MPCE), Roberta Manuela Barros (PPGS-UECE)
Mediadora: Thayane Bezerra (APEC)
11h20: encerramento
Dia 09 de agosto (sexta-feira)
Local: Auditório do APEC
14h: Performance poética (sarau)
14h15: Mesa-redonda 2: “Mulheres das Letras – Tecendo a vida em prol da Cultura da Paz e da Não Violência de Gênero por meio da Literatura”
Participantes: Representantes do Movimento Mulherio das Letras Ceará – Patrícia Cacau, Lucirene Façanha, Rosalina Morais
Mediadora: Angélica Sampaio (Apece)
16h20: Encerramento
Obs.: III Cipapec traz exposição de livros produzidos pelas mulheres do Mulherio das Letras Ceará