“Quando as Máquinas Param” do dramaturgo Plínio Marcos, em sessão gratuita, dia 19, às 19h, no Theatro José de Alencar

17 de julho de 2024 - 10:00 # # # #

 

O texto apresenta a angústia de um matrimônio perfeito, porém fragilizado por conta do desemprego do esposo. A crise se agrava quando acontece algo inesperado. Zé, em momento de desespero, traça uma resolução equivocada para o momento. É quando o mundo despenca. É “Quando as Máquinas Param”. O espetáculo que será apresentado, gratuitamente, no próximo dia 19, às 19h, no Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, é um convite para duas temáticas atuais: violência doméstica e pobreza.

A peça se passa num barraco de uma favela numa conturbada crise conjugal das personagens: Nina e Zé. O grito contra a injustiça social e a engrenagem desumana do capital é de extrema importância. Acreditando na função questionadora e crítica da arte, o Grupo Imagens de Teatro continua a impulsionar o corpo machucado da sociedade mutilada de direitos, como quem costura as cicatrizes com linhas de metal. Em 2019, a montagem participou do 20º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí/ES e foi contemplado com os prêmios de Melhor Atriz e Melhor Trilha Sonora, além das indicações nas premiações de Melhor Espetáculo, Direção, Ator e Cenografia.

“Zé é o tensionamento da expectativa, da frustração, do sonho e da realidade do trabalhador brasileiro”, comenta o ator Nairton Santos. Com direção de Edson Cândido e atuações de Nairton Santos e Larissa Montenegro, o Imagens segue sua existência e resistência de um grupo com mais de 20 anos na cena nacional.

 

Sobre o  Imagens – @imagens20anos

O Imagens debruça-se, desde 2003, sobre a dramaturgia de Plínio Marcos, Qorpo-Santo, Jean Genet e outros  autores (Malditos)  essenciais do teatro. Sempre optando pela cena intimista e colocando o público como participante ativo da encenação de um teatro vivo, que versa sobre temas graves, porém com uma estetização descontraída, numa clara tensão entre pólos narrativos (o prazer e a dor). O grupo procura nas suas encenações, propiciar verdadeiras imersões vivenciais dessa realidade problemática por parte de público e artista – o que entendemos ser de grande contribuição para a cena cearense, na medida em que se produz um teatro atrelado às pulsações urbanas, menos “cerimoniosas”, reverente, e mais vivencial, ativo e vivo.

Serviço

QUANDO AS MÁQUINAS PARAM de Plínio Marcos

Dia 19 de julho – Sexta

Horário: 19h

Local: Theatro José de Alencar- Palco Principal

Gratuito

 

Ficha Técnica

Autor: Plínio Marcos

Direção: Lia Fontenele e Edson Cândido

Iluminação: Sinésia Ventura

Identidade Visual: Enéas Luiz

Fotografia: Régis Amora

Assessoria de Imprensa: Santa Pauta

Elenco

Nina: Larissa Montenegro

Zé: Nairton Santos