Com apoio da Secult, Encerramento 28º Encontro dos Profetas da Chuva ocorre de 16 a 19 de julho

15 de julho de 2024 - 10:08 # # # #

Foto: divulgação

Profetas da Chuva: Celebrando a colheita e a tradição popular do homem do Sertão 

O Ministério da Cultura apresenta de 16 a 19 de julho a programação de encerramento do 28º Encontro dos Profetas da Chuva, reunindo na Fundação Cultural de Quixadá, artes visuais, música e literatura, numa celebração à quadra invernosa e ao período de colheita no Sertão Central.

A programação, que já se consolidou como uma ação contínua, busca fortalecer o Encontro dos Profetas, – que acontece anualmente na segunda quinzena de janeiro – destacando-o como um dos mais importantes instrumentos de preservação dos conhecimentos tradicionais, transmitidos de geração em geração. Esse evento é uma reverência à memória nativa do sertão, resultante da profunda interação entre o homem sertanejo e seu meio ambiente.

Segundo Clébio Viriato Ribeiro, secretário da cultura de Quixadá e coordenador geral do Encontro, a programação cultural dentro do Encontro dos Profetas da Chuva é de suma importância, pois complementa e enriquece a celebração das tradições e saberes populares. “Ao integrar as artes visuais, música e literatura, o evento busca integrar a sabedoria dos profetas, com uma vivência cultural ampla e diversificada. Essas atividades culturais ajudam a contextualizar e a valorizar o conhecimento tradicional dos profetas, criando um ambiente de intercâmbio e aprendizado mútuo entre diferentes formas de expressão artística e a sabedoria popular”.

O 28º Encontro dos Profetas da Chuva não só celebra as previsões dos profetas, mas também promove uma série de atividades culturais que envolvem a comunidade e visitantes, proporcionando uma rica experiência de aprendizado e valorização das tradições sertanejas. Dessa forma, o Encontro dos Profetas da Chuva se torna não apenas uma celebração das previsões climáticas, mas também uma festa de reconhecimento e preservação da rica herança cultural do sertão.

O 28º Encontro dos Profetas da Chuva é uma realização do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, Instituto de Pesquisa de Violas e Poesia Cultural Popular do Sertão Central, Secretaria da Cultura/Fundação Cultural de Quixadá, Cagece, Dakota, Cosampa e com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Ceará, por meio da Casa de Saberes Cego Aderaldo, equipamento gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.

Profetas da Chuva

Os Profetas da Chuva desempenham um papel crucial na preservação e transmissão dos conhecimentos tradicionais do sertão nordestino. Suas previsões, baseadas na observação minuciosa da natureza, são uma prática que atravessa gerações, mantendo viva uma tradição milenar. Esses homens e mulheres utilizam sinais da flora, fauna e comportamentos climáticos para prever as chuvas, conhecimentos de extrema importância para as comunidades agrícolas, que dependem diretamente dessas previsões para planejar suas plantações e colheitas. Essa sabedoria popular, embora não reconhecida pela ciência convencional, demonstra a profunda conexão entre o ser humano e seu ambiente, valorizando a observação e a experiência empírica.

Além de sua relevância prática para a agricultura, os Profetas da Chuva simbolizam a resistência cultural e a identidade do povo sertanejo. Em um mundo cada vez mais tecnológico e globalizado, onde as tradições locais muitas vezes são esquecidas, esses profetas mantêm viva uma herança cultural rica e única. Eles não apenas fornecem previsões climáticas, mas também representam a história, os costumes e a filosofia de vida do sertão. Ao promover eventos como o Encontro dos Profetas da Chuva, comunidades como Quixadá celebram e preservam esses valores, fortalecendo o orgulho e a coesão social entre seus habitantes.

Programação Cultural do 28º Encontro dos Profetas da Chuva

16/07 (Terça-feira)

19h30

 Abertura Oficial do Evento com a presença dos Profetas e Profetizas da Chuva.

Apresentação de Violão Alunos do NAEC

Homenagens: Profetiza Dona Lourdinha e o Memorialista João Eudes Costa

20h

Mostra de Cinema

Exibição do Filme “Os Profetas da Chuva”, de Marcos Moura

Local: Teatrinho de Bolso Velho Didi

17/07 (Quarta-feira)

20h

Mostra de Cinema

Exibição do Filme “Profetas da Chuva e Esperança”, de Marcia Paraiso

Apresentação Musical de Júlio Jamayka e exibição do clip “Made In Sertão”, do DJ Babu

Homenagens: Profeta Erasmo Barreira e escritora Julieta Almeida

Local: Teatrinho de Bolso Velho Didi

18/07 (Quinta-feira)

20h

Mostra de Cinema

Exibição do Filme “Profetas da Chuva”, de Vitor Grilo

Apresentação Musical de Pepeto do Acordeon

Homenagens: Poeta Josué Viana e Artista Plástico Waldizar Viana

Local: Teatrinho de Bolso Velho Didi

19/07 (Sexta-feira)

16h

Roda de Conversa “Profetas da Chuva e a Sabedoria Popular” com a participação dos Profetas e Profetizas da Chuva, o professor e historiador Paulo Airton Damasceno, a pesquisadora e Pós-doutora em educação, Yls Câmara e o diretor do IFCE de Boa Viagem, professor João Paulo Arcelino do Rêgo. Mediação de Helder Cortez e João Soares.

Local: Teatrinho de Bolso Velho Didi

19h

Abertura da Exposição “Ah, Sertão” com curadoria de Kennedy Saldanha e expografia de Lillian Gomes.

Local: Jardins do Teatrinho de Bolso Velho Didi

20h

Show Encanta

Homenagens e Apresentação de Violeiros e Repentistas do Estado do Ceará

Local: Praça da Cultura Gladson Martins