Ceará Junino segue com concursos de quadrilhas até 14 de julho

3 de julho de 2024 - 09:51

A programação anima três festivais ao longo desta semana em Itarema, Redenção e Fortaleza.

O XXIV Ceará Junino, da Secretaria da Cultura do Estado, continua a mobilizar e incentivar a tradição das festas juninas pelo Ceará, ultrapassando o mês de junho e levando os encantos das festividades para além do calendário tradicional. Mesmo com junho tendo chegado ao fim, as 21 rodadas dos festivais do Ceará Junino seguem animando o público até o dia 14 de julho, com uma programação repleta de cultura, dança e criatividade. As campeãs de cada etapa seguem para o Campeonato Estadual, de 25 a 28 de julho, em Sobral.

Com o tema “Chegamos do alto mar, para em nossa Vila São João festejar!”, o II Fest Itarema Junino promete encantar o público, nesta quarta-feira (3) e quinta-feira (4), no Ginásio Poliesportivo João Damasceno Rios, em Itarema. Ao todo, 14 apresentações de quadrilhas vão mostrar a identidade dos festejos juninos do litoral norte cearense.

Na quinta-feira (4) e sexta-feira (5), o “Arrasta-Pé de Redenção” realizará a noite de “Sagrados Folguedos e Mestres da Cultura em Noite de São João”, no Ginásio Poliesportivo José Neves de Castro. Mais de dez quadrilhas vão esquentar a noite de competições.

A festa junina também continua em Fortaleza na sexta-feira (5) e no sábado (6), com o tradicional Festival de Quadrilhas Juninas do Bairro Ellery, na Praça Manoel Dias Macêdo, que chegará a sua 28ª edição, prometendo encantar o público com a beleza e a criatividade de 12 quadrilhas juninas.

Com os festivais e competições do XVI Ceará Junino acontecendo até 14 de julho, os amantes da cultura junina têm ainda muito para apreciar nos festivais espalhados pelo estado na próxima semana nos municípios de Ubajara, Tauá, Pacajus, Quixelô e em General Sampaio.

A agenda dos eventos e o desfecho das competições podem ser conferidos no perfil do Instagram @festejocearajunino e no portal da Secult Ceará (www.secult.ce.gov.br).

Apresentações de quadrilhas por todo o Ceará

A programação geral do evento inclui 21 etapas e segue até 14 de julho, em General Sampaio. Ao todo, 18 cidades participarão do festival, incluindo Fortaleza, Barbalha, Itatira, Quixeramobim, Novas Russas, Tarrafas, Alto Santo, Jaguaruana, Croatá, Cariré, Itarema, Redenção, Ubajara, Pacajus, Quixelô, Tauá, Pacajus e General Sampaio. O evento é gratuito e aberto ao público.

A programação do XXIV Festejo Ceará Junino é uma iniciativa da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Prefeitura Municipal de Sobral e produção da Assum Preto Produções.

Programação
II Fest Itarema Junino Litoral Norte: chegamos do alto mar, para em nossa Vila São João festejar! – Itarema
Data: 3 e 4 de julho
Horário: 19h
Local: Av. João Batista Rios – Itarema (CE).

Programação | 3 de julho
19h – Mestre Moisés
20h – Tradição Junina
21h – Filhos da Macaboqueira
22h – Junina Primavera
23h – Império Junino
00h – Junina Florescer
01h – Amor Junino

Programação | 4 de julho
19h – Coração Junino (convidada)
20h – Coração da Terra
21h – Beira Lixo
22h – Junina Candieiro
23h – Arraiá Lagoa Azul
00h – Estrela Junina
01h Esperança

Arrasta-Pé de Redenção: sagrados folguedos e mestres da cultura em noite de São João – Redenção
Data: 4 e 5 de julho
Horário: 19h
Local: Ginásio Poliesportivo José Neves de Castro. (R. Newton Prado, 186-226, Centro).

Programação | 4 de julho
19h – Junina Cafezinho Infantil (Baturité)
19h30 – Fogueira da Paixão (Baturité)
20h – Filhos da Terra (Baturité)
21h30 – Nação Junina (Aratuba)
22h – Arte Junina (Pacoti)
23h – Junina Beija-Flor (Pacoti)
00h – Cajú Artes (Itapiuna)

Programação | 5 de julho
20h – Junina Encanta (Ocara)
20h30 – Pé e Chão (Aracoiaba)
21h30 – Amor Serrano (Redenção)
22h30 – Pé de Serra (Redenção)

XXVIII Festival de Quadrilhas do Bairro Ellery – 2024
Data: 5 e 6 de julho
Horário: 19h
Local: Praça Manoel Dias Macêdo (R Dr. Almeida Filho, 326).

Programação | 5 de julho
19h – Quadrilha Infantil Sagrada Família