Com forró pé de serra e apresentação junina, Estação das Artes realiza evento para celebrar o São João

25 de junho de 2024 - 12:40

Gratuita, atividade cultural é fruto das políticas públicas da Secult Ceará voltadas a apoiar, garantir e proteger esta importante tradição regional

                         Estação das Artes em noite de celebração da cultura popular  Foto: Thiago Matine 

 

É São João e esta querida manifestação popular enche de alegria a vida dos cearenses. É hora de dançar, aproveitar as comidinhas típicas e se emocionar. Com uma série de políticas públicas de investimento cultural, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, garante, investe e preserva esta tradição regional.

E anota na agenda que tá chegando mais arraiá em junho. Nesta sexta-feira (28), a partir das 18h, o Complexo Cultural Estação das Artes Belchior e Mercado AlimentaCE recebem o público com o forró pé de serra do Trio Contagiante e apresentação da Quadrilha Junina Só o Mí. Além do espetáculo e da boa música, a noite conta com Feira Gastronômica Junina que reúne as delícias e sabores das comidinhas típicas do São João.

Com entrada gratuita, o evento integra as ações da Secult Ceará para a festividade. “O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, apoia e promove uma série de festejos por todo o estado, desde o início de junho até o final de julho. São ações como o ‘Festejo Ceará Junino’, que engloba 21 campeonatos regionais e o campeonato estadual; festas municipais e regionais; e eventos nos espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece), como este”, destaca o secretário executivo da Cultura do Ceará, Rafael Felismino.

A Quadrilha Junina Só o Mi, presente nesta sexta-feira no São João no Ceará, é um dos grupos apoiados pela Secult por meio do edital XXIV Ceará Junino. A Estação das Artes e o Mercado AlimentaCE são geridos em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte e integram a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece).

Animando a noite

Com mais de três décadas de trabalho na cultura, a Junina Só o Mí é um dos grupos mais antigos da capital cearense e realiza um importante trabalho com pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Hoje, a Só o Mí é composta por mais de 70 integrantes.

Atuando no bairro Papicu, o grupo utiliza teatro, dança e música para promover o seu espetáculo. Esse movimento com a comunidade gera emprego e renda por meio da contratação de profissionais da região como costureira, chapeleiro, sapateiro, músicos, motorista, dentre outros.

A outra atração da noite é o Trio Contagiante. Formado por Danilo Barbosa (zabumba e voz), Raimundão (acordeom) e Zé Roberto (triângulo), o grupo leva ao palco um repertório com sucessos de Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Dominguinhos, Petrúcio Amorim, Flávio José e outros ícones da Música Popular Brasileira.

O São João ilumina o Ceará: Campeonatos

O ano de 2024 marca o maior investimento no Festejo Ceará Junino, com ampliação dos recursos investidos no fomento às quadrilhas juninas e no fortalecimento dos Campeonatos. O valor total de investimento no Festejo é de R$ 5.077.500.

Política pública desenvolvida pela Secretaria da Cultura, o Festejo Ceará Junino reúne mais de 200 quadrilhas em 21 festivais juninos no estado do Ceará. A programação geral do evento inclui etapas regionais e o Campeonato Estadual, que este ano ocorre entre os dias 25 a 28 de julho na cidade de Sobral.

Acompanhe as atrações, datas e locais das apresentações no site e redes oficiais da Secult Ceará.

Serviço:

“São João no Ceará”. Nesta sexta-feira (28), 18h, no Complexo Cultural Estação das Artes Belchior (Rua Dr. João Moreira, 540, Centro – Fortaleza).
Show de Trio Contagiante e apresentação da Quadrilha Junina Só o Mí.
Gratuito.