Projeto “Transpercurso Efeméropteras” trará perfomances sobre a efemeridade e a expectativa de vida de pessoas trans
21 de junho de 2024 - 11:23 #Transpercurso
Fotos de divulgação: Projeto Efemerópteras - Bárbara Banida e Arrudas Maria
Durante quatro dias, Artistas transgêneros promovem perfomances sobre a efemeridade e a expectativa de vida de pessoas trans, na programação da “Mostra Proibida”
O conjunto de ações intitulado”, “Transpercurso Efeméropteras realizado como parte da programação da “Mostra Proibida”, coloca em foco a longevidade de pessoas transgêneros, de 30/06 a 03/07 de 2024, com ações que refletem a marginalização da comunidade e o lugar de permanência na sociedade. Em um circuito artístico de cinco ações, uma dupla de artistas trans ocupam a cidade de Fortaleza com e experiências estéticas que discutem sobre a longevidade da vida trans, travesti e não-binária. A iniciativa visa desafiar a marginalização dessas comunidades por meio de cinco ações criativas espelhadas pela cidade.
O projeto “TransPercurso Efeméropteras – Cinco performances da Efemeridade à Permanência” apresenta uma série de intervenções artísticas que exploram a relação entre o efêmero e o permanente, focando nas experiências de pessoas não-binárias e transgênero. A primeira ação, “Devorando Valentões: Coma o Cookie de Quem Quiser”, convida o público a consumir cookies com mensagens contra a homofobia e o preconceito, simbolizando a degradação dessas ideologias. A intervenção urbana “Bixa Orellana” envolve a pintura com urucum dos rostos de pessoas trans em muros da cidade, desafiando estereótipos e celebrando a visibilidade trans. “TransCalendário de Efemérides” propõe um calendário anual que destaca datas importantes para o movimento LGBTQIA+, distribuído em centros culturais e on-line.
Na performance “Zepelins de Sementes/Efeméropteras”, aviões de papel-semente com mensagens de inclusão são distribuídos ao público, incentivando o plantio de ideias de respeito. Essa ação, junto com a primeira (Desafiando Valentões) acontecerão na Feira da Messejana, no dia 30/06, às 09 horas.
Por fim, “Arca para a Criação de um Novo Mundo” envolve a criação de uma cápsula do tempo com desejos de pessoas trans para o futuro, a ser aberta em 35 anos. A culminância do projeto, com as ações Bixa Orellana e Arca para a Criação de um Novo Mundo, acontecerá no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, dia 03/07, às 19 horas, com uma roda de conversa sobre permanência e celebração de vida transgênero mediadas pelas artistas do projeto, Bárbara Banida e Ayume Andrade.
Projeto Efeméropteras conta com a realização de Banida Plataforma e Mostra Proibida, apoio da Secretaria de Cultura de Fortaleza, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, por meio da Lei Paulo Gustavo, e do Ministério da Cultura.
SERVIÇO
Onde: Dia 03/07 (quarta-feira), 19 horas, no Teatro Paschoal Carlos Magno.
Instagram: @banidaplataforma
Datas: 30/06 à 03/07 de 2024.