Espaços culturais da Secult Ceará participam da campanha ‘Queremos Envelhecer’
15 de junho de 2024 - 11:00 #Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa #Ministério Público #Queremos Envelhecer
Iniciativa reúne uma série de atividades culturais gratuitas para evidenciar o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Ação resulta de parceria com MP do Ceará, Instituto Mirante, Instituto Dragão do Mar e conta com apoio da Associação Cearense Pró-Idosos (Acepi)
Mestra Fanca ministra a oficina com bordado “Tecendo Memórias”, nos dias 22 e 23 de junho (Foto: divulgação)
Internacionalmente, o 15 de junho é marcado como o “Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa”. Oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 2011, esta data simboliza um alerta contra os abusos e maus tratos infligidos a esta população.
No Ceará, este importante tema é iluminado e debatido a partir de ações ligadas ao fazer cultural. Ressaltando como o acesso à arte, educação e entretenimento é capaz de transformar cenários adversos e mudar vidas, o estado sedia a campanha “Queremos Envelhecer”.
Os espaços de cultura mantidos pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) abraçam a iniciativa e revelam toda a criatividade e sabedoria destes senhores e senhoras. Em cena, uma série de ações como palestras, exposição, oficinas e espetáculos aguardam o público até 30 de junho.
Esta iniciativa resulta da parceria entre Secult Ceará, Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania (Caocidadania), Instituto Mirante e o Instituto Dragão do Mar. Conta também com o apoio da Associação Cearense Pró-Idosos (Acepi).
Cuidar a partir da arte
Segundo dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, levantados pelo MP Ceará, o primeiro semestre de 2023 apontou, comparado ao mesmo período de 2022, o aumento de 38% nos casos de violência contra idosos.
Este cenário evidencia a urgência de ações como a campanha ‘Queremos Envelhecer’, como forma de assegurar o cumprimento do Estatuto da Pessoa Idosa, que regula os direitos fundamentais de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Segundo a ONU, a violência contra o idoso pode ser definida como “um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause dano ou sofrimento a uma pessoa idosa”.
Serviço:
Campanha “Queremos Envelhecer”
Até 30 de junho. Programação completa aqui.