Governo do Ceará realiza terceira edição da Feira Literária do Ceará de 20 a 22 de junho em Aracati
14 de junho de 2024 - 10:27 #Aracati #Feira Literária do Ceará #Festa Literária de Aracati #Festas Literárias #Icó #Lei Paulo Gustavo #Leitura #Literatura #Livro #Sobral
Com três dias de programação diversa e gratuita, o evento celebra o livro, a leitura e a literatura no litoral cearense após passagem por Sobral e Icó em maio e junho.
Fomentar o acesso ao livro, leitura e à literatura, estimular a formação de leitores e valorizar a cultura como vetor do desenvolvimento sustentável. Esses são alguns dos objetivos da Feira Literária de Aracati, Sobral e Icó (Flasi), realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), e pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), com o apoio da Lei Paulo Gustavo. Em uma ação de descentralização das políticas públicas de cultura, a Flasi chega a sua terceira edição realizando a Festa Literária de Aracati, de 20 a 22 de junho. Cada edição da Feira, que já passou por Sobral e Icó nos meses de maio e junho, conta com a realização de diversas atividades, como produções artísticas e culturais da região, atividades formativas e debates com autores, além de feira literária, recebendo, por três dias, uma programação diversificada composta de atividades que convidem a fruição e leitura.
Chegando em sua terceira edição, as Festas Literárias criaram uma rede de ações voltadas para o campo do livro, leitura e da literatura, com foco nas produções locais que estão sendo produzidas na atualidade e que se fazem pertinentes para o debate sobre produção da área. Trata-se de uma ação estratégica que contribui para o desenvolvimento humano e promoção da cidadania. A ampliação do acesso ao livro representa a aquisição e expansão de repertórios culturais da população, possibilitando uma leitura de mundo crítica e expandida nos âmbitos pessoal, social, profissional e político.
Para além das oficinas e seminários, as Festas Literárias também oferecem lançamentos de livros, apresentações artísticas e conversas com autores. Sobral, Icó e Aracati, os municípios que recebem edições da Festas, são cidades históricas, com conjuntos urbanos e paisagísticos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reunindo importantes remanescentes da arquitetura dos séculos XVII e XVIII.
Programação de Aracati
Durante as manhãs, o público infantil tem diversão garantida com contações de histórias na Biblioteca Pública Municipal de Aracati. Diferentes contadoras e contadores de histórias estarão durante os três dias de eventos entretendo as crianças entre 8h e 11h da manhã.
Como de praxe, a primeira manhã do evento tem pauta certa sobre Bibliotecas Públicas e Comunitárias – Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBPCe). Das 8h às 17h, também na Biblioteca Pública de Aracati, profissionais e agentes relacionados às bibliotecas públicas e comunitárias se reúnem em uma programação dedicada.
Todo fim de dia, a partir das 17h, a Rua Grande aguardará o público para a Feira Literária com 20 stands com expositores de mais de 10 municípios diferentes, além da programação no Palco Principal com lançamentos de livros, apresentações musicais e o BiblioSesc, a biblioteca móvel do Sesc, gratuita e aberta ao público à disposição para visita da população.
Fechando a noite, a Rua Grande receberá Mestra Dina Vaqueira e Mestre Pedro Coelho com “Aboios do Sertão” às 19h30, seguido do Grupo Maracaty com seu cortejo e apresentação de“No Balaio, trago oferendas à minha rainha” às 20h30 e, por último, Fernando e Banda N Variáveis com o show “Aracati, terra dos bons ventos e da boa música” às 22h20.
A programação e a cobertura do evento podem ser acompanhadas no Instagram @feiraliterariace .
Resultados alcançados até então
Sobral e Icó receberam suas Festas Literárias nos meses de maio e junho, recebendo mais de 10 mil pessoas de público em mais de 70 eventos em suas programações, desde crianças da primeira infância a pessoas idosas que acompanharam as programações de cultura popular. Já a feira literária movimentou mais de R$ 50 mil em vendas, promovendo a itinerância de autores e empreendedores do segmento entre as cidades.
Festas Literárias do Ceará
As Festas Literárias do Ceará são uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), com apoio da Lei Paulo Gustavo. Conta com apoio institucional da Biblioteca Pública do Estado do Ceará (Bece), do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBP/CE), da Prefeitura de Sobral, da Prefeitura de Icó e da Prefeitura de Aracati. Tem parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A produção é do Instituto Assum Preto.
Serviço
Feira Literária de Aracati, Sobral e Icó (Flasi)
Realização de três Festas Literárias nos municípios de Sobral (02 a 04 de maio), Icó (16 a 18 de maio) e Aracati (20 a 22 de junho)
Mais informações: instagram.com/secultceara e instagram.com/feiraliterariace
Agenda Corrida de Aracati
*sujeita a alterações
20 DE JUNHO
8h às 17h30 – Encontro das Bibliotecas Públicas e Comunitárias – Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará (SEBPCe)
Atividade 1. Mesa “Entre livros e diálogos: clubes de leitura e a arte da mediação literária” com Jéssika Sousa, das 8h às 12h
Atividade 2. Oficina “Histórias na Biblioteca: a palavra de quem narra e a imaginação de quem escuta”, com Elzilene Nóbrega, das 13h30 às 17h30 (parceria Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE)
na Biblioteca Pública Municipal de Aracati – Av. Cel. Alexanzito, 984 – Centro
8h às 9h – Palestra “Adolfo Caminha: um escritor além de seu tempo”, com professor Cristiano Araújo
na Av. Cel. Alexanzito, 697
8h às 8h40 – Contação de histórias, com Jucieldo Diogo de Freitas
na Biblioteca Pública Municipal de Aracati – Av. Cel. Alexanzito, 984
8h40 às 9h20 – Contação de histórias, com Marcília Gaudino
na Biblioteca Pública Municipal de Aracati – Av. Cel. Alexanzito, 984
9h20 às 9h50 – Contação de histórias, com Aureliano Silva
na Biblioteca Pública Municipal de Aracati – Av. Cel. Alexanzito, 984
9h50 às 10h20 – Contação de histórias, com Webert Soares Silva
na Biblioteca Pública Municipal de Aracati – Av. Cel. Alexanzito, 984
14h às 16h30 – Oficina Literária “Mitos Clássicos Grego Romano”, com Rafael Silva
na Casa Adolfo Caminha – Av. Cel. Alexanzito, 974
17h às 17h30 – [Apresentações artísticas com parceria SESC] Literatura de Cordel, com Dideus Sales
no Palco Principal
17h às 23h – Feira literária e BiblioSesc
na Rua Coronel Alexanzito (Rua Grande)
17h30 às 18h30 – Lançamento de livros, com mediação de Maura Isidório
no Palco Principal
18h30 às 19h30 – Mesa com Homenagem a Francisca Clotilde, com Antero Pereira e Rosângela Ponciano
no Palco Principal
19h30 às 20h30 – “Aboios do Sertão”, com Mestra Dina Vaqueira e Mestre Pedro Coelho
no Palco Principal
20h30 às 22h20 – Abertura oficial da Feira Literária de Aracati, com falas das autoridades seguida de cortejo e apresentação de “No balaio trago oferendas à minha rainha”, com Grupo Maracaty
no Palco Principal
22h20 às 23h20 – “Aracati, terra dos bons ventos e da boa música”, com Fernando e Banda N Variáveis.
no Palco Principal
21 DE JUNHO
8h às 11h – Oficina Leitura e Escrita de Contos de Terror, com Rafael Silva
na Casa Adolfo Caminha – Av. Cel. Alexanzito, 974
8h às 11h30 – Oficina “Papel e Prosa uma vivência de colagem com a obra de Francisca Clotilde”, com Gracieles e Jucieldo
na Biblioteca Pública Municipal de Aracati – Av. Cel. Alexanzito, 984
8h às 9h – Lendo Mônica Ojeda e Bruno Ribeiro, com Mylena Queiroz
no Teatro Francisca Clotilde – Av. Cel. Alexanzito, 697
8h às 8h40 – Contação de Histórias, com Efigênia Alves
na Biblioteca Pública Municipal de Aracati – Av. Cel. Alexanzito, 984
8h40 às 9h20 – Contação de Histórias, com Rosa Morena
na Biblioteca Pública Municipal de Aracati – Av. Cel. Alexanzito, 984
9h20 às 9h50 – Contação de Histórias, com Jucieldo Diogo de Freitas
na Biblioteca Pública Municipal de Aracati – Av. Cel. Alexanzito
9h50 às 10h20 – Contação de Histórias, com Marcília Galdino
na Biblioteca Pública Municipal de Aracati – Av. Cel. Alexanzito, 984
9h às 10h – Palestra “Navegações Escritas de um Autor Contemporâneo”, com Bruno Ribeiro
no Teatro Francisca Clotilde – Av. Cel. Alexanzito, 697
14h às 15h – Lançamento do livro “O coração da pedra”, de Talles Azigon e conversa com o autor (parceria SESC)
no Teatro Francisca Clotilde – Av. Cel. Alexanzito, 697
14h às 17h – Seminário de Literatura Cearense: Mulheres entre o Sol e a Palavra, com mediação da Profa. Dra. Maria Zenaide Valdevino
no Teatro Francisca Clotilde – Av. Cel. Alexanzito, 697
> Mesa 1 – 14 às 16h
– “Mulheres entre o sol e a palavra: vozes uecenas”, com mediação da profa. Dra. Maria Zenaide Valdivino da Silva (FECIL/UECE)
– “Não os escutem, escrevam: autoria feminina e coletividade na área da literatura” com a Profa. Dra. Mylena de Lima Queiroz (FECIL/UECE)
– “A crítica literária e formas de escrever a docência”, com a Profa. Dra. Sara Mabel Ancelmo Benvenuto e Profa. Dra. Isabela David de Lima Damasceno (FECLI)/UECE)
– “Rachel de Queiroz e a palavra da mulher cearense”, com a Profa. Dra. Cleudene de Oliveira Aragão (CH/UECE)
– “Ramalhete de flores silvestres: a ousadia da escrita de Emília Freitas”, com a Profa. Dra. Sarah Diva da Silva Ipiranga (CH/UECE)
> Mesa 2 – 16 às 17h
– Entre páginas e documentos: Adolfo Caminha e Rodolfo Teófilo no acervo da BECE, com Dra. Ana Karine Garcia e Dr. Charles Ribeiro
15h às 16h – Palestra “Independente de quê? Provocações sobre o mercado independente do livro”, com Mailson Furtado (parceria SESC)
no Teatro Francisca Clotilde – Av. Cel. Alexanzito, 697
17h às 23h – Feira literária e BiblioSesc
na Rua Coronel Alexanzito (Rua Grande)
17h30 às 18h30 – Lançamento de livros, com mediação de Maura Isidório
no Palco Principal
18h30 às 19h30 – Poéticas da Literatura Oral Conversa, com Fausto Nilo
no Palco Principal
19h30 às 20h10 – Apresentação “Pelejas e Improvisos”, com Cantadores do Sertão Marximino Bezerra (PE) e Rogaciano Lopes (CE)
no Palco Principal
20h10 às 20h40 – “História da Cantoria, humor e repente” (parceria SESC), com Mestre Geraldo Amâncio
no Palco Principal
20h40 às 21h40 – Apresentação ”Chorinho ao Piano” (parceria SESC), com Grupo Sonart
no Palco Principal
21h40 às 23h – Apresentação “Meu Mestre, Meu Guia”, com Fulô da Aurora
no Palco Principal
22 DE JUNHO
8h às 11h – Oficina de Zine, com Anna K Lima, da Editora Aliás
na Casa Adolfo Caminha – Av. Cel. Alexanzito, 974
8h às 11h30 – Oficina “Diálogos Visuais – Poesia e Colagem”, com Denis Akel
na Biblioteca Pública Municipal de Aracati – Av. Cel. Alexanzito, 984
9h20 às 9h50 – Contação de Histórias, com Efigênia Alves
na Biblioteca Pública Municipal de Aracati – Av. Cel. Alexanzito, 984
9h50 às 10h20 – Contação de Histórias, com Rosa Morena
na Biblioteca Pública Municipal de Aracati – Av. Cel. Alexanzito, 984
15h30 às 17h – Eventos literários: perspectivas e desafios, com Talles Azigon, Maura Isidório, Suzete Nunes, Antero Pereira e Valdir Menezes
no Teatro Francisca Clotilde – Av. Cel. Alexanzito, 697
17h às 23h – Feira Literária e BiblioSesc
na Rua Coronel Alexanzito (Rua Grande)
17h às 18h – Exibição da série documental “Fausto – Folia das Formas” (60min) seguida de conversa com o diretor Lúcio Flávio Gondim
no Teatro Francisca Clotilde – Av. Cel. Alexanzito, 697
19h às 20h – Lançamento de livros, com mediação de Maura Isidório
no Palco Principal
20h às 21h – Apresentação “Charangas a Hélio Santos” Cortejo com Bonecos de Hélio Santos
no Palco Principal
20h às 22h10 – Encerramento da Feira Literária de Aracati com a apresentação “Chorinho Bons Ventos”
no Palco Principal
22h10 às 22h50 – Apresentação “Revivendo a Tradição (boi e reisados) Juazeiro do Norte”
no Palco Principal
22h50 às 23h50 – Apresentação da banda Asphalt 116
no Palco Principal