Estação da Artes comemora o Dia do Reggae com programação gratuita neste sábado (11)

7 de maio de 2024 - 15:27

Atividades infantis, samba e shows autorais completam o fim de semana do Dia das Mães

Amantes do reggae têm encontro marcado neste fim de semana na Estação da Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante – para celebrar o Dia Nacional deste gênero, comemorado em 11 de maio. A programação do fim de semana é gratuita e conta ainda com atividades dedicadas às mães no Domingo na Estação.

Na sexta-feira (10), a partir das 18h, a eclética cena musical cearense ganha o palco da Gare com apresentações do DJ Igor Wolf e da cantora e compositora Nick Sol. Ele transita com facilidade por diferentes estilos musicais e comanda uma pick-up versátil. Já ela apresenta, a partir das 20h, o projeto “Nick ‘Sol Pra Todxs’”, que incorpora ao funk ritmos como piseiro, pop nacional e internacional.

Além da música, a performance de Nick Sol combina diferentes linguagens, como dança, cenários, efeitos visuais, conteúdos informativos e vídeos virais do TikTok para transmitir à juventude mensagens de inclusão, igualdade e respeito. A apresentação foi uma das aprovadas no Edital de Projetos Artísticos para a Estação das Artes de 2023.

Música jamaicana homenageia Bob Marley no Dia Nacional do Reggae

No fim da tarde de sábado (11), a Estação das Artes leva a programação para a Praça da Estação a fim de comemorar o Dia Nacional do Reggae, que faz referência à data de morte do cantor e compositor Bob Marley, principal responsável pela universalização do gênero. Para tanto, sobem ao palco o Coletivo PiraRoots, entre 16h e 18h30, e a banda Impact Sound, de 18h30 às 21h30. Caso chova, a atividade será remanejada para a Gare, espaço interno do equipamento, com entrada sujeita à capacidade do espaço.

Abordando diversos estilos além do reggae, o coletivo PiraRoots reúne desde 2018 jovens artistas e DJs da periferia da capital que sonham em se destacar e fazer a arte de rua acontecer. Por meio da música, o coletivo propõe a ocupação dos espaços públicos pelas juventudes e acredita na cultura como política pública de ampliação de acessos.

Também na perspectiva de celebração da cultura reggae como forma de resistência, o Impact Sound System, trio formado na cidade de Maracanaú e atuante desde 2007, resgata as apresentações da aparelhagem conhecida como “sound system”, criada na Jamaica no fim dos anos 1940 e que nas décadas seguintes se espalhou pelo mundo. Parte importante da cultura reggae, os sounds systems chamam atenção pelo engenhoso sistema de grandes caixas de som e conectam os jovens por meio das diferentes vertentes do ritmo jamaicano.

Dias das Mães tem atividades infantis e Samba da Gabi Nunes

Já no domingo de comemoração do Dia das Mães (12), a programação infantil convida todas as pessoas a voltarem a ser crianças. A Oficina de Pintura “Desenhos Animados” acontece de 10h às 13h, facilitada pelos arte-educadores Fleuri Cardoso e Iuri Tavares. A atividade estimula crianças e adultos a experimentar o processo de animação de desenhos por meio da brincadeira com dobraduras simples no papel.

Entre 11h e 12h é a vez da performance circense “Circolarizando” encantar a criançada com malabares, acrobacias, mágica, balões, pintura facial, pernas de pau e muito mais. A proposta de espetáculo interativo, construída em parceria com o Sesc Ceará, leva o universo do circo para mais perto do público.

Neste mesmo horário acontece no palco da Gare o show “Reverbera”, do grupo Raízes do Griô, criado e atuante desde 2017 na cidade de Fortaleza. O coletivo apresenta uma diversidade de ritmos que fazer parte do imaginário da música popular brasileira, como o coco, baião, maracatu, carimbó, boi, ijexá, samba e outros, em fusão a elementos da música contemporânea nos arranjos harmônicos de guitarra, violão, baixo e instrumentos de sopro. O projeto também foi aprovado no Edital de Projetos Artísticos para a Estação das Artes de 2023.

Encerrando a programação do fim de semana, o almoço especial de Dia das Mães conta com o Samba da Gabi Nunes, entre 12h30 e 14h30, no Mercado AlimentaCE. Atuante na cena sambista da capital desde 2010, a cantora tem em seu repertório músicas que ficaram consagradas na voz de Beth Carvalho, Fundo de Quintal, Arlindo Cruz, Dona Ivone Lara, Jorge Aragão e Jovelina Pérola Negra.

O público poderá conferir ainda a Feira Agroecológica do MST e as delícias da cozinha comunitária do Bom Jardim.

Serviço

Fim de semana na Estação das Artes

Dias 10 a 12.05

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

Entrada gratuita.

Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em

recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Programação detalhada da semana: dias 10 a 12 de maio

Sexta, 10

18h às 19h40 – DJ Igor Wolf (Parceria Sesc)

20h às 21h50 – Nick ‘Sol Pra Todxs’

Acesso gratuito

Entrada sujeita à capacidade do espaço.

Classificação indicativa: 18 anos.

Sábado, 11

Dia Nacional do Reggae*

16h às 18h30 – Coletivo PiraRoots

18h30 às 21h30 – Impact Sound

*A programação acontecerá na Praça da Estação das Artes. Caso chova, a atividade será remanejada para a Gare, espaço interno do equipamento, com entrada sujeita à capacidade do espaço.

Acesso gratuito

Classificação indicativa: Livre.

Domingo, 12

10h às 13h – Oficina de Pintura Infantil – Desenhos Animados, com Fleuri Cardoso e Iuri Tavares

11h às 12h – Intervenção de circo “Circolarizando”, com Aquarela Entretenimento (Parceria Sesc)

11h às 12h – Show “Reverbera”, do grupo Raízes do Griô

12h30 às 14h30 – Samba da Gabi Nunes no Mercado AlimentaCE

Acesso gratuito

Entrada sujeita à capacidade do espaço.

Classificação indicativa: Livre