CCBJ traz estreia de 4 filmes realizados pelas turmas do Curso Básico de Longa Duração de Audiovisual

6 de maio de 2024 - 10:49 # # #

O Programa de Audiovisual da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza nesta segunda-feira (6), às 18h30, no Teatro Marcus Miranda, a estreia da Sessão do Cine Jardim com os filmes resultantes do Curso Básico de Longa Duração em Audiovisual.

A Sessão Cine Jardim estreia quatro filmes realizados pelas turmas do Curso Básico de Longa Duração em Audiovisual; Criação e Edição de Vídeo, com turmas de criança de 9 a 13 anos, Filmar Ouvir e Escrever com turmas de adolescentes de 14 a 18 anos e a turma de adultos no Curso Filmar, Ouvir e Escrever.

Cada turma passou por um processo de formação de nove meses, onde puderam ter em seu aprendizado com a linguagem cinematográfica a formação através de eixos temáticos, como- Percurso Formativo I-  Brincar com a Câmera, Percurso Formativo II Criação em Audiovisual: contar nossas histórias e Percurso Formativos 3- Modos de Ver e Escrever com Cinema, os percursos são divididos em módulo que são teóricos, práticos e técnicos. Durante o percurso as turmas produziram pequenos experimentos audiovisuais de acordo com os módulos estudados e ao final as turmas finalizam quatro filmes a partir da prática de realização (roteiro, fotografia, som, produção, acessibilidade, edição, finalização e circulação das obras).

Informações dos filmes

Academia de Heróis: Num mundo onde os super-heróis são treinados desde criança, acompanhamos a rotina escolar dos alunos da Escola de Heróis. Porém, durante um treino de poderes, uma aluna acidentalmente dá vida a um robô. O robô começa a trazer pânico para a escola e agora os jovens heróis precisam se unir e cooperar para salvar a todos. (Criação e Edição de Vídeos- turma de crianças)

Laços e Desenlaços: Inspirados pela história de Gil, uma produtora audiovisual decide fazer um documentário sobre pessoas e seus laços familiares. Em reuniões virtuais e encontros presenciais, a equipe entrevista pessoas como Rebecca e Lili, explorando as relações familiares e pessoais. As histórias compartilhadas trazem reflexão e conexão entre a equipe. (Filmar Ouvir e Escrever – turma de adultos)

Aos Olhos de Adriana: Adriana enfrenta uma crise de identidade. Ao mesmo tempo, seu irmão Ygor, com seu jeito bagunceiro e traquina, tenta animá-la, mas acaba causando mais confusão. No meio disso, Mari, amiga de Adriana, tenta ajudar e fortalecer a amiga nesse momento difícil, juntas elas vão refletir sobre ansiedade, pressão familiar, sonhos e o que é crescer. (Filmar Ouvir e Escrever – turma de adolescentes)

Hora da Encrenca: Uma apresentação de trabalho se transforma em caos quando Michael e Ezequiel discutem na sala de aula. Os colegas tentam parar a discussão, mas todos são mandados para a diretoria. Na diretoria eles são encorajados a trabalhar juntos em um projeto sobre “Hora de Aventura” e aprender sobre as diferenças e saber pedir desculpas (Filmar Ouvir e Escrever – turma de adolescentes)

Contamos com a sua participação e apoio na divulgação em suas redes sociais e nas conversas entre colegas e amigas(os) convidando para se chegarem nesse dia que é de festa e grande importância para as turmas e para a Escola de Cultura e Artes e CCBJ.

Sessão Cine Jardim

Estreia dos filmes de conclusão do Curso Básico de Longa Duração em Audiovisual

Quando: 06 de maio de 2024 (segunda-feira)

Local: Teatro Marcus Miranda – CCBJ