Estação das Artes tem forró com Dedim Gouveia Jr. e Grande Roda de Samba em homenagem a trabalhadoras e trabalhadores neste fim de semana

2 de maio de 2024 - 11:43

Feira Mais Vinil e atividades infantis ocupam a Gare no primeiro domingo do mês de maio

Forró, samba e aquele som característico do vinil tomam conta da Estação da Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante – neste primeiro fim de semana de maio. A programação é gratuita e dedicada a públicos de diferentes faixas etárias, incluindo a infantil.

Nesta sexta (3), a partir das 19h30, o Baila Comigo chega a sua oitava edição. Inspirado nas danças de salão que acontecem no Centro de Fortaleza, o programa traz para Gare, em parceria com o Sesc Ceará e focado no público idoso do bairro Moura Brasil, o ritmo de Zú do Forró e Dedim Gouveia Jr. No repertório do primeiro, músicas de mestres como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Três do Nordeste, Genival Lacerda e outros.

Dedim Gouveia Jr, por sua vez, vai de um setlist saudosista, com xotes antigos, até canções contemporâneas do gênero. O jovem de 23 anos, que canta desde a infância, iniciou a carreira no forró em 2021, após o falecimento de seu pai, Dedim Gouveia. A fim de homenageá-lo, Júnior lançou, como single de estreia, uma releitura da canção Apaixonado por você (Deterê).

Grande Roda de Samba em homenagem a trabalhadoras e trabalhadores

O Dia do Trabalhador (01/05) será comemorado neste sábado (4) com a Grande Roda de Samba, projeto musical do Moto Libre e extensão da consagrada Roda de Samba, que surgiu há mais de dois anos em Fortaleza com a missão de ser uma plataforma itinerante de destaque para os diversos talentos locais.

Às 17h, Belinho dará início às celebrações com o fino da batucada, contando com a participação especial de Rafael Melo. Em seguida, às 20h, os veteranos mais românticos da cidade assumem o palco. Estreando na Estação das Artes, é a vez do Mesura, que recebe Gabi Nunes para passear do samba romântico ao pagode raiz.

Feira Mais Vinil no Domingo na Estação

O domingo (5) é de Feira Mais Vinil, de 10h às 15h. Enquanto os amantes dos discos garimpam, o som fica por conta do DJ Nego Célio, durante a manhã, e dos DJs Aires e Kinas a partir do horário do almoço no Mercado AlimentaCE.

Já a criançada poderá participar da Oficina de Pintura Infantil “Minha Primeira Paleta de Cores”, com Iure Tavares e Fleuri Cardoso. A atividade navega pela experiência da descoberta do mundo das cores na infância e as relações colorísticas que dela advém. Por meio da distribuição de godês, tintas guache, pincéis e demonstrações práticas, as crianças serão instigadas, a partir de cores primárias, a criar cores secundárias e terciárias e construir sua própria paleta de cores, dando livre curso à sua capacidade criativa.

Entre 11h e 12h, o público poderá se divertir também com a intervenção Gran Circo Malabar, ação em parceria com o Sesc Ceará. Trata-se de um espetáculo lúdico de grande interação, que apresenta o malabares no olhar do palhaço popular. O Palhaço Pitchula combina habilidade e muita gaiatice em uma aventura pela tradição do circo e da cultura popular. Monociclo, Clavas, Bolinhas, Corda bamba, uma a uma, diferentes técnicas vão aparecendo e cativando a atenção dos espectadores, levando-os entre risos, surpresas e desafios, ao grande truque final.

Fim de semana na Estação das Artes

Dias 03 a 05.05

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

Entrada gratuita.

Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em

recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Programação detalhada da semana: dias 03 a 05 de maio

Sexta, 03

Horário da programação: 18h às 22h

19h30 às 20h30 – Zú do Forró (Parceria Sesc)

21h às 22h – Baila Comigo, com Dedim Gouveia Jr (Parceria Sesc)

Entrada sujeita à capacidade do espaço.

Classificação indicativa: 18 anos.

Sábado, 04

Horário da programação: 17h às 22h

17h às 19h30 – Belinho convida Rafael Melo

20h às 22h – Mesura convida Gabi Nunes

Entrada sujeita à capacidade do espaço.

Classificação indicativa: 18 anos.

Domingo, 05

Horário da programação: 10h às 15h

10h às 15h – Feira Mais Vinil

10h às 12h – DJ Nego Célio