Abril Indígena na Estação das Artes traz programação com povo Fulni-ô e DJ Rapha Anacé

17 de abril de 2024 - 11:14 # # # #

Na sexta (19.04), a cena Rock na Estação será contemplada com shows de Neto Inácio e Cancerianos sem Lar. Já no sábado (20.04), é a vez do hip hop, com DJ Rudeboy e Erivan Produtos do Morro

A Estação das Artes, espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante, celebra o Abril Indígena neste fim de semana. A programação reúne apresentação cultural do povo Fulni-ô e um set do DJ Rapha Anacé, no Domingo na Estação (21). Os gêneros rock e o hip hop também são contemplados nas atividades gratuitas e abertas ao público de sexta (19) e sábado (20), respectivamente.

A agenda começa nesta sexta (19), a partir das 18h, com o show “Rock Nordestino”, de Neto Inácio. O artista traz um repertório que dá uma repaginada em clássicos da região. Com letras e arranjos peculiares, ele propõe uma sonoridade própria, com samplers e pitadas de elementos da música regional.

Em seguida, às 20h, sobe ao palco a banda Cancerianos Sem Lar, com o show “Krig-ha, Bandolo! 50 anos da Mosca na Sopa”. Fundado em 2014, o grupo celebra dez anos de tributo ao rockeiro,  executando com a maior fidelidade musical possível a obra de Raul Seixas, sem adotar a postura de cover, seja no figurino ou no vocal.

Hip hop na Estação

No sábado (20), a partir das 18h, o DJ Rudeboy apresenta um set de brasilidades, soul, R&B e samba, seguido do show “Hip Hop Instrumental”, de Erivan Produtos do Morro. Na apresentação, além dos tradicionais toca-discos, haverá o acompanhamento de guitarra, baixo, bateria e a participação de violino e gaita.

A integração entre os elementos eletrônicos e instrumentais proporciona uma atmosfera única, na qual cada música ganha uma nova dimensão sonora. A combinação dos beats do hip-hop com a performance ao vivo da banda cria uma energia contagiante que envolve e cativa o público.

O “Hip-Hop Instrumental” ainda traz uma fusão de estilos musicais, que vai desde o trap, rock e funk até as autênticas sonoridades da música regional nordestina, como embolada, repente e baião, conectando-se com a diversidade e unindo pessoas de diferentes origens e gostos numa jornada de pura vibração musical.

Abril Indígena

O Domingo na Estação (21) vem com uma programação especial em alusão ao Abril Indígena. Entre 10h e 11h, o público vai apreciar o grupo Thynya Thudya, da etnia Fulni-ô, de Águas Belas (PE), com o projeto “Cafurnas e samba de coco Fulni-ô”. A apresentação artístico-cultural tem como objetivo a valorização e a difusão da arte e da cultura indígena do nordeste, e convida todas as pessoas a cantarem e dançarem coletivamente.

Além do espetáculo musical, a comunidade irá expor para venda artesanatos que trazem a simbologia da etnia, como chapéus, colares, brincos, pulseiras, instrumentos musicais e objetos ritualísticos.

Em seguida, é a vez do DJ Rapha Anacé trazer para a Gare o projeto Tecno Tapera. O set incluirá uma fusão de gravações feitas nas aldeias e comunidades com músicas populares brasileiras. Além de proporcionar entretenimento e diversão, a apresentação de Rapha busca conscientizar e estabelecer uma conexão especial com todos os presentes, fundindo ritmos ancestrais com batidas contemporâneas.

Enquanto isso, durante toda a manhã, o público infantil vai usufruir da oficina “Oceania, O Mar: Colagem com Formas Orgânicas”, com mediação de Iuri Tavares e Fleuri Cardoso. Nesta ação educativa, as crianças serão convidadas a observar as formas da natureza para extrair seres vivos de papéis coloridos, e instigadas a entender como as diferentes cores interagem, criando contrastes e semelhanças ao serem sobrepostas na colagem.

Após o almoço, é a vez  da Gare receber a V Chora Iracema – A Roda Como Lugar de Encontro, com o grupo “Não Insistas, Rapariga!” convidando Dany Danttas (PB). O show faz, ao mesmo tempo que uma homenagem à maestrina-mor Chiquinha Gonzaga, uma provocação, no sentido de dar a conhecer ao público e à própria categoria de músicos e musicistas, recortes da extensa produção musical feita por mulheres no âmbito do Choro, mas ainda em boa parte desconhecida.

Vale lembrar que durante todo o domingo, o público poderá desfrutar dos restaurantes e conferir os produtos da Feira Agroecológica do Mercado AlimentaCE.

Fim de semana na Estação das Artes

Dias 19 a 21.4

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

Entrada gratuita.

Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em

recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Sexta, 19

Horário da programação: 18h às 22h

18h às 19h30 – “Rock Nordestino”, com Neto Inacio

20h às 21h30 – “Krig-Ha, Bandolo! 50 anos da Mosca na Sopa”, com Cancerianos sem Lar

Acesso gratuito

Entrada sujeita à capacidade do espaço.

Classificação indicativa: 18 anos.

Sábado, 20

Horário da programação: 18h às 22h

18h às 19h50 – DJ Rudeboy

20h às 20h50 – “Hip Hop Instrumental”, com Erivan Produtos do Morro

Entrada sujeita à capacidade do espaço.

Classificação indicativa: 18 anos.

Domingo na Estação, 21

Horário da programação: 10h às 15h

10h às 13h – Oficina Infantil – Oceania, O Mar: Colagem com Formas Orgânicas, com Iuri Tavares e Fleuri Cardoso

10h às 11h – Cafurnas e samba de coco Fulni-ô, com Thynya Thudya Fulni-ô