Nesta sexta-feira (12) Casa de Saberes Cego Aderaldo realiza a Noite Cultural com livro, exibição e feira criativa

9 de abril de 2024 - 09:57 #

“Versos que Transformam: Uma Noite de Poesia na Sexta Cultural”

No dia 12 de abril de 2024 a Casa de Saberes Cego Aderaldo irá realizar a sexta cultural, destacando suas principais atrações, como exposição de fotografia, lançamento de livro, cine beija-flor e feira de economia criativa. Destaque também a importância da diversidade cultural.

A programação é um convite para se conectar com a riqueza cultural que nos cerca, uma oportunidade de celebrar a beleza da diversidade e fortalecer os laços comunitários. Não perca essa chance de vivenciar momentos memoráveis e inspiradores!

Sobre o documentário “Fausto: folia das formas”

Dividida em três partes, a série traz o depoimento de personalidades de variados campos, na tentativa de esboçar um panorama temático variado em torno do legado do homenageado. Fausto Nilo é um artista cearense, de Quixeramobim, com uma marca monumental na cultura brasileira. São mais de quinhentas canções e mil gravações feitas com e para artistas dos mais variados gêneros e estilos musicais.

Sobre a Lançamento do Livro Madalena – Caroline Diniz

“Madalena” não é apenas um livro de poesias, é um manifesto de amor-próprio, resistência e inclusão. Escrito pela perspectiva sincera e corajosa de uma mulher bissexual, filha de nordestinos e criada na periferia, este livro oferece uma visão autêntica e emocionante das experiências vividas por mulheres, LGBTQIAP+, negros, nordestinos e periféricos.

A autora, cujo pseudônimo é Madalena, mergulha nas profundezas de sua própria identidade e contexto social para compartilhar reflexões poderosas e versos carregados de emoção, experiência e sabedoria. Cansada das opiniões equivocadas e preconceituosas que permeiam sua realidade, Madalena decidiu dar voz às suas próprias experiências e às daqueles que muitas vezes são marginalizados ou silenciados.

Sobre a Exposição “EM FOCO: REVELAÇÕES DE ALMAS INQUIETAS”

A exposição tem o objetivo de revelar as inquietações desse universo não binário, é provocar uma reflexão sobre a natureza do que somos e lutamos, das experiências que vivemos e compartilhamos, das formas que expressamos e sentimos a diversidade da vida. As fotografias tornam-se janelas para um universo onde o gênero é uma obra poética em tensão, transformação, desafiando a normatividade.

Permita-se sentir a estética e ética da não binariedade, um prisma de cores e formas que desafiam a rigidez dos conceitos normativos, emergindo como um suspiro melódico, buscando romper as dicotomias impostas pela sociedade, onde cada imagem é um verso, que tece a complexidade das almas inquietas, relevando a danças dos múltiplos corpos em movimento pela garantir e o direito de viver no mundo.

Sobre a Bodega da Casa

Bodega da Casa é um projeto que visa fomentar a economia criativa no Sertão Central, desenvolvido na Casa de Saberes Cego Aderaldo (CSCA), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerido pelo Instituto Dragão do Mar, na cidade de Quixadá. A ideia reúne e apoia iniciativas de pequenos empreendedores no formato de feirinha, nos segmentos de gastronomia, artesanato, reciclagem, brechós, dentre outros.

Sobre a Casa de Saberes

A Casa de Saberes Cego Aderaldo é um equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, voltado à arte, à educação e ao patrimônio cultural. Construída coletivamente, dialoga com os diversos agentes, segmentos, setores e instituições da região do Sertão Central, buscando fomentar a pesquisa, a formação, a difusão e a fruição das expressões culturais.

Sexta Cultural – Quixadá
12 de abril de 2024 – Sexta-feira