Com apoio da Secult, 14ª Bienal de Dança segue com programação até o dia 7 de abril

2 de abril de 2024 - 13:11 # # #

Cena do espetáculo “CorpoMar” da Arreios Cia. de Dança (Foto: divulgação)

Com acesso gratuito, os ingressos para os espetáculos da Bienal em Fortaleza podem ser retirados de forma online na plataforma Sympla e nas outras cidades o acesso será por ordem de chegada, sempre respeitando a capacidade de público de cada espaço.

A 14ª edição da Bienal Internacional de Dança do Ceará, considerada um dos mais importantes eventos de dança da América do Sul, teve início na última quinta-feira, dia 28 de março, chamando a atenção para a questão do envelhecer na dança. Companhias e artistas da dança que cruzam décadas produzindo, dançando e instigando público e crítica a cada nova criação, contemplam boa parte da programação, que já passou por Paracuru e segue até o dia 7 de abril em Fortaleza. Além da capital, a Bienal acontecerá em Pacatuba (1 e 3/4), Itapipoca (4 a 6/4) e Trairi (5 e 6/4). Com acesso gratuito, toda a programação pode ser conferida no site bienaldedanca.com

Em Fortaleza, as apresentações artísticas e atividades formativas seguem no Theatro José de Alencar; na Sala de Dança Flávio Sampaio e Teatro B. de Paiva, do Hub Cultural Porto Dragão; no Teatro Dragão do Mar do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura; e no ICA – Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará. Entre as atrações estão André Braga e Cláudia Figueiredo (Portugal), da Cia. Circolando, com o espetáculo “Feedback”; Gerson Moreno (Ceará), com “Sobre Aquilo Que Permanece”; Esther Weitzman Cia. de Dança (Rio de Janeiro), com “BREVE”; e Rita Cioffi (Itália), da Cie. Aurelia (França),  com “After Slows”.

Fringes – Além disso, na capital, até o dia 5 de abril, após a programação de espetáculos, artistas e público poderão se confraternizar nas Fringes da Bienal de Dança, no Esquina Brasil – Gastronomia e Cultura, marcando a pré-inauguração do local, que será aberto oficialmente no dia 6 de abril. As festas começam às 22h, ao som de DJs convidados e outras atrações.

Em Pacatuba, as atividades serão realizadas no Sobrado da Abolição. Nesta segunda (01/04), Silvia Moura apresenta o espetáculo “Escuta do tempo”, com Priscila Queiroz e Michele Tajra, às 18h30. No dia 03, Rosa Primo profere a palestra “Autismo: quando uma temporalidade outra dança em mim”, que é aberta ao público, e conduz com Jônatas Joca a Residência artística “Dançar entre infâncias e autismos”. Estas atividades formativas também acontecerão em Itapipoca e Trairi.

Em Itapipoca, a programação será no Círculo Operário. Entre as apresentações estão os “CorpoBaião: como permanecer juntes?”, resultado do Percurso de Criação de Brunno de Jesus (Bahia) e Gerson Moreno (Ceará), e “Reza Caseira”, de Edivaldo Batista (Ceará) e Wellington Gadelha (Ceará). Já em Trairi, no Litoral Oeste do Ceará, a Bienal estará na Comunidade Educacional Padre Anchieta – CEPAN Ceará. Entre as atrações, Arreios Cia. de Dança (Ceará), com “CORPOMAR”, e Thiago Patricio (Ceará), com “Corpo Sabedor”.

ACESSO À PROGRAMAÇÃO

Os ingressos para os espetáculos que acontecem em Fortaleza podem ser retirados de forma online na plataforma Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/bienaldedanca, com o limite de dois por pessoa. O link pode ser acessado pelo site www.bienaldedanca.com e no perfil da Bienal no Instagram: @bienaldedanca. Nas demais cidades o acesso é por ordem de chegada, sempre respeitando a capacidade de público de cada espaço.

PLATAFORMA CORPOS LONGEVOS

Além das apresentações, de 2 a 5 de abril, às 10h, a Bienal transmite ao vivo, em seu  canal do Youtube, o seminário “Envelhecer na Dança – o que perdura nos corpos?”, que integra a Plataforma Corpos Longevos, da Bienal de Dança. Esta atividade acontece de forma presencial no Auditório do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará – ADUFC somente para alunos do Instituto do Curso de Graduação em Dança da UFC. Link do canal: https://www.youtube.com/@bienalinternacionaldedancadoce.

Apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Eshttps://www.youtube.com/@bienalinternacionaldedancadocetado do Ceará, Enel Distribuição Ceará e Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, a 14ª Bienal Internacional de Dança do Ceará é uma realização da Indústria da Dança, tendo como patrocinadores Cagece, Banco do Nordeste (BNB) e Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Instituto Dragão do Mar, Cineteatro São Luiz, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Hub Cultural Porto Dragão, Escola Porto Iracema das Artes, Theatro José de Alencar, Instituto Mirante, Mercado AlimentaCE, Estação das Artes e Secretaria da Cultura do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Mecenato). Apoio Cultural: Enel Distribuição Ceará. Este projeto conta ainda com a parceria do Consulado Geral da França em Recife, do Centro Cultural Companhia de Dança de Paracuru, do Sobrado da Abolição /Centro Cultural Eduardo Campos – Pacatuba, da ADUFC, Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Universidade Federal do Ceará,  do Círculo Operário de Itapipoca, da Prefeitura de Itapipoca, da Prefeitura de Paracuru e da Prefeitura de Trairi, sendo realizado por meio do Edital de Apoio a Festivais Culturais do Ceará da Secretaria da Cultura do Ceará, via Lei Paulo Gustavo.

SERVIÇO

XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará – Até o dia 7 de abril de 2024 com programação em Fortaleza (1/3 a 7/4), Paracuru (28 a 30/3), Pacatuba (1º e 3/4), Itapipoca (4 a 6/4) e Trairi (5 e 6/4). A programação completa pode ser consultada no site bienaldedanca.com e no Instagram @bienaldedanca. Informações: bienaldedancace@gmail.com. Toda a programação tem acesso gratuito, respeitando a classificação indicativa dos espetáculos e a capacidade de público dos equipamentos.