Theatro José de Alencar celebra Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo (27)

27 de março de 2024 - 13:41

Foto: Grupo Desequilibrados - Junto e Misturado

Maratona de apresentações gratuitas iniciam ao meio-dia, no Saguão, e encerra no Palco Principal, às 19h30, com o teatro de bonecos do Grupo Bricoleiros 

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), abre suas portas para celebrar duas datas especiais: o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo. 

Totalmente gratuita, a programação tem início ao meio-dia, no Saguão, e encerra no Palco Principal, às 19h30. Neste dia, especialmente, as tradicionais Visitas Guiadas serão gratuitas em todos os horários: 9h, 10h, 11h, 14h, 15h e 16h. Vindas diretamente do Grupo Garajal, de Maracanaú, as palhaças Fifi e Pipoca serão as grandes mestras de cerimônia do evento. Confira em detalhe todas as atrações:

12h

[MÚSICA] Bloco Como Raul Já Dizia apresenta: “Festa Mosca na Sopa”

Local: Saguão

Duração: 60min

Classificação: Livre

Gratuito

“Raul Seixas e Raulzito, que sempre foram o mesmo homem, juntos, também eram uma grande mosca, que perturba, que tira o sono. E como não adianta dedetizar, pois se mata uma vem outra no lugar, o bloco “Como Raul Já Dizia” vem para zumbizar com a “Festa Mosca na Sopa”. Além de botar todo mundo para dançar, misturando rock com maracatu, baião, quadrilha, marchinha e carimbó, o Bloco também se joga na folia e encarna os personagens do Raul “Al Capone”, o “Caubói Fora da Lei”, o “Maluco Beleza”, o “Ave Maria da Rua”, “Dr. Pacheco” e “o Diabo”. O ápice da festa fica por conta da performance da Grande Mosca, num ritual em que banda e a plateia se misturam, formando uma Sociedade Carnavalesca Alternativa.

15h 

[TEATRO] Cangaias Coletivo Teatral apresenta: “O Fantástico Circo do Artista da Fome”

Local: Palco Principal (100 lugares)

Duração: 50min

Classificação: Livre

Gratuitodistribuição de senhas 1h antes, por ordem de chegada

A apresentação de um número especial, o show de um jejuador profissional que possui a capacidade de não se alimentar durante quarenta dias. Em meio a apresentação, a relação entre artista e obra se desvia para um retrato sobre o ofício e sobrevivência. “O Fantástico Circo do Artista da Fome” é o espetáculo comemorativo de uma década de trabalhos ininterruptos do Cangaias Coletivo Teatral na cena cearense.

16h30

[TEATRO] Grupo de Teatro Olho Mágico apresenta: “De algum lugar para lugar nenhum”/ Parceria: BECE

Local: Palco Principal (40 lugares)

Duração: 30min

Classificação: Livre

Gratuitodistribuição de senhas 1h antes, por ordem de chegada

“De Algum Lugar para Lugar Nenhum” é uma comédia inspirada na técnica do Teatro dos Sentidos encenada por 23 atores cegos ou com baixa visão, 01 ator vidente – que faz a narração e audiodescrição das cenas – e 02 atores videntes provocadores. O espetáculo, que se passa num ônibus em movimento, convida o público a vendar seus olhos e sentar-se nos bancos vazios de passageiros, embarcando numa viagem excêntrica e inusitada. A narrativa traz diversas situações cotidianas que ocorrem dentro de um ônibus num dia de chuva. Durante o percurso, sobem figuras emblemáticas, como vendedores ambulantes até o candidato a deputado e o público vai experimentando a narrativa a partir das estimulações sensoriais remanescentes (audição, tato, olfato e paladar). Tais estímulos são conduzidos pelos atores provocadores durante todo o espetáculo, que inicia na estação “Algum Lugar” até que o ônibus finalmente chegue à “Lugar Nenhum”. O convite da peça é o de embarcar todo o público (videntes e pessoas com deficiência visual) numa divertida viagem sensorial, trazendo a plateia para dentro da cena, permitindo compartilhar cheiros, sabores, texturas e vivenciar esteticamente o mundo sem o sentido da visão.

17h

[CIRCO] Grupo Desequilibradoz apresenta: “Junto e Misturado”

Local: Calçada

Duração: 60min

Classificação: Livre

Gratuito

Nos maravilhosos encontros de uma vida, Genisvalda, assim como João Grilo e tantos outros do nosso imaginário popular, vive a encantar com sua forma de ser, de viver e de se divertir vendendo seu chup-chup do amor, até que um dia se depara com uma trupe que por meio de sua arte encanta e se deixa encantar por onde passa e como em um maravilhoso baião de dois, traz a possibilidade de uma boa mistura.

18h

[PERFORMANCE] Waldírio Castro apresenta: “Rainha do Milho”

Local: diversos espaços (itinerante)

Duração: 60min

Classificação: Livre

Gratuito

O trabalho foi contemplado no edital de ocupação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e consistiu em uma deriva onde o performer caminha entre os espaços comuns do centro cultural, segurando uma caixa de som e vestido com uma saia de quadrilha junina. Como trilha, áudios com respostas de algumas crianças acerca das seguintes perguntas: “Você já viu um menino usando vestido?” “O que você pensa sobre isso”. Seguido dessas respostas ouvimos músicas utilizadas em quadrilhas juninas nordestinas. O projeto “Rainha do Milho” nasce a partir de dispositivos autobiográficos que atravessam manifestações culturais da cidade de origem do performer (Campina Grande – PB) e o afetam enquanto sujeito LGBTQIAPN+.

18h

[PERFORMANCE] M Dias Preto apresenta: “O sonho não falha”

Local: diversos espaços (itinerante)

Duração: 60min

Classificação: Livre

Gratuito

O cotidiano de labuta de muitos cearenses acaba por alienar sua vivência terrestre, fazendo-os esquecer de seus sonhos mais pueris. Todos nós existimos para sonhar, porém, com a velocidade dos dias, nos esquecemos e passamos a viver no automático. Para quebrar este padrão e fazer um convite para a possibilidade de fabulação da realidade, a performance “O sonho não falha” convida a pintura de bandeiras-sonhos a serem hasteada a fim de reativar os sonhos adormecidos. Um processo de cura e retomada ao eixo da sua essência.

18h

[FOTOGRAFIA] Abertura da exposição “Recortes da Cena – Memórias de Um Olhar Itinerante”/ Curadoria: Kennedy Saldanha

Local: Galeria Ramos Cotoco (Anexo CENA)

Classificação: Livre

Gratuito

A exposição gira em torno de fragmentos fotográficos que foram reunidos para compor uma narrativa dos espetáculos que tiveram como palco, os espaços cênicos Theatro José de Alencar. A exposição não celebra apenas os espetáculos que passaram pelo TJA, mas os artistas da cena cearense, os ex-alunos do Curso Princípios Básicos de Teatro, aqueles que abdicaram do ofício e sobretudo para aqueles que continuam acreditando que resistir é preciso. 

18h30

[PERFORMANCE] Bárbara Banida apresenta: “Bixa Cura – Uma conversa silenciosa sobre as dores”

Local: Praça Mestre Boca Rica (Anexo CENA)

Duração: 60min

Classificação: Livre

Gratuito

A performance “Bixa Cura – Uma conversa silenciosa sobre as dores” é um ritual de acolhimento e alívio dos acúmulos, protagonizada por duas pessoas trans, compondo uma zona de fortalecimento de corpo e de rede contrahegemônica, por meio do ato simbólico de cobrir o rosto com curativos. Bárbara Banida é transartista, curadora, docente-pesquisadora e gestora cultural que pesquisa as relações entre criação em arte contemporânea, transgressão de gênero, performance, percursos da violência, pintura e ecologia do Fim do Mundo, com foco em hibridismo entre linguagens artísticas. Gestora da Banida Plataforma.

19h30

[TEATRO] Grupo Bricoleiros apresenta: “Criaturas de Papel”

Local: Palco Principal (711 lugares)

Duração: 60min

Classificação: Livre

Gratuito – retirada de ingressos pelo Sympla (https://bitlybr.com/wzGr)

O espetáculo fala de encontros e partidas enquanto força fundamental do pulso de existir e habitar um espaço, enquanto vínculos constitutivos do percurso de viver. Encontros e partidas na perspectiva da poesia das relações e fonte da matéria que nos constitui enquanto seres que no mesmo ato simples de existir, apreendem e constroem o sentido para o mundo. A partir de um simples cilindro branco inicia-se uma sequência de aparições de seres feitos de papel. Um menino-papel centra as atenções e as cenas giram em torno dos amigos que esse menino faz. Os amigos vêm e ao partirem entristecem o menino. Encontros e partidas formam a teia principal desse espetáculo. Seus ganhos e perdas parecem nos comunicar que a vida é feita de construções e desconstruções de realidades e momentos. Encenação primorosa no sentido do rigor técnico, onde percebemos um trabalho sério de exploração do universo do teatro de bonecos e de exploração das muitas intensidades e riquezas interpretativas que as intenções num personagem-boneco podem gerar.

SERVIÇO

Dia Mundial do Teatro | Dia Nacional do Circo no TJA – 2024

Data: 27 de março (quarta-feira), de meio-dia às 20h30

Local: Theatro José de Alencar (Rua Liberato Barroso, 525, Centro)

Programação gratuita