Bienal da Dança traz Jorge Garcia, em abril, ao Ceará com o novo espetáculo “Estudos para Quimera”, em parceria com a argentina Irupé Sarmiento

27 de março de 2024 - 11:02 # # # #

Cena do espetáculo “Estudos para Quimera”, de Jorge Garcia e Irupé Sarmiento (Foto: Silvia Machado)

O espetáculo será apresentado no dia 2 de abril no Teatro Dragão do Mar, como parte da XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará

Um dos mais conceituados e requisitados coreógrafos brasileiros da atualidade, o pernambucano Jorge Garcia, volta ao Ceará em abril, a convite da XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará, que acontecerá de 28 de março a 7 do próximo mês. Ele apresentará “Estudos para Quimera”, seu novo trabalho, criado em parceria com a bailarina argentina Irupé Sarmiento. Será no dia 2 de abril, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. Com acesso gratuito a toda a programação, a Bienal de Dança é apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, Enel Distribuição Ceará e Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural. Todos os detalhes estão disponíveis no site www.bienaldedanca.com.

Jorge Garcia tem uma relação antiga com a Bienal de Dança do Ceará, com apresentação de trabalhos em outras edições e participação em ações formativas. Em 2021 ele foi homenageado na Bienal, como reconhecimento por sua trajetória artística. Além de “Estudos para Quimera”, é também de Jorge Garcia “Canto do povo de um lugar”, obra concebida durante o Percurso de Criação realizado na 2ª Bienal Criança, entre março e abril de 2023, com alunos da Escola de Dança de Paracuru. Este trabalho será apresentado na noite de abertura em Fortaleza, dia 28 de março, a partir das 18h, no Cineteatro São Luiz, e no dia 5 de abril na Comunidade Educacional Padre Anchieta, em Trairi.

“Estudos para Quimera” é o primeiro processo de pesquisa dos bailarinos para a criação do espetáculo “Quimera”. “Quimera é um sonho, ilusão ou produto da imaginação, de um desejo, que apesar de ser muito improvável de se tornar uma realidade, reflete sobre os tempos em que vivemos, onde o horror e o absurdo são naturalizados. A destrutividade, a manipulação, a sede de sangue estiveram sempre aí? Ou os acontecimentos ajudaram a acontecer? Um lugar vazio onde tudo é possível. Onde a ilusão e a devastação se misturam de forma sutil e orgânica”, explica Jorge Garcia.

O artista

Jorge Garcia iniciou seus estudos na dança em 1991, em Recife. Em 1995, entrou na Cisne Negro Cia de Dança em São Paulo e, em 1997, foi para o Balé da Cidade de São Paulo, onde atuou como bailarino e coreógrafo, sendo ainda convidado para determinados projetos. Em 2005, criou a Jorge Garcia Companhia de Dança, que exercita a coreografia para teatro, circo, cinema, óperas, publicidade e companhias de dança. O artista, desde 2003, vem desenvolvendo um trabalho de improviso, vídeo e performances nas ruas de diversas cidades no Brasil e no exterior, junto a outros artistas-criadores do grupo GRUA – Gentlemen de Rua.

Apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, Enel Distribuição Ceará e Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, a 14ª Bienal Internacional de Dança do Ceará é uma realização da Indústria da Dança, tendo como patrocinadores Cagece, Banco do Nordeste (BNB) e Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Cineteatro São Luiz, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Hub Cultural Porto Dragão, Escola Porto Iracema das Artes, Theatro José de Alencar, Mercado AlimentaCE, Estação das Artes e Secretaria da Cultura do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Mecenato). Apoio Cultural: Enel Distribuição Ceará. Este projeto conta ainda com a parceria do Centro Cultural Companhia de Dança de Paracuru, do Sobrado da Abolição /Centro Cultural Eduardo Campos – Pacatuba, da Prefeitura de Itapipoca, da Prefeitura de Trairi e da Prefeitura de Paracuru, sendo realizado por meio do Edital de Apoio a Festivais Culturais do Ceará da Secretaria da Cultura do Ceará, via Lei Paulo Gustavo.

“Estudos para Quimera”

Concepção, coreografia e interpretação: Irupé Sarmiento e Jorge Garcia

Iluminação: Rossana Boccia

Assessoria na Trilha Sonora: Eder ‘O’ Rocha

Figurino: Irupé Sarmiento e Jorge García

Design Gráfico: Sonaly Macedo

Produção: Caroline Zitto

Apoio: Giselle Bellot Escola de Dança

SERVIÇO

“Estudos para Quimera”, de Irupé Sarmiento e Jorge Garcia – Dia 02 de abril de 2024, às 19h, no Teatro Dragão do Mar, em Fortaleza, como parte da XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará. Mais informações no site bienaldedanca.com e no Instagram @bienaldedanca. Informações: bienaldedancace@gmail.com.

Vídeo do espetáculo: