Show de Nego Gallo e Baile Marrom de Emiciomar são destaques na Estação das Artes neste fim de semana

21 de março de 2024 - 11:31 #

Domingo na Estação apresenta Roda de Choro com Não Insistas, Rapariga e programação infantil

Nego Gallo, Emiciomar, Má Dame, Ynaiã e Piájay são destaques da programação musical do fim de semana na Estação das Artes — espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. Gratuitas, as atividades incluem Baile Marrom na sexta (22), show “O importante é enquanto se é presente” no sábado (23) e Domingo na Estação (24) com pintura infantil e espetáculo “D. Menina”, do K’Os Coletivo.

A programação começa a partir das 17h30 da sexta-feira (22), com Baile Marrom. Festa idealizada pelo cantor Emiciomar em colaboração com artistas independentes que atuam em Fortaleza, esta edição recebe Má Dame e Ynaiã. A ideia é proporcionar o encontro entre diferentes faces da música popular periférica — como reggae, dancehall, reggaeton, forró, hip-hop e funk por meio da música eletrônica.

Artista pacajuense e idealizador do movimento, Emiciomar é beatmaker, DJ, MC, músico, produtor, compositor, escritor, editor e cantor. Para o Baile Marrom na Estação das Artes, convida Má Dame, criada nos saraus e movimentos culturais de rua, que energiza o palco com suas letras afiadas e batidas pesadas, explorando temas sociais e experiências pessoais de uma maneira original. A DJ, MC, poeta e artista circense Ynaiã também soma-se à festa com um repertório que vai de reggae ao rap, passando por dancehall e funk, para criar uma experiência sonora única e envolvente.

No sábado (23), DJ Piájay abre a programação a partir das 17h. Entusiasta da música urbana de periferia, o artista mescla uma diversidade de ritmos, desde o hip hop, R&B, funk até bass music. Sua abordagem musical está entrelaçada com os princípios de resistência e transformação, ao reconhecer na linguagem artística uma ferramenta para expressar identidade cultural.

A partir das 20h, o MC e compositor Nego Gallo volta ao palco da Estação das Artes para apresentar seu show “O importante é enquanto se é presente”. O espetáculo marca os passos que o artista dá rumo ao lançamento do seu novo álbum, “YOPO”. O rapper, premiado duas vezes no Prêmio Hutúz ao lado do parceiro Don L, celebra grandes sucessos do antigo álbum “Veterano” e revive momentos emblemáticos da carreira, testemunhando sua evolução musical.

“O Importante é Enquanto se é Presente” conta com participações de artistas parceiros trazendo aspectos visuais, sonoros e imersivos para a Gare da Estação das Artes. No palco, o público terá oportunidade de ouvir e presenciar músicas de “YOPO” antes do lançamento oficial do disco.

Domingo na Estação

O Domingo na Estação (24) desta semana começa com atividades dedicadas à garotada. A atividade Pintura Infantil – Gravura com Carimbos será ministrada pelos oficineiros Fleuri Cardoso e Iuri Tavares a partir das 10h. A brincadeira propõe uma experimentação da gravura com carimbos sobre uma área de papel kraft fixado ao chão, com tinta guache e rolinhos de esponja. Os carimbos, aproximadamente 40 peças feitas em madeira e borracha, poderão ser combinados entre si para a criação de novas imagens, gerando assim uma grande estampa coletiva.

Também a partir das 10h, o K’Os Coletivo apresenta o espetáculo “D. Menina” para bebês a partir de seis meses de idade. A obra conta a história da vida de D. Menina, que cuida das suas plantas e animais, e seu maior pesadelo é saber que pode perdê-los.

O Chorinho na Estação toma conta da Gare a partir das 12h30: o Mercado AlimentaCE apresenta o grupo Não Insistas, Rapariga, um diálogo com o Mês da Mulher. O duo é formado por Maria Gigi Tubiba no violão de seis cordas e Letícia Marram no violão de sete cordas, pandeiro e bandolim, além de outras artistas convidadas. O repertório reúne compositoras como Chiquinha Gonzaga (autora do tema que dá nome ao grupo), Tia Amélia, Lina Pesce, Carolina Cardoso de Menezes, Luciana Rabello, Daniela Spielmann, Rafaela Quintino, entre outras.

Serviço

Fim de semana na Estação das Artes

Dias 22, 23 e 24.3

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

Entrada gratuita.

Obs: Em todos os dias de programação, é proibida a entrada com bebidas alcoólicas em

recipientes de vidro, cooler ou bolsa térmica.

Mais informações: Instagram @estacaodasartes.ce e @institutomiranteceara

Sexta, 22

Horário da programação: 17h30 às 21h30.

Baile Marrom, com Má Dame, Ynaiã e Emiciomar

Entrada sujeita à capacidade do espaço.

Classificação indicativa: 18 anos.

Sábado, 23

Horário da programação: 17h às 21h

DJ Piájay

Show “O Importante é Enquanto se é Presente”, com Nego Gallo

Entrada sujeita à capacidade do espaço.

Classificação indicativa: 18 anos.

Domingo, 24

Horário da programação: 10h às 15h.

10h às 13h – Pintura Infantil – Gravura com carimbos

10h30 às 11h – Espetáculo: “D. Menina”, com K’Os Coletivo

12h30 às 14h30 – Roda de Choro com Não Insistas, Rapariga! no Mercado AlimentaCE

Entrada sujeita à capacidade do espaço.

Classificação indicativa: Livre