Museu da Cultura Cearense oferta série de formações e atividades educativas gratuitas no mês de março

8 de março de 2024 - 09:53 # #

As inscrições podem ser efetuadas via formulário on-line ou na sede administrativa do Museu.

Museu do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, o Museu da Cultura Cearense oferta, ao longo do mês de março, uma série de atividades formativas gratuitas, cujas inscrições devem ser feitas via formulário virtual (bit.ly/inscricoesnomcc) ou na administração do Museu da Cultura Cearense, conforme calendário a seguir.

Abrindo a agenda educativa do mês, nesta quinta-feira (7), o MCC e a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) trazem a roda de bordado “Mulheres na Ciranda do Bordado”, que será conduzida pela bordadeira Iara Reis, a partir das 14h, na Varanda dos Museus. A ação integra a programação alusiva à exposição “Patrimônios, Memórias, Artes e Ofícios”, em cartaz no Museu da Cultura Cearense.

Até sábado (9), podem ser feitas inscrições para o curso “A Criação é um Processo: gesto artístico e educativo”, que será orientado pela artista visual, escritora, jornalista e arte-educadora Renata Froan. Voltada para educadores de equipamentos culturais, a atividade será dividida em quatro encontros, que partirão de uma noção mais ampla do que se trata a criação — pela perspectiva das artes/artes visuais —, para, gradativamente, entrar no campo do processo criativo e, por fim, dialogar com as práticas educativas. A cada dia, serão propostas discussões, leituras de textos e realizados exercícios de fabulação/criação. As aulas acontecerão nos dias 12 e 19 (terças), das 18h às 20h, em sala virtual restrita para inscritos, e nos dias 16 e 23 (sábados), das 9h às 11h, no Auditório do Dragão.

Até a próxima quinta-feira (14), podem ser realizadas inscrições para a “Vivência em Gravura”, oficina de gravura ministrada pelos artistas gravuristas Gerson Ipirajá e Zakira. Também realizada em parceria com EAOTPS, associada à exposição “Patrimônios, Memórias, Artes e Ofícios”, a atividade acessível em Libras acontecerá no dia 16 de março (sábado), das 13h30 às 17h30, na Varanda dos Museus.

As inscrições para a ação de difusão de caráter formativo “Patrimônio Negro, Narrativas e Educação Antirracista”, com a historiadora Cícera Barbosa estarão disponíveis até a próxima sexta-feira (15). Em alusão ao 25 de Março, dia da Carta Magna do Ceará, e ao debate patrimonial e cultura afrocearense, no intuito de desconstruir as narrativas eurocêntricas presentes na relação entre a abolição da escravidão e o território cearense, o MCC traz a professora Mestra debater o Patrimônio Negro Cearense, suas narrativas para uma educação antirracista e a formação de cidadania. O encontro acontecerá no dia 20 de março, das 18h30 às 20h, no Auditório do Dragão do Mar.

Até o dia 19 de março (terça-feira), serão recebidas inscrições para a visita guiada à exposição “Patrimônios, Memórias, Artes e Ofícios”, em cartaz na sala 2 do MCC, acompanhada de debate com a historiadora e coordenadora do Projeto Patrimônio para Todos, Hannah Mariah, e Maninha Morais, gestora executiva da EAOTPS, na Varanda dos Museus. O encontro, que é fruto de mais uma parceria com a EAOTPS, acontecerá no dia 23 de março (sábado), das 16h às 18h.

Além das formações de curta duração, o MCC, por meio do seu Núcleo de Ação Educativa, segue até domingo (10) com a seleção para estágio remunerado para a função de educador(a) e mídias sociais, com início previsto para abril, e as demais para a formação de cadastro de reservas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas via formulário on-line: bit.ly/estagionomcc. O edital completo pode ser acessado no link: bit.ly/selecaomcc.

Oportunidades

Seleção e cadastro de reserva nas áreas de Educação Patrimonial e Mídias Sociais do Museu da Cultura Cearense
Acesso gratuito mediante inscrições até 10/03, 17h, via bit.ly/estagionomcc
Link do edital completo: bit.ly/selecaomcc

Cursos de curta-duração

Vivência educativa “Mulheres na Ciranda do Bordado”, com Iara Reis [Mulheres em Cena / [Parceria EAOTPS]
Dia 7 de março (quinta-feira), das 14h às 17h
Na Varanda dos Museus
Acesso gratuito mediante inscrições até 06/03, via bit.ly/inscricoesnomcc ou na administração do Museu da Cultura Cearense. Classificação: 16 anos. 20 vagas. Duração: 180 min. Acessível em Libras.

Curso “A Criação é um Processo: gesto artístico e educativo”, com Renata Froan
Dias 12, 16, 19 e 23 de março (terças e sábados)
Aulas em sala virtual restrita para inscritos nos dias 12 e 19 (terças), das 18h às 20h, e aulas presenciais no auditório do Dragão nos dias 16 e 23 (sábados), das 9h às 11h
Acesso gratuito mediante inscrições até 09/03, 17h, via bit.ly/inscricoesnomcc ou na administração do Museu da Cultura Cearense. Classificação: 16 anos. 20 vagas. Público-alvo: educadores de equipamentos culturais.

Vivência educativa “Vivência em Gravura”, com Gerson Ipirajá e Zakira [Parceria EAOTPS]
Dia 16 de março (sábado), das 13h30 às 17h30
Na Varanda dos Museus
Acesso gratuito mediante inscrições até 14/03, 17h, via bit.ly/inscricoesnomcc ou na administração do Museu da Cultura Cearense. Classificação: 16 anos. 20 vagas.
Acessível em Libras.

[Ação de difusão de caráter formativo em alusão à Data Magna do Ceará] “Patrimônio Negro, Narrativas e Educação Antirracista”, com Cícera Barbosa
Dia 20 de março (quarta-feira), das 18h30 às 20h
No Auditório do Dragão do Mar