Governo do Ceará apresenta 20ª edição de Conselheiro Vivo celebrando o legado de Antônio Conselheiro e de Canudos

5 de março de 2024 - 09:01 # # # # #

De 7 a 13 de março, a cidade de Quixeramobim, no Sertão Central cearense, recebe mais uma edição do Conselheiro Vivo. Ao longo de mais de 20 anos, o evento, realizado por diversas entidades da sociedade civil e do poder público, consolidou-se como o mais importante fórum no Brasil de debate e de realização de eventos culturais que trazem para a contemporaneidade a memória de Antônio Conselheiro, líder religioso do Arraial de Belo Monte/Canudos (BA).

O tema desta 20ª edição do Conselheiro Vivo é “Justiça Social, Memória e Arte”. O evento conta com realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), via Casa de Antonio Conselheiro e Casa de Saberes Cego Aderaldo, espaços da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Durante os dias do evento, a programação é diversificada. Serão realizados debates, palestras, shows, oficinas livres e ações de formação em escolas da rede pública. Toda a programação é gratuita, livre para todos os públicos e ocorrerá em vários espaços da cidade de Quixeramobim.

O gestor da Casa de Antônio Conselheiro, Pedro Igor Pimentel, que é um dos curadores do 20º Conselheiro Vivo, destaca que o evento tem como missão levantar questões que são de relevância e de urgência nacional. “Este ano, o tema do evento é ‘Justiça Social, Memória e Arte’. O episódio de Canudos e de Antônio Conselheiro precisa ser cada vez mais discutido porque é um episódio revelador da nossa história, das nossas mazelas sociais e é um símbolo imortal de resistências libertárias”.

Pedro Igor enfatiza que o Conselheiro Vivo é um evento coletivo que pretende manter viva a memória de Canudos na contemporaneidade. “É um evento feito por diversas pessoas e instituições que compreendem a necessidade de a gente se reunir para trabalhar sempre a memória de Conselheiro porque Canudos é hoje, Canudos é amanhã e Canudos continua”.

Desde 2019, o evento faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Estado, mas ultrapassa os limites do Ceará. Pesquisadores, estudantes e interessados na temática Canudos/Conselheiro de todo o Brasil vêm à cidade para acompanhar os sete dias do evento.

Histórico

Antônio Conselheiro nasceu em 1830, em Quixeramobim (CE), e se tornou um importante personagem histórico por ter sido o líder espiritual e político do Arraial de Belo Monte (Canudos), fundado em 1893, às margens do rio Vaza-Barris, no sertão baiano. As prédicas de Conselheiro e a vida coletiva da comunidade, onde tudo era feito pelo bem comum, atraiu milhares de sertanejos que fugiam da fome provocada pela pobreza e pela seca e da exploração de seu trabalho por latifundiários e coronéis.

Por ter se tornado um exemplo que incomodava a ainda incipiente República, o Arraial de Canudos foi destruído no dia 5 de outubro de 1897 pela quarta expedição de tropas enviada pelo governo de Prudente de Morais. Mas o exemplo de resistência e de comunidade criado por Antônio Conselheiro em Canudos tem suscitado interesse ao longo dos anos, principalmente, do meio acadêmico e do campo das artes, notadamente, a partir da publicação do livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, lançado em 1902.

20º Conselheiro Vivo

O 20ª Conselheiro Vivo é uma realização da ONG Instituto do Patrimônio Histórico, Cultural e Natural de Quixeramobim (IPHANAQ); do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura e da Casa de Antônio Conselheiro, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM); da Prefeitura Municipal de Quixeramobim, do SESC-Ler; da Academia Quixeramobiense de Letras, Ciências e Artes (AQUILETRAS) e do Sebrae.

O evento tem apoio institucional da Câmara Municipal de Quixeramobim; da Casa de Saberes Cego Aderaldo, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM); do Sebrae; do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste; do Centro Cultural Banco do Nordeste; e do Governo Federal.