Centro Dragão do Mar recebe mostra artística gratuita da Porto Iracema das Artes a partir desta sexta-feira (1º)

29 de fevereiro de 2024 - 11:23 # # # #

 

Composta de projetos desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Escola, a 11ª MOPI traz ao Centro Dragão do Mar, ao longo de março, apresentações gratuitas de dança, música, teatro e artes visuais, além de pitching de roteiros de cinema.

 

Entre os dias 1º e 24 de março, espaços diversos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura recebem parte da programação da 11ª edição da Mostra Porto Iracema das Artes, que traz apresentações gratuitas em Dança, Música, Teatro, Artes Visuais e Cinema. As apresentações são fruto de projetos desenvolvidos por artistas/alunos dos Laboratórios de Criação da Escola. O acesso é gratuito, limitado à capacidade de cada espaço, sendo necessária a retirada de ingresso para as apresentações no Teatro Dragão do Mar, disponibilizadas uma hora antes, na bilheteria do local. Informações: https://www.dragaodomar.org.br/

Dança

Três projetos de dança são apresentados no Teatro Dragão do Mar, sempre com acesso gratuito, mediante a retirada de ingresso uma hora antes, na Bilheteria.

No dia 1º (sexta-feira), às 19h, acontece a apresentação de “Dançarinar”. Desenvolvido pelo artista Joubert Arrais, com a colaboração do/as artistas Mestre Valdir, Dane de Jade e Flávia Gaudêncio, e sob a tutoria de Helder Vasconcelos, o projeto tem pesquisado o dançar solo como brincadeira-treino e improvisação-combate, experimentando interfaces e atualizações do corpo brincante cearense com a relação humano-animal presente nas figuras/entremeios dos reisados de Juazeiro do Norte e nas performances cabaçais solo dos Irmãos Aniceto.

Em seguida, às 20h, Thiago Soares, Luana Silva e Manoel Saldanha apresentam “Corpo Sabedor”. Desenvolvido pelo artista Thiago Soares Patrício, com a colaboração dos/as artistas Luana Sousa, Manoel Saldanha, e tutoria de Alicio Amaral, o projeto acessível em Libras semeia o corpo como um mestre sabedor que faz de si território de diálogos e encantarias cênicas, onde se propõe a investigar uma corporeidade nascida a partir do trajeto fronteiriço entre os folguedos populares cearenses do Reisado de Papangus, a Dança do Coco de Lagoa, as Narrativas Míticas que permeiam essas manifestações e a trajetória do artista-intérprete-criador contemporâneo e interiorano.

Na sexta-feira seguinte (8), data que é celebrado o Dia da Mulher, é a vez do “Projeto Performances de Pole Dance: mulher negra e empoderamento”, com Tayane Tavares, Thamira Reis, Mara Nívea e Loriz Severino. A performance traz o pole dance como crítica aos códigos patriarcais de moralidade e estética. Assim, mulheres que tomam partido e se posicionam para além do estigma social que o pole representa, reconhecendo corpos negros como ponto de partida e elemento performativo de investigação de movimento e composição dramatúrgica, dialogando sobre o lugar da arte na construção de empoderamento e afirmações de territórios de existência e resistência.

No dia 15 (sexta-feira), o espetáculo “Matéria Suspensa” finaliza a programação de dança da 11º MOPI no Centro Dragão do Mar, com participação de Georgia Vitrilis, Sarah Nastroyanni, Breno de Lacerda, Felipe Damasceno, Honório Félix e William Pereira Monte. A performance traz ganchos e microfones de contato habilmente instalados na superfície da pele, tornando-se suportes para a manifestação de números: uma sequência binária que tensiona os limites convencionais da técnica e da poética. A manifestação de um impasse como o cenário propício para a exposição de um problema coletivo.

Artes Visuais

No dia 6 (quarta-feira), às 16h, no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Isadora Ravena apresenta a ação “Prolifera Protocolo Peste”, com a presença de Jota Mombaça. O projeto desvela uma travestilidade indissociável das ecologias do sertão, tais como a procissão, a migração, a terra, a rachadura, os bichos, os chifres, os galhos, o sol e a lua.

No sábado (9), a partir das 9h, em frente ao Cinema do Dragão, Alexia Ferreira, Anderson Morais e Moisés Tremembé apresentam “Mobiliário Nômade”, que reúne obras dos três artistas em uma única exposição. Assim, estão presentes na Mostra “Fazendo arte como não podia fazer quando criança”, de Aléxia Ferreira, propondo um resgate criativo a partir de fases da infância, com a tutoria da multiartista Skarlati Kemblin; o projeto “Cartografias cotidianas de amor e afeto”, de Anderson Morais, com referências da pesquisa desenvolvida pelo artista, além da experimentação de materiais e o compartilhamento das vivências durante os 7 meses de laboratório ao lado da tutora Uyra Sodoma e “Toá, eternizando memórias” desenvolvido pelo artista Moisés Tremembé, sob tutoria de Ziel Karapotó, propondo a reativação e disseminação de uma antiga cultura artística do povo Tremembé.

Cinema

No dia 9 (sábado), a partir das 9h, o Cinema do Dragão sediará o pitching de roteiros do Laboratório de Cinema, com a apresentação dos roteiros cinematográficos desenvolvidos pelos alunos da Porto Iracema, proporcionando uma visão do futuro do cinema por meio das mentes criativas dos integrantes do Lab Cena 15.

Música

O Teatro Dragão do Mar também receberá dois espetáculos musicais. No dia 15 (sexta-feira), às 19h, a banda Procurando Kalu apresenta o show “Dançaremos Furta-Cor com Outros Mundos”, com participação de Gegê Teófilo, Rami Freitas e Felipe Castro e a presença da tutora Karina Buhr. O projeto investiga a linguagem musical friccionada a performance, evocando, numa ótica psicodélica e delirante, canções e performances que emulam Corpos, Memórias e Transmutações de um Sertão-Futuro-Ancestral. Em um contexto híbrido, o processo investiga a utilização de aparatos tecnológicos e de dramaturgias performativas, a fim de estabelecer uma obra inédita entre música, performance e moda.

Já no dia 22 (sexta-feira), às 19h, Jéssica Cisne, Gegê Teófilo e Thamires Coimbra apresentam “Um corpo cheio de som: canções que navegam nas águas do tempo”. Na ocasião, o grupo traz composições de Gegê, com letras que atravessam a consciência como mulher, brasileira e nordestina. A apresentação contará com a participação de Letícia Muniz e a presença da tutora Juliana Linhares.

Teatro

No dia 22 de março (sexta-feira), às 20h, no Teatro Dragão do Mar, acontece a abertura do processo de “Medalha de Ouro”. Desenvolvida pelas artistas Sol Moufer, Larissa Goes e Sara Síntique, a produção pesquisa os arquivos de atrizes cearenses, tendo como poética de criação o teatro documentário. A proposta é inspirada nas experiências cotidianas que atravessam a vida de uma atriz: testes, fracassos, cenas, sonhos e sucessos. São histórias de mulheres vivas, de gerações, pensamentos e classes sociais diversas, que têm em comum a necessidade de “se manterem vivas” enquanto atrizes.

Já no dia 24 (domingo), às 20h, no Teatro Dragão do Mar, Daniele Avila Small apresenta a palestra-performance “O Museu Sem Fim de 1976 – sala 1: uma erótica da crítica”. O espetáculo gira em torno de uma visita guiada a um museu imaginário. Neste museu, encontram-se obras de arte e reflexão crítica criadas por mulheres em 1976, ano de nascimento da artista. Ao falar dessas obras, compartilhando imagens e ideias, ela reflete sobre as mentalidades e os afetos que estavam em pauta em meados dos anos 1970 para mulheres em diferentes contextos.

Encerrando as apresentações teatrais, no dia 27 (quarta-feira), às 19h, na Praça Verde, do Centro Dragão do Mar, Luna(R) Produções Artísticas e NIPA, com Andreia Paris, Gabriel Ângelo, Mestra Lúcia Guerreira e Mestre Tico Barbosa, apresentam “Entremeios Poéticos”. O projeto é uma imersão no território criativo e poético do Reisado São Francisco e das Guerreiras Santa Lúcia a partir das memórias, vivências e processos de transmissão de saberes dos artistas. Conta com a tutoria de Amok Teatro (RJ): Ana Teixeira e Stephane Brodt.

PROGRAMAÇÃO DA 11ª MOPI NO CENTRO DRAGÃO DO MAR

1º de março (sexta-feira)

19h – [Dança] Espetáculo “Dançarinar”, com Joubert Arrais, Dane de Jade e Mestre Valdir, com presença do tutor Helder Vasconcelos (PE)
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre mediante retirada de ingresso 1h antes na bilheteria do Dragão. Duração: 40 min.

20h – [Dança] Projeto “Corpo Sabedor” – Com Thiago Soares, Luana SIlva e Manoel Saldanha
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre mediante retirada de ingresso 1h antes na bilheteria do Dragão. Duração: 40 min. Acessível em Libras.

6 de março (quarta-feira)

16h – [Artes Visuais] “Prolifera Protocolo Peste”, do Projeto “Trava da Peste”, com Isadora Ravena e Jota Mombaça.
No Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE)
Acesso gratuito. Classificação: 18 anos. Duração: 60 min. Acessível em Libras.

8 de março (sexta-feira)

19h – [Dança] Projeto Performance de Pole Dance: “Mulher Negra e Empoderamento”, com Tayane Tavares, Thamira Reis, Mara Nívea e Loriz Severino
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito mediante retirada de ingresso 1h antes na bilheteria do Dragão. Classificação: 12 anos. Duração: 30 min.

9 de março (sábado)

9h – [Cinema] Pitching de Roteiros
No Cinema do Dragão
Acesso gratuito e livre. Acessível em Libras. Livre.

9h – [Artes Visuais] “Mobiliário Nômade”, com Alexia Ferreira, Anderson Morais e Moisés Tremembé
Na frente do Cinema do Dragão
Acesso gratuito e livre.

15 de março (sexta-feira)

19h – [Música] Show “Dançaremos Furta-Cor com Outros Mundos”, do grupo Procurando Kalu, com participação de Gegê Teófilo, Rami Freitas e Felipe Castro e presença da tutora Karina Buhr
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre mediante retirada de ingresso 1h antes na bilheteria do Dragão. Acessível em Libras.

20h – [Dança] “Matéria Suspensa”, com Georgia Vitrilis, Sarah Nastroyanni, Breno de Lacerda, Felipe Damasceno, Honório Félix e William Pereira Monte
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito mediante retirada de ingresso 1h antes na bilheteria do Dragão. Classificação: 18 anos. Duração: 60 min.

22 de março (sexta-feira)

19h – [Música] “Um Corpo Cheio de Som: canções que navegam nas águas do tempo”, de Jessica Cisne, Gegê Teófilo e Thamires Coimbra, com participação de Letícia Muniz e presença da tutora Juliana Linhares
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre mediante retirada de ingresso 1h antes na bilheteria do Dragão.
Duração: 50 min. Acessível em Libras.

20h – [Teatro] Abertura de Processo “Medalha de Ouro” (projeto Ao Cansaço, segue-se o Sonho), com Sol Moufer, Larissa Goes e Sara Síntique. Direção de Andreia Pires e dramaturgia de Sara Síntique e Andreia Pires
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre mediante retirada de ingressos 1h antes na bilheteria física do Dragão. Duração: 40 min. Acessível em Libras.

24 de março (domingo)

20h – [Teatro] Palestra-performance “O Museu Sem Fim de 1976 – sala 1: uma erótica da crítica”, com Daniele Avila Small
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito mediante retirada de ingresso 1h antes na bilheteria do Dragão.
Classificação: 14 anos. Duração: 75 min.

27 de março (quarta-feira)

19h – [Teatro] “Entremeios Poéticos”, de Luna(R) Produções Artísticas e NIPA, com Andreia Paris, Gabriel Ângelo, Mestra Lúcia Guerreira e Mestre Tico Barbosa
Na Praça Verde
Acesso gratuito. Duração: 45 min.

Sobre a MOPI

Em sua 11ª edição, a Mostra Porto Iracema das Artes (MOPI) é uma programação com performances, aberturas de processo, espetáculos, residências artísticas e vivências em Dança, Música, Teatro e Artes Visuais, bem como o pitching de Roteiros, fruto dos projetos desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema das Artes, que este ano será apresentada na própria escola e em outros espaços e equipamentos culturais entre Fortaleza, Sobral e Aldeia Anacé Japuara, em Caucaia, entre eles o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Hub Cultural Porto Dragão, o Theatro José de Alencar e o Cineteatro São Luiz, equipamentos da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o patrocínio master da Solar Coca-Cola.

Serviço: Programação da 11ª MOPI no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Data: De 1º a 27 de março de 2024

Horários diversos

Local: Espaços diversos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Mais informações: (85) 98156-6472

https://www.dragaodomar.org.br/