Nova obra imersiva “Águas do Ceará” abre semana no Museu da Imagem e do Som

27 de fevereiro de 2024 - 12:03 # # #

Divulgação: Águas do Ceará

“Águas do Ceará” é uma obra produzida pela COGERH para a sala imersiva; Ateliê de Criação promove performances; caderno de projetos aborda a Ocupação Carlos Marighella

O Museu da Imagem e do Som promove nesta semana diversas atividades. A partir de quarta-feira (28), a sala imersiva exibirá em determinados horários a obra “Águas do Ceará – entre a seca e a esperança”, realizada pela COGERH (Companhia de Gestão de Recursos Hídricos). Na quinta-feira (29), acontece o evento “Ilhas de Reserva – Partilha Poética de Abertura do Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres”, uma ação do programa Trair o Cistema realizado pelo MIS. Já no sábado (02), será lançado o caderno de projetos participativo para a Ocupação Carlos Marighella. Toda a programação é gratuita. O MIS integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com gestão parceira do Instituto Mirante de Cultura e Arte.

“Águas do Ceará – entre a seca e a esperança”

Realizado pela COGERH (Companhia de Gestão de Recursos Hídricos), “Águas do Ceará –  entre a seca e a esperança” é um filme de 19 minutos que mergulha na relação entre o povo cearense e o recurso mais precioso da região: a água. A obra, que será exibida na sala imersiva do MIS em determinados dias e horários a partir do dia 28 de março, combina elementos de documentário, vídeo institucional e poesia para contar uma história inspiradora sobre a importância da gestão da água da Cogerh como centro da gestão dos recursos hídricos do Estado. Confira os dias e horários de exibição:

  • 28 e 29 de fevereiro: 17h30 às 18h

  • 01 de março: 19h30 às 20h

  • 06 e 07 de março: 17h30 às 18h

  • 08 de março: 19h30 às 20h

  • 13, 14 e 15 de março: 17h30 às 18h

  • 20, 21 e 22 de março: 17h30 às 18h

  • 05 de junho: 17h30 às 18h

Ilhas de Reserva – Partilha Poética de Abertura do Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres

Nesta quinta-feira (29), acontece a performance “Ilhas de Reserva – Partilha Poética de Abertura do Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres”. Trata-se de um primeiro resultado da formação artística que vem sendo realizada pelo Ateliê. A programação acontece de 17h30 às 19h, na praça do MIS. A direção geral é de Ella Monstra, a produção geral é de Mica Macaca, a assistência de produção é de Curimatã Oliveira, a trilha é de Georgia Vitrilis e como performers estão Amorfas, Curimatã Oliveira, Ella Monstra,  Georgia Vitrilis, Hesse Santana, Lipe Maria, Lui Foito, Mica Macaca, Stefany Mendes e Nicotinta.

Voltado exclusivamente para pessoas trans, travestis e não-binárias, o Ateliê de Criação propõe diálogos entre os campos da arte e da tecnologia. Para esta ação, foram selecionadas dez pessoas, por meio de edital público. O processo formativo teve início em novembro do ano passado e seguiu até janeiro de 2024. Está sendo produzida uma obra coletiva que irá estrear em março e será lançada uma publicação digital em abril.

O Ateliê de Criação é promovido pelo programa Trair o Cistema, desenvolvido pelo MIS, e que vem desenvolvendo ações educativas e de difusão tendo como premissa a valorização e o protagonismo de pessoas trans, travestis e não-binárias. O programa propõe um olhar para os pactos ficcionais da cisgeneridade, questionando-os e reinventando o imaginário construído socialmente sobre corpos desviantes das normas de gênero. Ele é conduzido por três pessoas que atuam no museu: a arte educadora Aires e as educadoras Garu e Pirani e rømã.

Lançamento do Caderno de Projetos participativo para a Ocupação Carlos Marighella

A Ocupação Carlos Marighella (OCM), formada por 87 famílias, teve início em 2020 com moradoras do bairro do Mondubim e entorno, que não possuíam condições de custear suas moradias. Após intenso processo de resistência e inúmeras tentativas de remoção a comunidade conquistou outro terreno ao lado da ocupação original que teve lei de desafetação aprovada para fins de moradia pela gestão municipal (Lei Ordinária n° 11.508, de 21 de dezembro de 2020).

A ocupação recebe apoio de diversas assessorias técnicas, e uma das ações foi pensar o espaço do atual terreno, como ele poderia ser organizado e como as casas poderiam ser construídas. Para isto foi realizada uma série de encontros e oficinas de projeto participativo para a elaboração de projeto de loteamento, projeto das unidades habitacionais e projeto do centro comunitário Carlos Marighella. O projeto poderá ser conferido no Caderno de Projetos da Ocupação Carlos Marighella, a ser lançado no dia 02 de março, às 17h, na praça do MIS. O evento contará, entre outras coisas, com apresentação do projeto, falas e depoimentos de moradores, e exibição de fotos da ocupação realizada pelos moradores e fotógrafos parceiros.

Só de brincadeira

Esta é a última semana para conferir no MIS a exposição “Só de brincadeira”, de autoria do artista plástico Dim Brinquedim. A mostra apresenta 13 esculturas lúdicas interativas. Dim Brinquedim, que é referência nacional na arte lúdica, propõe uma nova maneira de ler os objetos de arte, na qual o apreciador ultrapassa a recepção passiva e se torna coautor que dá sentido a obra na dinâmica do brincar. A visitação está aberta até 3 de março (domingo), 24h por dia, durante todos os dias da semana.

SERVIÇO:

MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO CEARÁ

Endereço: Av. Barão de Studart, 410. Meireles.

Funcionamento:

  • Quarta e quinta: 10h às 18h, com acesso às exposições até 17h30.

  • Sexta a domingo: 13h às 20h, com acesso às exposições até 19h30.

Entrada: gratuita.

Acompanhe a programação completa no Instagram: @mis_ceara.

Exibição de “Águas do Ceará – entre a seca e a esperança”

Local: sala imersiva do MIS (andar -2 do Anexo)

Datas:

  • 28 e 29 de fevereiro: 17h30 às 18h

  • 01 de março: 19h30 às 20h

  • 06 e 07 de março: 17h30 às 18h

  • 08 de março: 19h30 às 20h

  • 13, 14 e 15 de março: 17h30 às 18h

  • 20, 21 e 22 de março: 17h30 às 18h

  • 05 de junho: 17h30 às 18h

“Ilhas de Reserva” – Partilha Poética de Abertura do Ateliê de Criação Tecnologias Transvestigêneres

Data: 29 de fevereiro (quinta-feira)

Horário: 17h30 às 19h

Local: praça do MIS

Lançamento do Caderno de Projetos participativo para a Ocupação Carlos Marighella

Data: 02 de março (sábado)

Horário: 17h às 19h

Local: praça do MIS

Exposição “Só de brincadeira”

Data: até 03 de março (domingo)

Horário: aberta 24h, diariamente

Local: praça e jardim do MIS